Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autor(es):
LIMA, SAMANTHA MACEDO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
Nossa pesquisa, sob o título Educação de Jovens e Adultos: um estudo à luz da
psicologia histórico-cultural, teve como objeto analisar a Educação de Jovens e Adultos
sob a perspectiva da centralidade do trabalho na aprendizagem e no desenvolvimento
dos sujeitos. Para tanto, consideramos fundamental apreender a determinação da
categoria trabalho, seja enquanto práxis seja enquanto trabalho alienado, na constituição
do psiquismo e na aprendizagem do trabalhador, tendo em vista que o adulto possuidor
de cultura tem plenas capacidades de apreender e realizar abstrações que não estejam,
necessariamente, vinculadas à sua atividade prática. Entretanto, a atual conjuntura das
políticas educacionais voltadas para modalidade de ensino de adultos não orienta a
instrução formal para que esses alunos-trabalhadores possam desenvolver suas
potencialidades inteiramente. Portanto, a análise das políticas da EJA possibilitou o
entendimento de que a Educação de Adultos é um dos fenômenos que manifesta uma
formação limitada e restrita à esfera do cotidiano, para grande parte da população. Tal
fenômeno se constitui em uma sociedade fundamentada na propriedade privada dos
meios de produção. Nesse contexto, a EJA é amplamente incorporada à subordinação e
reprodução do capital, que aprofunda o esvaziamento do ensino escolar, enaltece o
pragmatismo dos conhecimentos disponibilizados nesta modalidade de ensino e torna
mais precária a formação escolar do trabalhador. Nosso estudo toma como referencial
teórico o legado da ontologia marxiano-lukácsiana e da Psicologia Histórico-Cultural
para compreensão do homem e sua relação com a totalidade social. Assim, a teoria
marxiano-lukácsiana nos permitiu compreender o trabalho enquanto categoria fundante
do ser social, pois é através do trabalho que o homem pode produzir sua existência. Por
meio da transformação da natureza pelo ato de trabalho, os homens puderam se
apropriar dos elementos da natureza e, assim, transformá-la para que pudessem atender
às suas necessidades. A educação, enquanto complexo fundado no trabalho, assume a
função mediadora entre o homem e sua intervenção na natureza, cuja intencionalidade
está em deixar para a posteridade os conhecimentos, os valores e as habilidades
desenvolvidos ao longo da história. Concluímos que o legado da Psicologia Histórico-
Cultural nos ajudou a entender a formação dos processos cognitivos para a educação de
adultos, na medida em que esclarece, a partir dos fundamentos do materialismo
histórico-dialético, que as propriedades e particularidades do psiquismo são
1
determinadas pelas relações objetivas do homem com a realidade, relações estas que
têm como origem a atividade vital humana; o trabalho. Esta concepção permite a
explicação e exemplificação da essência social e histórica do psiquismo humano, assim
como ter o entendimento de como o atraso cultural e o analfabetismo implicam no
desenvolvimento de psiquismo elementar e, consequentemente, na
limitação/empobrecimento da aquisição de funções superiores.
Palavras-chave: Formação Humana. Trabalho. Capital. Psicologia Histórico-Cultural.
Educação de Jovens e Adultos.

Abstract:
Our research, which has as tittle Teenagers and Adults’ Education: a study enlightened
by the historic-cultural psychology, had the aim of analyzing the teenagers and adults’
education under the perspective of the labor’s centrality to the learning and the
development of the individuals. For this, we consider essential comprehending the
determination of the category labor, as praxis or as alienated work, for the constitution
of psychism and for the worker’s learning, considering that the adult who has had
access to the human culture has ample capacities of learning and making abstractions
that are not necessarily linked to his daily activity. However, the current conjuncture of
the educational policies which are related to the adults’ teaching modality does not
guide to a formal education to allow these students-workers to develop their
potentialities completely. Therefore, the analysis of EJA policies has made possible the
understanding that the Adults’ Education is one of the phenomena that express a limited
formation, which is restricted to the quotidian sphere, to a large part of the population.
This phenomenon is constituted at a society founded on the private property of the
production resources. In this context, EJA is largely incorporated to the subordination
and reproduction of capital, that deepens the deflation of scholar teaching, as well as
enhances the pragmatism of the knowledge which is available at this teaching modality
and makes more precarious the workers’ scholar formation. Our study takes as
theoretical referential the legacy of Marxian-lukacsian ontology as well as the Historiccultural
Psychology legacy, to the comprehension of the human being and his relation
with the social totality. Thereby, the Marxian-lukacsian theory has allowed us to
understand the labor as the category which founds the social being, because through the
labor men can produce their existence. Via the transformation of the nature by the labor
act, man could appropriate the nature’s elements and, then, convert it towards to attend
their necessities. The education, as a complex founded on labor, assumes the function of
mediation between men and their intervention at the nature, having as intention to leave
for the future the knowledge, the values and the habilities which have been developed
throughout the history. We concluded that the legacy of the Historic-cultural
Psychology has helped us to understand the formation of the cognitive processes to the
adults’ education, insofar as elucidates, from the base of the historic-dialectic
materialism, that the properties and the particularities of psychism are determined by the
objective relations of men with the reality. These relations have as origin the human
3
vital activity; the labor. This conception allows the explanation and the exemplification
of the social and historic essence of human psychism, as well as it allows the
understanding of how the cultural delay and the illiteracy contribute negatively to the
development of the elementary psychism and, as consequence, contribute to the
limitation/impoverishment of the acquirement of superior functions.
Keywords: Human Formation. Labor. Capital. Historic-Cultural Psychology. Teenagers
and Adults’ Education.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
LIMA, SAMANTHA MACEDO. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2014. 100 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1