Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
LUIZ ASSUNÇÃO: A trajetória musical de um talento esquecido (1928 a 1987)

Autor(es):
SOUZA, VANESSA NASCIMENTO DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
Esta dissertação buscou evidenciar as múltiplas interpretações que as composições podem
ganhar, mostrando que a canção, enquanto manifestação artística, jamais pode ser
compreendida como algo fixo, imutável, e sim como construtora de aspectos de uma
sociedade. Nesse sentido, tornou-se fundamental compreender o compositor Luiz Assunção,
objeto principal desta pesquisa. Lula – como era chamado – ia de sambas de carnavais a
valsas, com uma verdadeira maestria na arte de poetizar amores, dissabores, cotidianos,
criando um paralelo entre o popular e o erudito. Dentro desse contexto, serão apresentadas
distintas faces do compositor, poeta, pianista, dentre outras artes. Luiz Assunção via na rua
sua maior fonte de inspiração. Suas linguagens musicais teciam laços entre ritmos e estilos,
fazendo com que não houvesse separações entre os mesmos. Nesse paralelo, a canção não
dispõe em si um único sentido, podendo ganhar múltiplas significações e ressignificações,
tanto por quem a compõe, como por quem a ouve. Costurando diferentes sentidos a canção
adquire multiplicidade de interpretações, colocando-se entre aceitação e rejeição. Dessa
maneira, o compositor, a partir da análise da recepção de suas composições, passa a reinventálas,
dando-lhes por vezes características lapidadas ou brutas. O que se percebe nas
composições de Luiz Assunção é que este se aprazia do popular, de narrar os acontecimentos
dos bares, bordéis, da praia, de observar aqueles que por hora estavam à margem da
sociedade, mas que faziam parte dela, que eram a essência da mesma. A partir desse
pressuposto, busca-se compreender como o compositor se colocava em meio às suas
composições, visto que ele possuía um gosto pelo popular, mas sem abandonar o erudito,
fazendo do seu piano um proporcionador de melodias e poesias. Nesses entrecruzamentos
subjetivos do compositor, identificam-se os múltiplos olhares que este tinha sobre a cidade, a
sociedade e seu cotidiano. Cabe ressaltar que analisar canções apenas por suas letras traz uma
série de desafios para o pesquisador, visto que o audível permite a identificação de emoções
no cantar que apenas as partituras não permitem.
Palavras-chave: Luiz Assunção. Multiplicidade. Canção. Subjetividades.

Abstract:
This dissertation sought evidence the multiple interpretations that compositions can win. This
exhibit that the song, as art manifestation, never can be comprised how steady thing,
unalterable, but like construction aspects of a society. Therefore, it's important understand the
composer Luiz Assunção, main object of this research. Lula - how was called - would
carnival's sambas to waltz, with a true mastery in art of poeticize loves, problems, everyday,
making a paralel between the popular and the erudit. In this context, will be presented
different faces of composer, poet, pianist, among other arts. Luiz Assunção had in the street
his big source inspiration. His music language creating ties between rhythm and styles,
making with that haven't separate between them. In this paralel, the song don't have itself a
unique sense, can them win multiple meanings and resignifications, both by those who
compose it, as for those who listen. Connecting different senses the song wins multiplicity of
interpretations, putting up between acceptance and rejection. So, the composer from analysis
the reception of his compositions, happens to reinvent them, giving them sometimes polished
or gross characteristics. What we see in the Luiz Assunção's compositions, is that it is
satisfied of the popular, of to narrate the bars' events, brothels, of the beach, of observe for
hours those that were on the fringes of society, but that were part her, that were essence of
her. From this presupposition, search understand how the composer put himself between the
his compositions, as, he had a like by the popular, but didn't abandon the erudit, making of the
his piano a proportioner of melodies and poetry. In this clash subjectives of the composer,
identify itself the multiple looks that him has about the city, the society and his everyday.
Note that, analyse songs only by its lyrics brings a series of dares for the searcher, whereas the
sound allows the identification of emotions that the score music not allows.
Keywords: Luiz Assunção’s. Multiplicity. Song. Subjectivities.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SOUZA, VANESSA NASCIMENTO DE. LUIZ ASSUNÇÃO: A trajetória musical de um talento esquecido (1928 a 1987). 2013. 174 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1