O trabalho aqui apresentado analisa as experiências do movimento estudantil
universitário cearense que se organizou a partir da criação do Diretório Central do
Estudantes/DCE da Universidade do Ceará em 1956. Buscamos identificar e
compreender o processo de formação e transformação do Movimento Estudantil
Universitário (MEU), percebendo como o movimento interagiu com a realidade social,
política e cultural da cidade de Fortaleza e como ele se relacionava com o espaço
universitário e a Administração Superior da Universidade. Investigamos diversas fontes
históricas: periódicos, memórias, fotos e documentos oficiais. A interpretação destes
vestígios serviu para esclarecermos as atividades culturais, assistenciais e políticas
desenvolvidas pelo DCE, e percebermos no cotidiano dos estudantes na Universidade a
transformação da cultura política estudantil. Para chegarmos neste entendimento,
analisamos as experiências e vivências do MEU, tendo por base uma compreensão mais
ampla do conceito de política. Ao revelar as especificidades do movimento estudantil
cearense, ampliamos as possibilidades de compreensão histórica do movimento no seu
processo de formação e transformação, enquanto um movimento social historicamente
situado.
PALAVRAS-CHAVE: Movimento Estudantil Universitário, Universidade do Ceará,
Cultura Política e Movimento Social.