Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PERCEPÇÃO DISCENTE E DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENADE 2017

Autor(es):
FILHO, ANTONIO EVANILDO CARDOSO DE MEDEIROS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Mostram-se relevantes pesquisas que buscam analisar o desempenho acadêmico e os
principais fatores a ele associados, bem como a percepção discente sobre as condições do
processo formativo nos cursos de licenciatura, uma vez que podem contribuir no
aprimoramento da qualidade da formação inicial de professores. Desse modo, a investigação
teve como objetivo geral verificar a percepção discente sobre diferentes aspectos dos cursos e
os fatores socioeconômicos associados ao desempenho dos estudantes dos cursos de
licenciatura em Educação Física no ENADE 2017. A pesquisa é caracterizada como
descritiva, exploratória, quantitativa, documental e transversal. Participaram do estudo 15.400
(26,52 ± 6,43 anos de idade) concluintes dos cursos de licenciatura em Educação Física que
participaram da edição do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE 2017.
Foram utilizados os microdados da referida edição do exame disponibilizados no site do
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os dados
correspondem ao desempenho na prova (componente específico) e a percepção dos estudantes
sobre o processo formativo no “Questionário do Estudante” composto por 68 questões. Foi
realizada estatística descritiva e inferencial. Para as comparações entre as categorias
administrativa (pública e privada) foi recorrido ao teste U de Mann-Whitney. Já para
comparações entre as regiões geográficas foi utilizado o teste de Kruskal-Wallis. Os dados
foram analisados via o software SPSS versão 20,0. Foi considerado a significância estatística
de p<0,05. Inicialmente os dados apontaram índices adequados de homogeneidade,
esfericidade e variância explicada para os três componentes do questionário avaliados, i)
Organização didática, ii) Infraestrutura e instalações físicas e iii) Oportunidade de ampliação
acadêmica e profissional. No segundo momento foram evidenciadas médias satisfatórias da
percepção dos estudantes nesses três componentes. Por fim, constatamos fatores associados ao
desempenho acadêmico, como por exemplo, um maior desempenho dos estudantes de cor
branca e amarela, que cursaram o Ensino Médio em curso Profissionalizante técnico, que os
pais possuem pós-graduação e dos estudantes que não possuem vínculo empregatício.
Palavras-chave: Educação Superior. Formação de professores. Avaliação. Desempenho
acadêmico.

Abstract:
Relevant researches which have been unfolded seek to analyze the academic performance and
main factors associated with it, as well as the student perception about the conditions of the
training process in the undergraduate courses, since they can contribute to improve the quality
of teacher’s initial formation. Thus, this study aimed to verify the student's perception about
different aspects of the courses and also the socioeconomic factors associated with the
performance of Physical Education students on ENADE 2017. The research is characterized
as descriptive, exploratory, quantitative, documentary and transverse. A total of 15,400 (26.52
± 6.43 years old) students took part of it; all of them Physical Education students and also
enrolled in the National Exam of Student Performance – ENADE 2017. The microdata of the
mentioned exam edition were available on the National Institute for Educational Studies and
Research Anísio Teixeira (INEP) website. The data correspond to the performance on the test
(specific component) and the students' perception about the formation process on the "Student
Questionnaire", made up by 68 questions. Descriptive and inferential statistics were
performed. For comparisons between the administrative categories (public and private), the
Mann-Whitney U test was used. The Kruskal-Wallis test was also used for comparisons
among the geographical regions. Data were analyzed using SPSS software version 20.0.
Statistical significance was set at p <0.05. Initially, the data indicated adequate rates of
homogeneity, sphericity and explained variance for the three components of the questionnaire
evaluated, i) Educational organization, ii) Infrastructure and physical facilities, and iii)
Opportunity for academic and professional development. In a second moment, satisfactory
averages of the students' perceptions were evidenced in these three components. Finally, some
factors associated with academic performance were also verified, such as a higher
performance among students who have white and yellow skin color, the ones who studied at
Vocational Education Schools, whose parents have postgraduate degrees, and also the
students who had not been working until then.
Keywords: Higher Education. Teacher training. Evaluation. Academic achievement

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
FILHO, ANTONIO EVANILDO CARDOSO DE MEDEIROS. PERCEPÇÃO DISCENTE E DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENADE 2017 . 2019. 126 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1