Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TICs E A DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO ESTADUAL: ENTRAVES E GANHOS.

Autor(es):
BESERRA, ROSE ALVES DE MOURA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
Este estudo apresenta as investigações acerca dos usos das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs realizados pelos professores da educação básica pública estadual de nível médio dos municípios de Limoeiro do Norte e Palhano. Teve como objetivo geral investigar de que forma as TICs estão presentes na prática pedagógica do professor da educação básica pública. Como objetivos específicos: apresentar as políticas públicas para o uso das TICs no Mercosul, especialmente no Brasil; verificar e descrever como as TICs são usadas pelos professores de Língua Portuguesa; elencar os principais recursos utilizados pelos professores, dificuldades e ganhos. A pesquisa foi realizada em dois momentos: primeiro bibliográfico, apresentando as contribuições dos teóricos sobre educação, uso das TICs, políticas públicas para TICs nos países do Mercosul, PNE brasileiro e atividade docente. Para esse momento nos amparamos em autores como Moran (2004, 2006 e 2009); Kenski (2003 e 2012); Tardif (2014); Nunes (2013 e 2014); Dussel (2014); Ros (2014), dentre outros. No segundo momento a pesquisa deu-se em campo: foram observadas, respectivamente, cinco aulas de duas professoras, uma de Palhano e outra de Limoeiro do Norte. Além das observações, uma entrevista semiestruturada foi aplicada com algumas perguntas sobre o uso das TICs no planejamento e execução das aulas, os recursos disponíveis e utilizados pelos professores na escola, formação para uso das tecnologias, dificuldades e ganhos na inserção das TICs na prática pedagógica docente. Concluímos que as políticas públicas para TICs no Mercosul foram ampliadas nos últimos anos na intenção de equipar as escolas com os recursos e formar os docentes para esses usos mas, que ainda são iniciativas insuficientes diante do tamanho da demanda, principalmente no Brasil; apontamos que os professores fazem sim uso das TICs tanto no planejamento como na execução das suas aulas, embora nunca tenham recebido formação específica para isso. Em relação aos recursos das escolas, conclui-se que são limitados e em boa parte sucateados. Dentre as dificuldades elencadas pelos professores, estão os poucos recursos da escola e a ausência de formação. Os ganhos apontados com o uso das TICs foram aumento de atenção, interação e aprendizado dos alunos.
Palavras-chave: Educação básica pública. Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs. Prática Docente.

Abstract:
Este estudio presenta las investigaciones acerca de los usos de las Tecnologías de la Información y Comunicación - TIC realizados por los profesores de la educación básica pública estadual de nivel medio de los municipios de Limoeiro do Norte y Palhano. En la práctica pedagógica del profesor de la educación básica pública tuvo como objetivo general investigar de qué forma las TIC están presentes en la práctica pedagógica del profesor de la educación básica pública. Como objetivos específicos: presentar las políticas públicas para el uso de las TICs en el Mercosur, especialmente en Brasil; Verificar y describir cómo las TIC son utilizadas por los profesores de Lengua Portuguesa; En el que se incluyen los principales recursos utilizados por los profesores, las dificultades y las ganancias. La investigación se realizó en dos momentos: primero bibliográfico, presentando las contribuciones de los teóricos sobre educación, uso de las TIC, políticas públicas para TICs en los países del Mercosur, PNE brasileño y actividad docente. Para ese momento nos amparamos en autores como Moran (2004, 2006 y 2009); Kenski (2003 y 2012); Tardif (2014); Nunes (2013 y 2014); Dussel (2014); (2014), entre otros. En el segundo momento la investigación se dio en el campo: se observaron, respectivamente, cinco clases de dos profesoras, una de Palhano y otra de Limoeiro do Norte. Además de las observaciones, una entrevista semiestructurada fue aplicada con algunas preguntas sobre el uso de las TICs en la planificación y ejecución de las clases, los recursos disponibles y utilizados por los profesores en la escuela, formación para uso de las tecnologías, dificultades y ganancias en la inserción de las TIC en la práctica pedagógica Docente. Concluimos que las políticas públicas para TICs en el Mercosur fueron ampliadas en los últimos años con la intención de equipar las escuelas con los recursos y formar a los docentes para esos usos pero que todavía son iniciativas insuficientes ante el tamaño de la demanda, principalmente en Brasil; Que los profesores hacen uso de las TIC tanto en la planificación y en la ejecución de sus clases, aunque nunca hayan recibido formación específica para ello. En cuanto a los recursos de las escuelas, se concluye que son limitados y en buena parte chatarra. Entre las dificultades enumeradas por los profesores, están los pocos recursos de la escuela y la ausencia de formación. Las ganancias apuntadas con el uso de las TICs fueron aumento de atención, interacción y aprendizaje de los alumnos.
Palabras clave: Educación básica pública. Tecnologías de la información y la comunicación - TICs. Práctica Docente.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
BESERRA, ROSE ALVES DE MOURA. AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TICs E A DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO ESTADUAL: ENTRAVES E GANHOS.. 2017. 99 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1