PERCEPÇÃO DISCENTE E DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENADE 2017
Autor(es):
FILHO, ANTONIO EVANILDO CARDOSO DE MEDEIROS
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2019
Resumo:
Mostram-se relevantes pesquisas que buscam analisar o desempenho acadêmico e os principais fatores a ele associados, bem como a percepção discente sobre as condições do processo formativo nos cursos de licenciatura, uma vez que podem contribuir no aprimoramento da qualidade da formação inicial de professores. Desse modo, a investigação teve como objetivo geral verificar a percepção discente sobre diferentes aspectos dos cursos e os fatores socioeconômicos associados ao desempenho dos estudantes dos cursos de licenciatura em Educação Física no ENADE 2017. A pesquisa é caracterizada como descritiva, exploratória, quantitativa, documental e transversal. Participaram do estudo 15.400 (26,52 ± 6,43 anos de idade) concluintes dos cursos de licenciatura em Educação Física que participaram da edição do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE 2017. Foram utilizados os microdados da referida edição do exame disponibilizados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os dados correspondem ao desempenho na prova (componente específico) e a percepção dos estudantes sobre o processo formativo no “Questionário do Estudante” composto por 68 questões. Foi realizada estatística descritiva e inferencial. Para as comparações entre as categorias administrativa (pública e privada) foi recorrido ao teste U de Mann-Whitney. Já para comparações entre as regiões geográficas foi utilizado o teste de Kruskal-Wallis. Os dados foram analisados via o software SPSS versão 20,0. Foi considerado a significância estatística de p<0,05. Inicialmente os dados apontaram índices adequados de homogeneidade, esfericidade e variância explicada para os três componentes do questionário avaliados, i) Organização didática, ii) Infraestrutura e instalações físicas e iii) Oportunidade de ampliação acadêmica e profissional. No segundo momento foram evidenciadas médias satisfatórias da percepção dos estudantes nesses três componentes. Por fim, constatamos fatores associados ao desempenho acadêmico, como por exemplo, um maior desempenho dos estudantes de cor branca e amarela, que cursaram o Ensino Médio em curso Profissionalizante técnico, que os pais possuem pós-graduação e dos estudantes que não possuem vínculo empregatício. Palavras-chave: Educação Superior. Formação de professores. Avaliação. Desempenho acadêmico.
Abstract:
Relevant researches which have been unfolded seek to analyze the academic performance and main factors associated with it, as well as the student perception about the conditions of the training process in the undergraduate courses, since they can contribute to improve the quality of teacher’s initial formation. Thus, this study aimed to verify the student's perception about different aspects of the courses and also the socioeconomic factors associated with the performance of Physical Education students on ENADE 2017. The research is characterized as descriptive, exploratory, quantitative, documentary and transverse. A total of 15,400 (26.52 ± 6.43 years old) students took part of it; all of them Physical Education students and also enrolled in the National Exam of Student Performance – ENADE 2017. The microdata of the mentioned exam edition were available on the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) website. The data correspond to the performance on the test (specific component) and the students' perception about the formation process on the "Student Questionnaire", made up by 68 questions. Descriptive and inferential statistics were performed. For comparisons between the administrative categories (public and private), the Mann-Whitney U test was used. The Kruskal-Wallis test was also used for comparisons among the geographical regions. Data were analyzed using SPSS software version 20.0. Statistical significance was set at p <0.05. Initially, the data indicated adequate rates of homogeneity, sphericity and explained variance for the three components of the questionnaire evaluated, i) Educational organization, ii) Infrastructure and physical facilities, and iii) Opportunity for academic and professional development. In a second moment, satisfactory averages of the students' perceptions were evidenced in these three components. Finally, some factors associated with academic performance were also verified, such as a higher performance among students who have white and yellow skin color, the ones who studied at Vocational Education Schools, whose parents have postgraduate degrees, and also the students who had not been working until then. Keywords: Higher Education. Teacher training. Evaluation. Academic achievement
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
FILHO, ANTONIO EVANILDO CARDOSO DE MEDEIROS. PERCEPÇÃO DISCENTE E DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENADE 2017
. 2019. 126 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1