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Repositório Institucional - UECE
Título:
SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: DESAFIOS ENFRENTADOS POR ASSISTENTES SOCIAIS QUE ATUAM COMO SUPERVISORES ACADÊMICOS E DE CAMPO EM FORTALEZA/CE

Autor(es):
ARAÚJO, MARIA AUXILIADORA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
Esta pesquisa tem como objeto de estudo a supervisão de estágio em Serviço Social, na visão dos sujeitos que trabalham neste processo, no município de Fortaleza/CE, incluindo supervisores acadêmicos, de campo e coordenadores de estágio. Nosso objetivo geral é analisar os desafios enfrentados pelos assistentes sociais que atuam como supervisores, acadêmicos e de campo, e coordenação de estágio, na atual conjuntura de subordinação da educação ao capital. Quanto aos objetivos específicos nossa pretensão está em: identificar as mudanças no ensino superior brasileiro a partir da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), e seus impactos na supervisão de estágio em Serviço Social; compreender os limites e possibilidades do projeto ético-político profissional na supervisão de estágio em Serviço Social; e averiguar a influência da legislação sobre o estágio supervisionado para a atuação dos supervisores acadêmicos, de campo, e coordenadores de estágio, de duas unidades de ensino, uma pública e outra privada. Destacamos que os supervisores de campo estão exercendo suas funções em áreas e campos socio-ocupacionais diversos. Quanto à metodologia, seguimos o percurso metodológico pautado pela revisão bibliográfica; apreciação documental; análise de legislação. Trabalhamos com a aplicação de questionários e realização de entrevistas. Os dados aqui apresentados procuram retratar com o máximo de fidelidade o real, considerando serem os depoimentos fundamentais para a compreensão dos significados conferidos pelos entrevistados ao debate sobre o tema pesquisado. A propósito dos resultados da pesquisa, verificamos que os sujeitos do processo de supervisão apontam limites estruturais e conjunturais que acarretam as mais diversas consequências. Os profissionais convivem com a falta de condições éticas e técnicas de trabalho, número excessivo de alunos por supervisor acadêmico, ausência recursos materiais, a exemplo da falta de transporte, dificuldades para realizar visitas, carência de capacitação, fragilidade na comunicação entre os sujeitos, sobrecarga de trabalho, ausência da unidade de ensino no campo, dentre outros. Destaca-se a inserção dos alunos em campo de estágio como uma grande dificuldade citada pelos supervisores acadêmicos e coordenações de estágio. Concluímos que a defesa do projeto ético-político profissional é o grande desafio no campo da supervisão de estágio em Serviço Social. Palavras-chave: Ensino Superior; Serviço Social; Estágio Supervisionado; Formação Profissional.

Abstract:
This research aims to study the probation supervision in Social Work, in the view of individuals working in this process, in Fortaleza / CE, including academic supervisors, coordinators and field internship. Our overall objective is to analyze the challenges faced by social workers who act as supervisors, academics and field, and coordination of internship in the current situation of subordination of education to capital. With specific goals is our intention : to identify the changes in Brazilian higher education from the new Law of Guidelines and Bases of National Education (1996 ), and its impacts on probation supervision in Social Work; understand the limits and possibilities of the Project ethical-political professional in probation supervision in Social Work , and assess the influence of legislation on supervised training for the performance of academic supervisors, field engineers and stage two teaching units, one public and one private . We emphasize that the field supervisors are exercising their functions in different areas and socio - occupational fields. Regarding the methodology, we follow the methodological approach guided by literature review, document assessment, analysis of legislation. We work with the use of questionnaires and interviews. The data presented here seek to portray with maximum fidelity real, considering they are testimonials to the fundamental understanding of the meanings conferred by respondents to the discussion on the topic searched. The purpose of the research results, we find that the subject of the surveillance process indicate structural and economic limits that cause the most diverse consequences. Professionals live with the lack of technical and ethical working conditions, excessive number of students per academic supervisor , lack of transportation, difficulties in carrying out visits , lack of training , weak communication between subjects , work overload , lack of education unit in the field , among others . Noteworthy is the inclusion of students in an internship as a major difficulty cited by academic supervisors and coordinators internship. We conclude that the defense of professional ethical-political project is the major challenge in the field of probation supervision in social work. Keywords: Higher Education; Social Service; Supervised Internship; Vocational Training.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ARAÚJO, MARIA AUXILIADORA DE. SUPERVISÃO DE ESTÁGIO: DESAFIOS ENFRENTADOS POR ASSISTENTES SOCIAIS QUE ATUAM COMO SUPERVISORES ACADÊMICOS E DE CAMPO EM FORTALEZA/CE. 2013. 202 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

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