Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ENSINO COLETIVO DE VIOLÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE PRÁTICAS DOCENTES NA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO ANDRADE TEÓFILO GIRÃO

Autor(es):
MORENO, JOÃO PAULO ROCHA FAÇANHA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
O violão, apesar de ser, em algum momento de sua história, associado com a malandragem, é sem dúvidas um instrumento bastante difundido em todos os cenários possíveis, sejam estes urbanos ou rurais. Aproveitando-se desta popularidade, esta pesquisa traz o violão presente na escola. Por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), aderido pelo Curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Ceará em 2014, foi possível estabelecer a comunicação entre o ensino de violão e a aprendizagem de música de alunos de uma escola pública de Ensino Regular do Município de Fortaleza, a EMEIF Francisco Andrade Teófilo Girão, laboratório desta pesquisa. Este relato se inicia com uma abrangente pesquisa histórica que visa contextualizar o violão moderno como instrumento, não só de concertos ou acompanhamentos populares, mas também como intérprete de práticas educativas proporcionadas pelo ECIM (Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais) e se desenvolve a partir da análise do registro de aulas da oficina de violão, desenvolvida por docentes-bolsistas do PIBID/UECE/MÚSICA, na escola/laboratório no ano de 2015. Como arcabouço para acolher relatos de alunos destas oficinas, faz-se o uso de análises qualitativas fundamentadas em Swanwick (1994), Vigtoski (2007), Tourinho (2006) e Cruvinel (2006), dentre outros pesquisadores importantes na área.
Palavras-chave: Violão. Ensino Coletivo. PIBID.

Abstract:
Despite being, in a moment of its history, associated with trickery, the guitar is indeed a very widespread instrument in every scenario, which could be urban or rural. Taking advantage of this popularity, this research brings the guitar present in the school. Through of Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), which one the Universidade Estadual do Ceará (UECE) joined in 2009 and the Course of Music only joined it five years later, it means, in 2014, it was possible to establish the communication between the guitar and the school which works as a lab to this current research, the EMEIF Francisco Andrade Teófilo Girão. This inquiry starts with an embracing historical research that aims to contextualize the modern guitar as an instrument, not only usual at concerts or popular accompaniments, but also as an interpreter of educational practice. Provided by ECIM (Musical Instrument Collective Teaching) and the records of class during the guitar’s workshops of the EMEIF Francisco Andrade Teófilo Girão in the year 2015 where the teachers were PIBID’s fellow. As an outline to welcome the reports of these workshops, it makes necessary the use of qualitative analysis based on Swanwick (1994), Vigtoski (2007), Tourinho (2007) e Cruvinel (2006).
Key-words: Guitar. Collective Teaching. PIBID.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
MORENO, JOÃO PAULO ROCHA FAÇANHA. ENSINO COLETIVO DE VIOLÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE PRÁTICAS DOCENTES NA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO ANDRADE TEÓFILO GIRÃO. 2017. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2017) – Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 24 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1