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Repositório Institucional - UECE
Título:
EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR E SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA NO ESPAÇO HOSPITALAR

Autor(es):
RABELO, FRANCY SOUSA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
A presente pesquisa trata de um estudo sobre a educação não escolar na formação inicial do pedagogo com ênfase no atendimento escolar hospitalar como pressuposto do direito à educação da criança hospitalizada. Analisam-se os saberes docentes constituídos nesta relação através da experiência desenvolvida pelo projeto de extensão Estudar, uma ação saudável: construindo uma pedagogia hospitalar no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão. Para atingir tal objetivo analisaram-se as tensões, limitações e possibilidades na realização de experiências educacionais não escolares no hospital, compreenderam-se quais saberes foram constituídos por bolsistas e voluntárias no cotidiano da prática docente em espaço hospitalar e discutiram-se as possíveis contribuições da experiência da educação não escolar no espaço hospitalar para a construção de saberes necessários ao exercício docente do pedagogo. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, que opta pelo estudo de caso único como método de pesquisa a partir do cruzamento de dados da entrevista semiestruturada, dos documentos referentes ao projeto pedagógico do Curso de Pedagogia, dos relatórios e das monografias sobre o projeto de extensão, objeto deste estudo. Os sujeitos da pesquisa foram escolhidos por critérios, dos quais se delimitou a participação no referido projeto de extensão como bolsista ou voluntário, ser egresso do Curso de Pedagogia da UFMA, ter apresentado monografia ou trabalho científico acerca de temática que envolveu o projeto e estarem atuando em sala de aula regular. Utilizou-se para o processamento das informações, a categorização analítica com suporte no Software QSR Nvivo 10, um programa de análise qualitativa de dados. Os dados organizaram-se em três categorias: a educação não escolar no hospital, formação inicial do pedagogo e saberes docentes. Os resultados confirmaram que a formação inicial do pedagogo ancorada na educação não escolar pela extensão universitária contribui na produção de saberes voltados à humanização e à sensibilidade, além de todos os saberes da formação profissional necessários ao futuro pedagogo para o exercício docente, bem como demonstra que os saberes e práticas experienciados no hospital promovem um perfil docente humanizado com atenção profícua à criança hospitalizada, o que provoca, pela pesquisa, uma nova configuração curricular do curso de pedagogia, no que tange a novos campos de atuação do pedagogo em espaços não escolares, com o fim de abarcar a educação inclusiva.
Palavras-Chave: Educação Não Escolar. Formação inicial do pedagogo. Saberes Docentes. Atendimento Escolar Hospitalar.

Abstract:
This present research is a study about the experience of a non education learning in the initial training of a pedagogue with emphasis on educational services at hospitals, presupposing the rights of hospitalized children. The discussions involve the educators knowledge constituted in this relationship through the experience developed by the extension project ―Studying a healthy action‖: building a teaching hospital at the University Hospital of the Federal University of Maranhão. To achieve this goal the tensions were analyzed, as well as the limitations and possibilities of creating a non education learning experience in hospitals to understand what knowledge was acquired by scholarship student and volunteers in everyday teaching practice in a hospital setting, when discussing the possible contributions of the non education learning experiencein such environment for the development of important knowledge of pedagogues. This is a descriptive qualitative study, which chose a single case study as the research method, initiated from the data crossing of a semistructured interview, from the documents relating to the pedagogical project of the Pedagogy Course, and from the reports and monographs about the extension project object of this study. The subjects were chosen considering any ofthe criteria: be a participant of that extension project as a scholarship student, avolunteer, a graduate from the course of Pedagogy of UFMA, have presented scientific paper or monograph about themes involving the project and also be a regular classroom participant. Analytical categorization with Software QSR Nvivo 10 support was used for information processing, a qualitative data analysis program. The data was organized into three categories: the non education learning in the hospital, the initial pedagogue training, and teaching knowledge. The results confirm that the initial formation of a pedagogue anchored by the non education learning through a university extension contributes to the production of knowledge aimed at humanity and sensibility, besides all the knowledge of professional training needed for the future pedagogue, and one‘s teaching role. It was understood that the knowledge and practices experienced in the hospital are in favor of a humanized teaching profile with primary attention to the hospitalized children, which enables a new curriculum configuration of pedagogy course, which touches new fields of pedagogical activity in non educational sites, in order to cover the inclusive education.
Keywords: Non education learning. Initial training of a pedagogue. Educational knowledge. Education at Hospitals.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
RABELO, FRANCY SOUSA. EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR E SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA NO ESPAÇO HOSPITALAR. 2014. 184 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

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