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Repositório Institucional - UECE
Título:
EXCESSO PONDERAL EM ADULTOS JOVENS ESCOLARES: uma análise a partir das vulnerabilidades individuais

Autor(es):
FLORÊNCIO, RAQUEL SAMPAIO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
FLORÊNCIO, Raquel Sampaio. Excesso ponderal em adultos jovens escolares: uma
análise a partir das vulnerabilidades individuais. 2014. 107f. Dissertação (Programa de Pósgraduação
em Saúde Coletiva/Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva) Universidade
Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde, 2014.
O excesso ponderal (EP) está relacionado a diversas doenças crônicas não infecciosas
(DCNI) e apresenta alta prevalência tanto no âmbito brasileiro como mundial. Sabe-se que
este agravo é multifatorial e merece ser discutido em todos os meios, sendo a escola um
importante campo de atuação dos profissionais de diversos setores para a promoção da
saúde. Dentre a população acometida por este agravo, os adultos, sobretudo os adultos
jovens, destacam-se por já apresentar frequência importante de casos. De modo a refletir
essa situação, tendo em vista que as ações baseadas em fatores de risco já não dão conta de
conter esse agravo, introduziu-se o conceito de vulnerabilidade como forma de ampliar a
discussão relacionada ao EP. Nesse contexto, o objetivo desta dissertação foi "Analisar o
excesso ponderal em adultos jovens escolares de Fortaleza-Ceará-Brasil a partir da dimensão
individual, sob a ótica da abordagem teórica da vulnerabilidade". Para se chegar a este
objetivo, optou-se por delinear um estudo analítico, quantitativo, realizado com 560 adultos
jovens escolares de 26 escolas estaduais de Fortaleza-Ceará-Brasil. Os dados foram
coletados por meio de três instrumentos: um questionário com perguntas gerais, o
questionário "Estilo de vida fantástico" e o International Physical Activity Questionnaires
(IPAQ). Tão logo coletados, os dados foram tabulados e analisados por meio do programa
estatístico International Business Machines Statistics Package Social Science version 20.0
(IBM SPSS 20.0). Foram calculadas as frequências simples e relativas das variáveis do
estudo e, posteriormente, realizou-se o teste do qui-quadrado para as variáveis categóricas,
considerando o nível de significância estatística de 5% (p<0,05). Para estimar a força de
associação de possíveis marcadores do EP, foi calculada a odds ratio (OR), com intervalo de
confiança de 95% e, em seguida, foi realizada a análise com modelo de regressão logística
hierarquizada. Com base nos aspectos individuais do modelo teórico da vulnerabilidade, as
variáveis foram divididas em 3 blocos: 1) sociodemográficas; 2) relações, situação psicoemocional
e conhecimento e; 3) clínico-comportamentais. Para inclusão no modelo inicial
de regressão, adotou-se o valor p<0,20 obtido na análise bivariada e, para a análise final,
adotou-se o p<0,05. O estudo seguiu todos os preceitos ético-legais dos estudos com seres
humanos, tendo sido aprovado pelo Comitê de ética da Universidade Estadual do Ceará sob
protocolo de nº 662.105/2014. Os resultados mostraram que a frequência de casos de
excesso ponderal em adultos jovens escolares foi alta, acometendo mais de um terço deles.
Na análise bivariada, estiveram associados ao EP os marcadores: 1) situação conjugal e
filhos; 2) autopercepção de saúde, autopercepção de excesso ponderal, satisfação corporal;
3) peso na infância, peso na adolescência, história familiar de excesso ponderal e uso de
fármacos obesogênicos. No modelo final da regressão, permaneceram os marcadores:
autopercepção de excesso ponderal, diagnóstico de excesso ponderal e exposição ao álcool.
Após teste de multicolinearidade, retirou-se o diagnóstico de excesso ponderal do modelo.
Desta forma, confirmou-se a hierarquização do efeito dos marcadores em bloco sobre o
excesso ponderal, onde a autopercepção do agravo favoreceu a exposição ao álcool e estes
dois contribuíram para explicar o agravo em questão. Conclui-se, sobremaneira, que a
exposição ao álcool explica o excesso ponderal quando o adulto jovem escolar percebe-se
em excesso de peso.
Descritores: Sobrepeso; Obesidade; Vulnerabilidade em Saúde; Adulto jovem.

Abstract:
FLORÊNCIO, Raquel Sampaio. Exceso de peso en adultos jóvenes escolares: un análisis
desde las vulnerabilidades individuales. 2014. 107 páginas. Disertación (Programa de Pósgraduação
em Saúde Coletiva/ Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva) Universidade
Estadual do Ceará, Centro de Ciências da Saúde, 2014.
El exceso de peso está relacionado con varias enfermedades crónicas no infecciosas y
muestra alta prevalencia tanto en el contexto brasileño como en el mundo. Se sabe que el
exceso de peso es multifactorial y merece ser discutido en todos los medios, con la escuela
siendo un importante campo de actividad para profesionales de diversos sectores para la
promoción de la salud. Entre la población afectada por el sobrepeso, los adultos,
especialmente los adultos jóvenes, se destacan por ya presentar importante frecuencia de
casos. Para reflejar esta situación, dado que las acciones basadas en los factores de riesgo ya
no contienen el exceso de peso, se introdujo el concepto de vulnerabilidad como una manera
de ampliar la discusión sobre el tema. En este contexto, el objetivo de esta disertación fue
“Analizar el exceso de peso en adultos jóvenes escolares de Fortaleza-Ceará-Brasil desde la
dimensión individual, bajo la óptica del enfoque teórico de la vulnerabilidad”. Para llegar a
este objetivo, se ha elegido un estudio analítico, cuantitativo, con 560 adultos jóvenes
escolares de 26 escuelas estaduales de Fortaleza-Ceará-Brasil. Los datos fueron obtenidos a
través de tres instrumentos: un cuestionario con preguntas generales, el cuestionario “Estilo
de vida fantástico” y el International Physical Activity Questionnaires (IPAQ). Apenas han
sido recogidos, los datos fueron tabulados y analizados mediante el programa estadístico
International Business Machines Statistics Package Social Science version 20.0 (IBM SPSS
20.0). Fueron calculadas las frecuencias simples y relativas de las variables del estudio y,
después, se realizó la prueba de chi-cuadrado para las variables categóricas, considerando el
nivel de significación estadística de 5% (p<0,05). Para estimar la fuerza de asociación de
posibles marcadores de sobrepeso se calculó la odds ratio (OR), con un intervalo de
confianza de 95%, y entonces, se realizó el análisis con el modelo de regresión logística
jerárquica. Basado en los aspectos individuales del modelo teórico de la vulnerabilidad, las
variables fueron divididas en tres bloques: 1) socio demográficas; 2) relaciones, situación
psico-emocional y conocimiento y; 3) clínicas y de comportamiento. Para su inclusión en el
modelo de regresión inicial, se adoptó el valor p<0,20 obtenido en el análisis bivariado y,
para el análisis final, se adoptó p<0,05. El estudio siguió a todos los preceptos éticos y
legales de los estudios con seres humanos y fue aprobado por el Comité de Ética de la
Universidade Estadual do Ceará con el protocolo nº 662.105/2014. Los resultados mostraron
que la frecuencia de casos de exceso de peso en adultos jóvenes escolares fue alta, afectando
a más de un tercio de ellos. En el análisis bivariado, se asociaron con el exceso de peso los
marcadores: 1) estado civil e hijos; 2) auto percepción de salud, auto percepción de
sobrepeso, satisfacción corporal; 2) el peso en la niñez, el peso en la adolescencia,
antecedentes familiares de exceso de peso y el uso de medicamentos obesogénicos. En el
modelo final de regresión, permanecieron los marcadores: auto percepción de sobrepeso, el
diagnóstico de sobrepeso e la exposición al alcohol. Después de prueba de
multicolinearidad, se retiró el diagnóstico de sobrepeso del modelo. Por lo tanto, se
confirmó la jerarquización del efecto de los marcadores en bloc sobre el exceso de peso,
donde la auto percepción del sobrepeso favoreció la exposición al alcohol y estos dos
ayudaron a explicar el exceso de peso. Se concluye que la exposición a alcohol explica el
exceso de peso cuando el adulto joven escolar se da cuenta del sobrepeso.
Descriptores: Sobrepeso; Obesidad; Vulnerabilidad en salud; Adulto Joven.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
FLORÊNCIO, RAQUEL SAMPAIO. EXCESSO PONDERAL EM ADULTOS JOVENS ESCOLARES: uma análise a partir das vulnerabilidades individuais. 2014. 108 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

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