PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE GEEK: UMA CARTOGRAFIA DOS JOGOS DE LINGUAGEM NA REDE GEEK
Autor(es):
SILVA, JONY KELLSON DE CASTRO
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2015
Resumo:
Esta pesquisa trata-se de uma cartografia dos jogos de
linguagem em torno de uma produção de subjetividade na Rede Geek, um site com
podcasts, vídeos, blog e outros conteúdos que agenciam uma subjetivação geek. Desse modo, por um mapeamento
intensivo que se fez como multiplicação da experiência, cartografou-se uma
produção de subjetividade devinda com agenciamentos coletivos de enunciação e
maquínicos de desejo nos jogos de linguagem que perfazem a Rede Geek. Como anti-método, a cartografia perseguiu a produção de
subjetividade enquanto um processo coletivo, privilegiando as multiplicidades,
os cortes- fluxos, a produção desejante, não se amparando em um essencialismo
transcendente; sendo levada por linhas, pelo movimento, por direções movediças,
por conexões, pela aparente desordem. Para isso, como teoria se construindo no
processo de cartografar e segundo uma abordagem antropológica para a pesquisa
em Pragmática, consideraram-se os jogos de linguagem como formas de vida, e/ou
como planos de imanências, fazendo-se como rizoma, em que elementos
linguísticos e extralinguísticos, humanos e não humanos, concorreram para a
produção de subjetividade enquanto realidade social. Assim, mapeou-se uma
subjetividade capitalística a partir de processos de singularização, quando os
agenciamentos coletivos de enunciação e maquínicos voltaram suas faces para os
eixos de subjetivação e significação, para a produção de um conceito, no caso,
sergeek.
Palavras - chave: Cartografia, jogos de linguagem. Agenciamentos. Subjetividade. Geek.
Abstract:
Não informado
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
SILVA, JONY KELLSON DE CASTRO. PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE GEEK: UMA CARTOGRAFIA DOS JOGOS DE LINGUAGEM NA REDE GEEK. 2015. 138 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1