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Repositório Institucional - UECE
Título:
DESENVOLVIMENTO E TESTES DE UM MEDIDOR DE VELOCIDADE DE GASES EM DUTOS

Autor(es):
RIBEIRO, ALBERTO JORGE CORREIA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
A poluição atmosférica é um problema preocupante na sociedade atual. O monitoramento da qualidade do ar usufruído por pessoas e animais é parte crucial na busca por formas de controle de poluição. Dentre as fontes poluidoras, as emissões veiculares constituem uma importante fonte de poluentes gasosos, principalmente nos grandes centros urbanos cujo conhecimento do volume de poluentes gasosos despejados na atmosfera por esta fonte é fundamental para perpetrar ações de controle ambiental. No entanto, quantificar a vazão dos gases de exaustão em veículos não é uma tarefa fácil a ser realizada, uma vez que o ambiente alvo da medição é muito sensível e requer instrumentação de ação não intrusiva. Nesse contexto, faz-se necessário a busca por novas tecnologias para quantificação da emissão de poluentes oriundos dessa fonte. O objetivo desse trabalho foi desenvolver e testar um Medidor Ultrassônico por tempo de trânsito, para determinação, em tempo real, da velocidade dos gases de exaustão em veículos de ciclo Otto, e por artifício matemático, determinar a vazão. O Medidor é composto por um Módulo de Leitura Ultrassônico (MLU), uma Unidade de Controle e Aquisição de Dados (UCAD) e Unidade de Reprocessamento (UR). Os testes foram conduzidos tomando como base a Norma Brasileira NBR 15855/2010, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O Túnel de Vento instalado nas dependências do Laboratório de Ensaios Aerodinâmicos (LeA), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), foi o local eleito para realização dos ensaios. Os resultados mostraram que o medidor apresentou bom potencial de desempenho, segundo requisitos da Norma, com erro percentual da ordem de e repetitividade entre e para leituras de velocidades entre ⁄. Em resumo, o Medidor deve ser compreendido como uma ferramenta tecnológica ainda em desenvolvimento nos laboratórios do Curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas da Universidade Estadual do Ceará. Quando concluído contemplará aplicação impar no mercado mundial, pois tecnologias de medição ultrassônicas voltadas para leitura de gases de exaustão de veículos são raras.
Palavras-chave: Poluição atmosférica. Emissões veiculares. Ciclo Otto. Medidor ultrassônico. Túnel de vento.

Abstract:
Air pollution is a problem of concern in society today. The monitoring of air quality enjoyed by people and animals is crucial in the search for forms of pollution control. One of the polluting sources vehicular emissions constitute an important source of gaseous pollutants, particularly in large urban centres whose knowledge of the volume of gaseous pollutants dumped into the atmosphere by this source is critical to perpetrating environmental control actions. However, quantify the flow of exhaust gases in vehicles is not an easy task to be performed, since the target environment of measurement is very sensitive and requires action non-intrusive instrumentation. In this context, it is necessary to search for new technologies for quantification of emissions from this source. The objective of this work was the development and testing of an Ultrasonic Meter for transit time, to determine, in real time, the speed of vehicle exhaust of Otto cycle, and by mathematical artifice, determine the flow rate. The Ultrasonic Meter consists of an Ultrasonic Reading Module (URM), a Data Acquisition and Control Unit (DACU) and Reprocessing Unit (RU). The tests were conducted based on the Brazilian Standard NBR 15855/2010, of the Brazilian Association of Technical Standards (ABNT). The wind tunnel installed on the premises of the Aerodynamic testing laboratory (LeA) of the State University of Ceará (UECE), was the site chosen for conducting the tests. The results showed that the meter showed good performance potential, according to requirements of standard, with percentage error of the order of 5% and repeatability between 0.2% and 0.4% for readings of speeds between 0 and 16 m ⁄ s. In summary, the meter must be understood as a technological tool still under development in the laboratories of the Academic Master's degree course in Applied physical sciences of the State University of Ceará. When completed, will provide unique application on the world market, because ultrasonic measurement technologies geared for reading vehicle exhaust are rare.
Keywords: Air pollution. Vehicular emissions. Otto cycle. Ultrasonic meter. Wind Tunnel.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
RIBEIRO, ALBERTO JORGE CORREIA. DESENVOLVIMENTO E TESTES DE UM MEDIDOR DE VELOCIDADE DE GASES EM DUTOS. 2018. 125 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 8 de maio de 2024

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