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Repositório Institucional - UECE
Título:
“QUANDO EU NÃO MAIS EXISTIR, ME PROCURE AQUI”: ARTES E ARTIFÍCIOS DO POETA CANTADOR ALBERTO PORFÍRIO.

Autor(es):
LIMA, MARIA VLÁDIA DOS SANTOS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
O poeta e cantador quixadaense Alberto Porfírio da Silva (1926 2009) fez da cantoria a alavanca que o lançou em direção a um contexto marcado por transformações socioculturais e na própria arte, vivenciadas durante o seu processo de infiltração no urbano, sobretudo a partir da segunda metade do século XX. É tomando como mote o experienciado e expresso no conjunto da obra do poeta, que essa pesquisa busca recompor os passos da sua trajetória, compreendendo a não como um percurso linear ou autoconsciente de si, mas sim como uma combinação de operações, uma sucessão diacrônica de pontos percorridos por um sujeito que se constrói e se desmancha permanentemente. O conjunto da obra de Alberto Porfírio é formado pela poesia escrita, cantada e esculpida, entendidas também como dimensões constituintes da sua memória, com as quais buscou se perceber como articula, entrelaça, se reinventa e se projeta no contexto em que viveu. Nesse sentido, as principais fontes utilizadas foram os seus livros publicados, cordéis, documentos sobre a sua atuação enquanto líder da classe dos poetas cantadores (1979 1986), periódicos com reportagens sobre sua atuação, esculturas analisadas na tentativa de entender os sentidos e significados envoltos no seu modo de viver a arte de poetar. Além destas, cuja abordagem metodológica se baseou numa análise interpretativa, considerando as especificidades de cada fonte, entrevistas orais também foram utilizadas. Alberto Porfírio fez parte da parte da geração de cantadores que usaram de artifícios para conquistar espaço, manter sua atividade e tradição. Para isso se infiltraram no rádio, subiram aos palcos dos congressos e festivais, se organizaram em prol da regulamentação da profissão, buscaram se qualificar, fizeram da escrita ferramenta de projeção e invadiram outros setores da indústria cultural (indústria fonográfica, jornais, televisão). Cada um desses sujeitos sócio históricos, como bem apontam Ayala, Castro, Ramalho, Osório, Damasceno, entre outros estudiosos do assunto, experimentaram esse processo de forma singular. Alberto Porfírio respirou poesia até o derradeiro fôlego, construiu a sua identidade social e histórica a partir das suas decisões, aptidões e vontade de permanecer vivo, visível na posteridade.
Palavras chave: Alberto Porfírio. Trajetória. Memória. Urbano. Cantoria. Poesia.

Abstract:
Quixadaense poet and singer Alberto Porfirio da Silva (1926-2009), made the singing the lever that launched it towards a context marked by sociocultural transformation experienced and the art, during their process of infiltration in the urban, especially from the second half of the twentieth century.
It is taking as motto the experince and expressive in the poet´s work as a whole, this research seeks to recompose the step of his trajectory, understanding it not as linear path or self-conscious, but as a combination of operations, a diachronic succession of points traversed by a subject that is built and permanently destroyed. The whole Alberto Porfirio´s work is formed by written, sung and sculpited poetry. Also understood as the constituent dimensions of his memory, in wich he sought to perceive how articulates, interwine, reinvents and projects himself in the context in which he lived. In this sense, the main sources used were his published books, cordels, documents about his performance as class leader of poets singers (1979-1986), periodicals with reports about his performance, sculptures analyzed in an attempt to understand the meanings involved in his way of living the art of poetry. Besides these, whose methodological approach was based on an interpretative analysis considering the specificities of each source, oral interviews were also used. Alberto Porfirio was part of the generation of singers who used artífice to conquer space, maintain their activity and tradition.In order to do so, they infilttrared the radio, took to the stage of congress and festivals, organized themselves for the regulation of the profession, sought to qualify, made writing a projection tool and invaded others sectors of the cultural industry (music industry,television). Each of these socio historical subjects, as Ayla, Castro, Ramalho, Osório, Damasceno points out, among others scholars of the subject, experienced this process in a singular way. Alberto Porfirio breathed poetry to the last breath, built his social and historical identity from his decisions, skills and will to remain alive, visible in poetry.
Key Words: Alberto Porfírio. Trajectory. Cantoria. Memory. Urban. Poetry.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
LIMA, MARIA VLÁDIA DOS SANTOS. “QUANDO EU NÃO MAIS EXISTIR, ME PROCURE AQUI”: ARTES E ARTIFÍCIOS DO POETA CANTADOR ALBERTO PORFÍRIO.. 2018. 223 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

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