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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
GRUPO INDEPENDENTE DE TEATRO AMADOR (GRITA): RESISTÊNCIA CULTURAL E APROPRIAÇÃO ARTÍSTICA NO ESPAÇO DE FORTALEZA (1973 – 1985)

Autor(es):
MOREIRA, THAÍS PAZ DE OLIVEIRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
A pesquisa ora apresentada analisa o Grupo Independente de Teatro Amador - GRITA
- no contexto da Ditadura Militar, em Fortaleza. O estudo apresenta o processo de
formação do grupo, sua trajetória, espetáculos e formas de resistência no contexto de
cerceamento das liberdades. Nosso recorte está compreendido entre 1973, ano de
surgimento do coletivo, até 1985, quando se inicia o processo de abertura política.
Portanto, buscou-se compreender quais foram as táticas de resistência cultural do
Grita, bem como suas estratégias de apropriação espacial e cultural da cidade. A
movimentação da urbe em razão ou em consequência da vivência e da resistência de
um grupo teatral nos traz pertinentes elucidações sobre as ações e os usos dos
praticantes dessa cidade, onde diversas formas de transformações reais e simbólicas
são construídas e/ou inventadas. As fontes utilizadas são: Entrevistas com exintegrantes
do grupo, jornais como O Povo, Gazeta de Notícias, Mutirão, Nação Cariri
e Diário do Nordeste, documentos oficiais de censura e, por fim, os textos dramáticos,
dando ênfase aos textos de Calígula, O Reino da Luminura ou A Maldição da Besta-
Fera e Fala Favela.
Palavras-chave: GRITA. Ditadura Militar. Teatro. Fortaleza.

Abstract:
Le travail de recherche présenté ici analyse le groupe de théâtre amateur - GRITA -
dans le contexte de la dictature militaire à Fortaleza. L'étude présente le processus de
formation du groupe, sa trajectoire, ses spectacles et ses formes de résistance dans
le contexte de la limitation des libertés. Notre période d’analyse se situe entre 1973,
année de l’émergence du collectif, et 1985, lorsque le processus d’ouverture politique
commence. Nous avons ainsi essayé de comprendre les tactiques de résistance
culturelle du groupe GRITA, ainsi que ses stratégies d’appropriation spatiale et
culturelle de la ville. L’agitation de la ville en conséquence de l'expérience et de la
résistance d'un groupe théâtral nous apporte des éclaircissements pertinents sur les
actions et les usages des praticiens de cette ville, où diverses formes de
transformations réelles et symboliques sont construites et / ou inventées. Les sources
utilisées sont les suivantes: entrevues avec d'anciens membres du groupe, des
journaux tels que O Povo, Gazeta de Notícias, Mutirão, Nação Cariri et Diário do
Nordeste, des documents officiels de censure et, enfin, des textes dramatiques
mettant l'accent sur les textes de Caligula, Le Royaume de Luminura ou La Malédiction
de la Bête-Bête et Favela Discours.
Keywords: GRITA. Dictature militaire. Théâtre. Fortaleza.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MOREIRA, THAÍS PAZ DE OLIVEIRA. GRUPO INDEPENDENTE DE TEATRO AMADOR (GRITA): RESISTÊNCIA CULTURAL E APROPRIAÇÃO ARTÍSTICA NO ESPAÇO DE FORTALEZA (1973 – 1985). 2018. 161 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

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