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Repositório Institucional - UECE
Título:
“NÃO DERAM FACULDADE PRA EU ME FORMAR DOUTOR ENTÃO A RUA ME TRANSFORMOU NO DEMÔNIO RIMADOR”: A ATUAÇÃO INTELECTUAL DOS RAPPERS DO FACÇÃO CENTRAL ENTRE O DISCURSO PEDAGÓGICO E A APOLOGIA AO CRIME (1995-2001)

Autor(es):
SOLEDADE, ALISSON CRUZ

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
A dissertação aqui apresentada se propõe a analisar e compreender como a atuação dos rappers Eduardo e Dum Dum do grupo Facção Central (FC) se viu dividida entre a projeção instrutiva e explicativa acerca da sociedade brasileira entre 1995 e 2001 e a polêmica acusação de que eles haviam cometido o delito de incitação ao crime no videoclipe “Isso aqui é uma guerra”. Assim, fruto de intensos debates sobre o fazer historiográfico, da ampliação da noção de documento e da inserção de novos objetos e metodologias pela história cultural, diversos tipos de fontes foram selecionados para o desenvolvimento do trabalho como as fontes fonográficas, hemerográficas, audiovisuais e orais. Desta maneira, houve o aprofundamento das análises a partir do diálogo com outros campos do conhecimento, sobretudo com a linguística e a sociologia nas suas indicações acerca da relação entre o discurso e as imagens de si. Foi possível identificar, então, a recorrência de um teor pedagógico nas suas atuações através da aglutinação entre o dito nas canções e o exibido no gerenciamento das imagens de si nas narrativas e nos seus diversos contatos com os meios de comunicação. Essa atuação, que buscou através da canção expor modelos instrutivos de comportamento e compreensão de aspectos da sociedade, foi compreendida aqui como intelectual por apresentar intenções evidentes de interferir na forma como a juventude era representada nos meios de comunicação, nas maneiras como os indivíduos, caracterizados por eles como periféricos, deveriam se comportar frente às vicissitudes da vida na periferia e de que modo a criminalidade estava associada com as desigualdades sociais. Todavia, percebeu-se também que, apesar dessa recorrência, outros atores históricos decodificaram essa atuação de forma completamente oposta ao projetado pelos rappers. O Promotor Carlos Cardoso foi o personagem responsável pelo pedido de proibição da veiculação do videoclipe e da abertura de inquérito para investigação da acusação de que o FC havia infringido o artigo 286 do Código Penal brasileiro. Ele buscou, também, consolidar o tipo de decodificação que havia realizado do videoclipe nos meios de comunicação. Assim, foram analisadas as investidas do promotor para consolidar sua compreensão do audiovisual, bem como as tentativas dos integrantes do FC para contrapor a acusação, a exemplo da incorporação do enunciado “Apologia ao crime” no disco “A Marcha fúnebre prossegue” (2001) dando um significado oposto ao empregado pelo promotor. Deste modo, foi possível compreender um tipo de atuação intelectual através da arte que não estava presa apenas ao universo do palco.
Palavras-chave: Atuação Intelectual. Discurso. Imagem de si. Decodificação.

Abstract:
La disertación aquí presentada se propone analizar y comprender como la actuación de los rappers Eduardo y Dum Dum del grupo Facção Central (FC) se ha visto dividida entre la proyección instructiva y explicativa acerca de la sociedad brasileña entre 1995 y 2001 y la polémica acusación de que ellos habían cometido el delito de incitación al crimen en el videoclip "Isso aquí é uma guerra”. Así, fruto de intensos debates sobre el hacer historiográfico, de la ampliación de la noción de documento y de la inserción de nuevos objetos y metodologías por la historia cultural, muchos tipos de fuentes fueron seleccionados para el desarrollo del trabajo como las fuentes fonográficas, hemerográficas, audiovisuales y orales. De esta manera, hubo la profundización de los análisis a partir del diálogo con otros campos del conocimiento, sobre todo con la lingüística y la sociología en sus indicaciones acerca de la relación entre el discurso y las imágenes de sí. Fue posible identificar, entonces, la recurrencia de un contenido pedagógico en sus actuaciones a través de la aglutinación entre lo dicho en las canciones y el exhibido en el manejo de las imágenes de sí en las narrativas y en sus diversos contactos con los medios de comunicación. Esta actuación, que buscó a través de la canción exponer modelos instructivos de comportamiento y comprensión de aspectos de la sociedad, fue comprendida aquí como intelectual por presentar intenciones evidentes de interferir en la forma como la juventud era representada en los medios de comunicación, en las maneras como los individuos, caracterizados por ellos como periféricos, deberían comportarse frente a las vicisitudes de la vida en la periferia y de qué modo la criminalidad estaba asociada con las desigualdades sociales. Sin embargo, se percibió también que, a pesar de esa recurrencia, otros actores históricos decodificaron esa actuación de forma completamente opuesta al proyectado por los rappers. El Fiscal Carlos Cardoso fue el personaje responsable por el pedido de prohibición de la transmisión del videoclip y de la apertura de la investigación para averiguar la acusación de que el FC había infringido el artículo 286 del Código Penal brasileño. Él buscó, también, consolidar el tipo de decodificación que había realizado del clip en los medios de comunicación. Así, fueron analizadas las investiduras del promotor para consolidar su comprensión del audiovisual, así como los intentos de los integrantes del FC para contraponer la acusación, a ejemplo de la incorporación del enunciado "Apología al crimen" en el disco "A marcha fúnebre prossegue" (2001) dando un significado opuesto al empleado por el promotor. De este modo, fue posible comprender un tipo de actuación intelectual a través del arte que no estaba detenida sólo al universo del escenario.
Palabras-clave: Actuación Intelectual. Discurso. Imagen de sí. Decodificación.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SOLEDADE, ALISSON CRUZ. “NÃO DERAM FACULDADE PRA EU ME FORMAR DOUTOR ENTÃO A RUA ME TRANSFORMOU NO DEMÔNIO RIMADOR”: A ATUAÇÃO INTELECTUAL DOS RAPPERS DO FACÇÃO CENTRAL ENTRE O DISCURSO PEDAGÓGICO E A APOLOGIA AO CRIME (1995-2001). 2017. 175 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

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