Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE NADEZHDA KRUPSKAYA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PEDAGOGIA SOCIALISTA NO CONTEXTO DA REVOLUÇÃO RUSSA

Autor(es):
FREITAS, KERGINALDO LUIZ DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Esta dissertação visou investigar o pensamento pedagógico de Nadezhda Konstantinovna Krupskaya, marxista e revolucionária responsável pelas principais ideias educacionais russas antes e depois da revolução de 1917, à luz da ontologia marxiana-lukacsiana. Objetivou recuperar a pedagogia produzida e revelada pela revolucionária, a fim de resgatar os elementos históricos-pedagógicos e discutir a base conceitual-ideológica que permearam os anos em que se pensou a educação socialista e que podem reverberar na educação atual. A análise do objeto partiu da elaboração de um quadro teórico-metodológico, o qual permitiu compreender a totalidade e seus determinantes. Foi utilizado como método o materialismo histórico-dialético inaugurado por Karl Marx e as contribuições de trato ontológico resgatadas por György Lukács. Os procedimentos metodológicos adotados foram guiados por uma pesquisa teórico-bibliográfica-documental. O percurso do exame se iniciou com a compreensão ontológica a partir da filosofia grega articulada as contribuições de Marx e Engels que trazem elementos fundamentais, possibilitando assim, abrir caminho para o entendimento do ser social. e seus desdobramentos. Adiante, contextualizou-se o conjunto de fatores históricos, políticos, econômicos, culturais e filosóficos que perpassaram e entremearam pela história da educação soviética, e que convergiram na Revolução de Outubro. O estudo prosseguiu com a trajetória biográfica de Krupskaya, na qual se pode perceber os determinantes e condicionantes de suas ideias. Em seguida, encaminhou-se para análise de textos e artigos, com destaque para La educación de la juventude e um conjunto de Cartas de Krupskaya remetidas em maior parte nos anos que antecedem o ano de 1917. Foi ressaltado ainda que muitos destes escritos já foram traduzidos para outras línguas, como a inglesa, a espanhola e a francesa. Dos textos extraiu-se principais categorias de Krupskaya para análise: escola única para o trabalho, politecnia e a autogestão. Além disso, traça-se um exame dos princípios da educação para meninas e meninos articuladas às categorias supracitadas. Ficou evidenciado que a concepção de uma pedagogia revolucionária possibilitou a superação do analfabetismo russo, bem como o vislumbre do horizonte da emancipação feminina, contribuindo para a retirada do véu das mulheres que protagonizaram ao lado dos grandes ícones da história a derrubada do absolutismo czarista. Reconheceu-se, ainda, que no Brasil seu pensamento foi pouco difundido pelos intelectuais da academia e pelos estudiosos do campo da pedagogia. Ao fim do estudo, conclui-se que Nadezhda Krupskaya cumpriu um papel significante na formação do novo homem soviético e que se não fosse o regime stalinista, poderia ter implementado em essência, a educação politécnica e a autogestora, categorias por ela defendidas. Contudo, o pensamento e as contribuições desta pedagoga reverberam em solo brasileiro reconhecendo-a como teórica e uma das principais organizadoras do sistema educacional socialista soviético. Através da história a estudiosa mostra-se uma mulher à frente de seu tempo, consciente, capaz de contribuir com a unidade dos trabalhadores. Neste contexto, conclui-se também que Krupskaya assumiu uma concepção materialista de mundo, ajudou a construir uma formação teórica ligada à prática social e uma formação política ligada à vida o que a aproxima de forma objetiva de uma perspectiva ontológica marxiana-lukacsiana.
Palavras-chave: Nadezhda Krupskaya. Pedagogia Socialista. Politécnica. Autogestão. Revolução Russa.

Abstract:
This dissertation search to investigate the pedagogical thinking of Nadezhda Konstantinovna Krupskaya, a Marxist and revolutionary responsible for the main Russian educational ideas before and after the communist revolution of 1917, in the light of the Marxian-Lukacsian ontology. It aimed to recover the pedagogy produced and revealed by the revolutionary, in order to rescue the historical-pedagogical elements and to discuss the conceptual-ideological background that permeated the years in which socialist education was thought and that can reverberate in the current education. The analysis of the object started from the elaboration of a theoretical-methodological reference, which allowed to understand the totality and its determinants. The historical-dialectical materialism inaugurated by Karl Marx and the contributions of ontological treatment rescued by György Lukács were used as method. The methodological procedures adopted were guided by a theoretical-bibliographic-documentary research. The course of the examination began with the ontological understanding from the Greek philosophy articulated the contributions of Marx and Engels that bring fundamental elements to open the way for the understanding of the social being. and its unfolding. Later, the set of historical, political, economic, cultural and philosophical factors that permeated and intersected the history of Soviet education, and which converged in the October Revolution, were contextualized. The study continued with the biographical trajectory of Krupskaya, in which one can realise the determinants and constraints of his ideas. He then went on to analyze texts and articles, especially La educación de la juventud and a set of Letters from Krupskaya sent mostly in the years before 1917. It was also pointed out that many of these writings were already translated into other languages, such as English, Spanish and French. From the texts we extracted the main categories of Krupskaya for analysis: single school for work, polytechnic and self-management. Besides that, an examination is made of the principles of education for girls and boys articulated to the above-mentioned categories. It was evidenced that the conception of a revolutionary pedagogy made it possible to overcome Russian illiteracy, as well as the glimpse of the horizon of female emancipation, contributing to the withdrawal of the veil of the women who carried out alongside the great icons of history the overthrow of Czarist absolutism. It was also acknowledged that in Brazil his thinking was little disseminated by the academy intellectuals and scholars in the field of pedagogy. At the end of the study, it is concluded that Nadezhda Krupskaya played a significant role in the formation of the new Soviet man and that, if it were not for the Stalinist regime, it could have essentially implemented polytechnic education and self-help, categories advocated by it. However, the thought and contributions of this pedagogue reverberate in Brazilian soil recognizing it as a theoretician and one of the main organizers of the Soviet socialist educational system. Throughout history the scholar has shown herself to be a woman ahead of her time, conscious, capable of contributing to the unity of the workers. In this context, it is also concluded that Krupskaya assumed a materialist conception of the world, helped to build a theoretical formation linked to social practice and a political formation linked to life which approached it objectively from a Marxian-Lukacsian ontological perspective.
Keywords: Nadezhda Krupskaya. Socialist Pedagogy. Polytechnic. Self-management. Russian revolution.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
FREITAS, KERGINALDO LUIZ DE. O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE NADEZHDA KRUPSKAYA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PEDAGOGIA SOCIALISTA NO CONTEXTO DA REVOLUÇÃO RUSSA. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1