LITERATURA, LEITURA E ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE COMPREENSÃO LEITORA E DA COMPETÊNCIA LITERÁRIA DE ALUNOS DE LÍNGUA ESPANHOLA DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Autor(es):
SILVA, GIRLENE MOREIRA DA
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2016
Resumo:
Nossa pesquisa de doutorado tem como objetivo geral
investigar, a partir do ensino comunicativo focado na competência leitora, se e
em que medida o uso dos gêneros literários, em comparação com o uso de gêneros
não-literários, contribui para o desenvolvimento de habilidades de compreensão
leitora e a competência literária de alunos de língua espanhola do ensino médio
de escola pública. A pesquisa tem caráter
experimental, em um estudo causal comparativo e os dados foram
analisados quanti- qualitativamente. Os sujeitos participantes da pesquisa
foram oitenta e quatro estudantes de uma mesma série (2° ano) de três turmas
diferentes do ensino médio de uma escola pública de Natal/RN e a respectiva
professora deles. Os dados comparativos
foram obtidos durante o ano letivo de
2015 em três turmas: um submetido a um fator experimental (leitura de gêneros
literários), denominado GE1, outro grupo submetido a outro fator experimental
(leitura de gêneros não-literários), denominado GE2 e o último que não foi
submetido a esses fatores experimentais,
denominado grupo controle (GC). Foram aplicados dois pré- testes e dois
pós-testes, além de outros instrumentos: o questionário de sondagem do
aluno, o questionário de perfil leitor e
socioeconômico do aluno, o questionário de sondagem da professora, o diário
reflexivo da professora, o questionário de avaliação da experiência do aluno e
da professora, bem como os protocolos de registro de aulas observadas e o
material didático produzido, em conjunto, pela pesquisadora e pela
professora. Nossa hipótese
inicial de que a leitura literária, por seu potencial linguístico,
cultural, pragmático, além de formação crítica e leitora, caracterizada
principalmente pela negociação de sentidos, contribui mais para que os alunos
de língua espanhola do ensino médio apresentem melhor desempenho leitor e
literário que outros tipos de textos foi confirmada durante a análise
estatística que comprovou que o grupo experimental 1 foi significativamente
impactado pelas tarefas de leitura
literária, melhorando quantitativamente em todos os aspectos da compreensão
leitora e competência literária medidos pelo teste 1 e também em todas as
tarefas do teste 2 que mediu somente aspectos da compreensão leitora. 2. O
grupo experimental 2 não apresentou avanço estatisticamente significativo em
nenhum dos aspectos medidos pelo teste 1
e nos resultados do teste 2, vimos que melhorou em duas tarefas. Além de
comprovarmos que as vivências de leitura são viáveis epossíveis, propomos, ao final, possíveis diretrizes
para o planejamento e a execução de uma aula de língua espanhola no ensino
médio com o uso didático daliteratura,bemcomo apresentamos alguns princípios norteadores
para esse trabalho sistemático com a leitura literária, através de dez pontos
que julgamos essenciais para a conscientização, reflexão e implantação efetiva
(e não somente na teoria) da leitura literária nas aulas de língua espanhola no
ensino médio. Ainda que o universo do nosso estudo tenha sido minúsculo, se
comparado à quantidade de escolas públicas existentes no nordeste e no Brasil
todo, entendemos que, com esse tipo de pesquisa, em que os dados numéricos são
tratados de forma estatística e apresentam resultados significativos, atingimos
uma análise mais profunda que nos permitem lutar, com argumentos teóricos e
factuais, por políticas públicas sólidas e reais e pela inclusão/consolidação
da leitura literária nas aulas de língua espanhola no ensino médio.
Palavras-chave: Leitura. Literatura. Leitura Literária. Língua espanhola. Ensino médio.
Abstract:
Our doctoral research
has the general objective to investigate, from the communicative teaching
focused on competence reader, if and to what extent the use of literary genres,
compared to the use of non-literary genres, contributes to the development of comprehension skills reader and literary
competence of Spanish-speaking high school students from public schools. The
research adopted is an experimental method, in a comparative causal study and
the data were analyzed quantitatively and qualitatively. Participants of the
study subjects were eighty-four students from the same series (2nd year) of
three different classes of high school in a public school in Natal / RN and
their respective teacher. Comparative data were obtained during the school year
2015 in three groups: one subjected to an experimental factor (reading literary
genres), called SG1, another group submitted to other experimental factor (read
non-literary genres), called SG2 and the last
one was not subjected to these experimental factors, called control
group (CG). Two pre- test and two
post-tests were applied in addition to other instruments: the student
questionnaire survey, student profile questionnaire and socioeconomic
questionnaire, the questionnaire survey of teacher, reflective diary of the
teacher, the questionnaire evaluation of the experience of the student and the
teacher and the registration protocols of observed classes and educational
materials produced jointly by the
researcher and the teacher. Our initial hypothesis is that the literary
reading, for its linguistic, cultural, pragmatic, and critical education and reading potential,
characterized mainly by negotiation of meaning, contributes more to the Spanish
high school students show better reader and literary performance than other
types of texts was confirmed. By the
statistical analysis which demonstrated that the experimental group 1 was
significantly impacted by literary reading tasks, improving quantitatively in
all aspects of reading comprehension and literary competence measured by test 1
and also in all tasks of test 2 that only measured aspects of reading
comprehension. The experimental group 2 showed no statistically significant
improvement in any of the aspects measured by test 1 and by the test 2. We saw that on the tasks were improved. Besides proving
that reading experiences are feasible and possible, we propose at the end, possible guidelines
for the planning and execution of a class Spanish in high school with the
educational use of literature as well as present someguiding principles
for this systematic work with literary reading by ten points that we consider essential for developing,
reflection and effective implementation (and not only in theory) of literary
reading in Spanish language classes in high school. Although the universe of
our study was tiny compared to the amount of existing public schools in the
Northeast and throughout Brazil, we understand that with thiskind of research, in which the numericaldata are processed in statistical form and
have significant results, we achieved a deeper analysis that allow us to fight
with theoretical and factual arguments for sound and real public policies and
the inclusion / consolidation of literary reading in Spanish language classes
in high school.
Keywords:
Reading. Literature. Literary reading. Spanish language. High school.
Tipo do Trabalho:
Tese
Referência:
SILVA, GIRLENE MOREIRA DA. LITERATURA, LEITURA E ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE COMPREENSÃO LEITORA E DA COMPETÊNCIA LITERÁRIA DE ALUNOS DE LÍNGUA ESPANHOLA DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA. 2016. 427 f. Tese (Doutorado em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 1 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1