Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
LITERATURA, LEITURA E ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE COMPREENSÃO LEITORA E DA COMPETÊNCIA LITERÁRIA DE ALUNOS DE LÍNGUA ESPANHOLA DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Autor(es):
SILVA, GIRLENE MOREIRA DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:

Nossa pesquisa de doutorado tem como objetivo geral investigar, a partir do ensino comunicativo focado na competência leitora, se e em que medida o uso dos gêneros literários, em comparação com o uso de gêneros não-literários, contribui para o desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora e a competência literária de alunos de língua espanhola do ensino médio de escola pública. A pesquisa tem caráter  experimental, em um estudo causal comparativo e os dados foram analisados quanti- qualitativamente. Os sujeitos participantes da pesquisa foram oitenta e quatro estudantes de uma mesma série (2° ano) de três turmas diferentes do ensino médio de uma escola pública de Natal/RN e a respectiva professora deles.  Os dados comparativos foram  obtidos durante o ano letivo de 2015 em três turmas: um submetido a um fator experimental (leitura de gêneros literários), denominado GE1, outro grupo submetido a outro fator experimental (leitura de gêneros não-literários), denominado GE2 e o último que não foi submetido  a esses fatores experimentais, denominado grupo controle (GC). Foram aplicados dois pré- testes e dois pós-testes, além de outros instrumentos: o questionário de sondagem do aluno,  o questionário de perfil leitor e socioeconômico do aluno, o questionário de sondagem da professora, o diário reflexivo da professora, o questionário de avaliação da experiência do aluno e da professora, bem como os protocolos de registro de aulas observadas e o material didático produzido, em conjunto, pela pesquisadora e pela professora.  Nossa  hipótese  inicial de que a leitura literária, por seu potencial linguístico, cultural, pragmático, além de formação crítica e leitora, caracterizada principalmente pela negociação de sentidos, contribui mais para que os alunos de língua espanhola do ensino médio apresentem melhor desempenho leitor e literário que outros tipos de textos foi confirmada durante a análise estatística que comprovou que o grupo experimental 1 foi significativamente impactado  pelas tarefas de leitura literária, melhorando quantitativamente em todos os aspectos da compreensão leitora e competência literária medidos pelo teste 1 e também em todas as tarefas do teste 2 que mediu somente aspectos da compreensão leitora. 2. O grupo experimental 2 não apresentou avanço estatisticamente significativo em nenhum dos  aspectos medidos pelo teste 1 e nos resultados do teste 2, vimos que melhorou em duas tarefas. Além de comprovarmos que as vivências de leitura são viáveis e possíveis, propomos, ao final, possíveis diretrizes para o planejamento e a execução de uma aula de língua espanhola no ensino médio com o uso didático da  literatura,  bem  como apresentamos alguns princípios norteadores para esse trabalho sistemático com a leitura literária, através de dez pontos que julgamos essenciais para a conscientização, reflexão e implantação efetiva (e não somente na teoria) da leitura literária nas aulas de língua espanhola no ensino médio. Ainda que o universo do nosso estudo tenha sido minúsculo, se comparado à quantidade de escolas públicas existentes no nordeste e no Brasil todo, entendemos que, com esse tipo de pesquisa, em que os dados numéricos são tratados de forma estatística e apresentam resultados significativos, atingimos uma análise mais profunda que nos permitem lutar, com argumentos teóricos e factuais, por políticas públicas sólidas e reais e pela inclusão/consolidação da leitura literária nas aulas de língua espanhola no ensino médio.

Palavras-chave: Leitura. Literatura. Leitura Literária. Língua espanhola. Ensino médio.


Abstract:

Our doctoral research has the general objective to investigate, from the communicative teaching focused on competence reader, if and to what extent the use of literary genres, compared to the use of non-literary genres, contributes to the development of  comprehension skills reader and literary competence of Spanish-speaking high school students from public schools. The research adopted is an experimental method, in a comparative causal study and the data were analyzed quantitatively and qualitatively. Participants of the study subjects were eighty-four students from the same series (2nd year) of three different classes of high school in a public school in Natal / RN and their respective teacher. Comparative data were obtained during the school year 2015 in three groups: one subjected to an experimental factor (reading literary genres), called SG1, another group submitted to other experimental factor (read non-literary genres), called SG2 and the last  one was not subjected to these experimental factors, called control group (CG). Two  pre- test and two post-tests were applied in addition to other instruments: the student questionnaire survey, student profile questionnaire and socioeconomic questionnaire, the questionnaire survey of teacher, reflective diary of the teacher, the questionnaire evaluation of the experience of the student and the teacher and the registration protocols of observed classes and educational materials produced jointly by the researcher and the teacher. Our initial hypothesis is that the literary reading, for its linguistic, cultural, pragmatic,  and critical education and reading potential, characterized mainly by negotiation of meaning, contributes more to the Spanish high school students show better reader and literary performance than other types of texts was confirmed. By the statistical analysis which demonstrated that the experimental group 1 was significantly impacted by literary reading tasks, improving quantitatively in all aspects of reading comprehension and literary competence measured by test 1 and also in all tasks of test 2 that only measured aspects of reading comprehension. The experimental group 2 showed no statistically significant improvement in any of the aspects measured by test 1 and by the test 2. We saw that on the tasks were improved. Besides proving that  reading experiences  are feasible and possible,  we propose at the end, possible guidelines for the planning and execution of a class Spanish in high school with the educational use of literature as well as present some guiding principles for this systematic work with literary reading by ten points that we consider essential for developing, reflection and effective implementation (and not only in theory) of literary reading in Spanish language classes in high school. Although the universe of our study was tiny compared to the amount of existing public schools in the Northeast and throughout Brazil, we understand that with this  kind of research, in which the numerical  data are processed in statistical form and have significant results, we achieved a deeper analysis that allow us to fight with theoretical and factual arguments for sound and real public policies and the inclusion / consolidation of literary reading in Spanish language classes in high school.

Keywords: Reading. Literature. Literary reading. Spanish language. High school.



Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
SILVA, GIRLENE MOREIRA DA. LITERATURA, LEITURA E ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE COMPREENSÃO LEITORA E DA COMPETÊNCIA LITERÁRIA DE ALUNOS DE LÍNGUA ESPANHOLA DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA. 2016. 427 f. Tese (Doutorado em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 1 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1