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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ANÁLISE DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM: a perspectiva de língua(gem) e de ensino em vídeos educacionais de Língua Portuguesa

Autor(es):
GARCIA, SAULO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
O uso das mídias digitais na educação configura-se uma realidade na
sociedade contemporânea. Esse fato provocou o surgimento de recursos de
ensino, como os Objetos de Aprendizagem, que são materiais didáticos digitais
em diferentes mídias (áudio, vídeo, software, simulação, entre outros) que
podem ser usados como material complementar ao ensino em diversas
disciplinas. Nesta pesquisa, tratamos justamente Objetos de Aprendizagem em
forma de vídeo destinados ao ensino da Língua Portuguesa. Nosso objetivo
primeiro constitui-se em discutir, sob a perspectiva teórica sociointeracionista, a
adequação desses recursos didáticos ao ensino de Língua Portuguesa, a partir
das concepções de língua(gem) e tipo de ensino subjacentes a eles. Além
disso, analisamos também se há convergência entre a proposta didática dos
OAs e o que determinam diretrizes para o ensino de Língua Portuguesa, como
os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O corpus da pesquisa é
composto de dois objetos em forma de vídeo, que apresentam como conteúdo
principal um dos conteúdos presentes nas propostas curriculares da educação
básica: a variação linguística. Os dois vídeos destinam-se ao ensino da Língua
Portuguesa, no Ensino Médio, e estão depositados no Banco Internacional de
Objetos Educacionais - BIOE. A análise feita foi descritiva de caráter
exploratório e os resultados encontrados revelaram que há diferentes
concepções de língua(gem) e tipos de ensino nos Objetos de Aprendizagem
depositados no mesmo repositório e que há divergência entre o que
preconizam os PCNs e o que é proposto nos objetos. Da análise dos dados,
também surgiram outros resultados que, embora não pensados nos objetivos,
são relevantes para a pesquisa: o repositório analisado, o BIOE – que é um
repositório coordenado pelo Ministério da Educação - MEC e com apoio de
várias instituições de ensino superior federais –, permite que perspectivas
inadequadas de ensino de língua e o preconceito linguístico sejam veiculados
nos Objetos nele depositados. Constata-se, assim, um paradoxo entre as
diretrizes de ensino e os recursos didáticos digitais disponibilizados pelo
próprio MEC para os docentes.
Palavras-chave: Tecnologias digitais. Ensino-aprendizagem de Língua
Portuguesa. Concepção de língua(gem). Material didático. Objetos de
aprendizagem em vídeos.

Abstract:
The use of digital media in education is a reality in contemporary society. This
led to the emergence of learning resources such as Learning Objects, which are
digital learning materials in different media (audio, video, software, simulation,
etc.) that can be used as supplementary materials for teaching across
disciplines. In this research, we deal with Learning Objects such as videos
related to the teaching of Portuguese. Our first goal is to discuss, under the
social interactionism theoretical perspective, the adequacy of these didactic
teaching of Portuguese language resources, from the conceptions of the
language and type of underlying teaching them. Furthermore, we analyze
whether there are convergence between the didactic proposal of the Learning
Objects and determining guidelines for the teaching of Portuguese as the
National Curricular Parameters (NCP). The research corpus is composed by
two objects presented in video, which have the main content of the studied
contents: linguistic variation. Both of the videos are designed for the teaching of
Portuguese language in high school, and they are deposited in the International
Database of Educational Objects. A descriptive and exploratory analysis was
conducted and the results showed that there are different conceptions of
language and types of education in the learning objects deposited in the same
repository and there is divergence between what is showed at NCPs and what
is proposed in the Learning Objects. Analyzing the data, other results also
emerged that although they weren’t imagined as objectives, they are really
relevant to the research: the repository analysis, the BIOE – which is
coordinated by the Ministry of Education - MEC and the support from several
federal institutions – allows prospects in adequate language teaching and
linguistic prejudices conveyed in the objects deposited in it. So it seems a
paradox between the guidelines of teaching and digital learning resources
provided by MEC to its professors.
Keywords: Digital technologies. Teaching and learning Portuguese. Conception
of language. Courseware. Learning objects in videos.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
GARCIA, SAULO. ANÁLISE DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM: a perspectiva de língua(gem) e de ensino em vídeos educacionais de Língua Portuguesa. 2014. 147 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2024

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