Esta pesquisa concentrou-se na reconstrução do percurso humano, social e artístico de
Antônio Girão Barroso. Partimos do argumento de que ele teria sido protagonista de uma
singularíssima ação educacional: professor de poesia. O espaço é a cidade de Fortaleza, num
tempo que se estende, principalmente, da década de 30 à década de 50 do século XX, ocasião
em que Antônio Girão Barroso publicou livros, escreveu crítica literária, artigos sobre artes
em geral, realizou congressos de poesia, participou da fundação do Grupo CLÃ, da Revista de
Cultura CLÃ, do Grupo SIN, tendo também sido criador do Salão de Abril – um evento de
artes plásticas. A base de análise é a Micro-História, a Biografia, a Historiografia, a História
Oral, além das fontes escritas. Para que atingíssemos o objeto desta pesquisa, trabalhamos
com uma literatura historiográfica e jornalística de teor local, em que as ações de nosso
biografado estiveram inseridas. Sua atuação como artista e educador foi exaustivamente
ilustrada por depoimentos de diversos escritores que, quando jovens, receberam, no início de
construção de suas obras, orientações de Antônio Girão Barroso. Assim, seus
empreendimentos de vanguarda respaldaram a relevância desta pesquisa, apontando a
necessidade de resgatar às novas gerações um artista e um professor, comprometido com o
outro, com o seu tempo, sempre em busca do novo. A análise de seus poemas mostrou-nos
sua absoluta integração ao Modernismo; por meio deles, mostrava aos novos escritores a
essência do espírito desta nova estética, tanto pela diversidade temática quanto pela variação
dos recursos expressivos.
Palavras-chave: Educação. Literatura. História. Memória.