Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE PARA ATUAR NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: a busca de contribuições para a prática pedagógica do professor da escola regular

Autor(es):
NUNES, CAMILA ALMADA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
‘A formação continuada do docente para atuar na perspectiva da inclusão: a busca
de contribuições para prática pedagógica do professor da escola regular’ tem como
objetivo central analisar as contribuições da formação continuada, no âmbito de
cursos Lato Sensu, para as práticas pedagógicas dos professores na escola regular
em Fortaleza-CE, com vistas à educação inclusiva. É um estudo de caso único, com
abordagem qualitativa, que teve a participação de dez docentes com especialização
em Educação Inclusiva atuantes no ensino fundamental em escola regular. A coleta
dos dados foi dividida em duas etapas. A primeira consistiu na realização das
entrevistas e, desse grupo de docentes, selecionou-se uma subamostra de dois
sujeitos, para participar da segunda etapa da pesquisa, compreendendo as
atividades de observação. As observações foram realizadas no espaço escolar e na
sala de aula do professor, servindo de contraposição e enriquecimento das
informações colhidas nas entrevistas. A análise do material coletado foi categorizada
por temáticas relevantes ao estudo: ‘educação inclusiva’, prática pedagógica’ e
‘formação no curso de especialização’. Contou, com o software de análise de dados
qualitativos ‘N Vivo 10’. A análise do material mostrou que a concepção de um total
de sete (70%) professoras quanto à educação inclusiva se restringia à integração e
socialização dos alunos com deficiência no ambiente escolar e três (30%) docentes
não se limitam apenas à inserção de alunos especiais na sala de aula, bem como, a
adaptação do espaço físico. Em relação à prática pedagógica, dez (100%)
professoras afirmaram desenvolver ações inclusivas no cotidiano de suas atividades
escolares, sendo confirmado também esse discurso na prática das duas professoras
observadas. No que concerne à formação no Curso de Especialização, oito (80%)
docentes foram motivadas a realizar o curso pelo fato de se sentirem despreparados
ante a possibilidade de receber um aluno com necessidades especiais na sala de
aula e duas (20%) professoras optaram pelo curso em decorrência de terem tido o
primeiro contato com alunos com necessidades educacionais especiais, o que
possibilitou a ânsia por mais conhecimento, e também pela exigência da instituição
na qual eram vinculadas. Foram constatados neste estudo fatores problematizados
pelas docentes que atuam na escola regular. Estes comprometem e refletem
significativamente na realização das práticas inclusivas. Dentre eles, ressaltaram a
falta de estrutura física das escolas, alunos sem diagnósticos e o desconhecimento
do significado de inclusão. Por fim, concluí-se que a formação continuada desses
professores investigados estava contextualizada ao seu ambiente de trabalho,
colaborando para o aprofundamento teórico de suas ações. Além disso, trouxe para
essas professoras a adoção de uma postura refletiva, que contribui para
contextualizar e transformar, não só o ensino, mas também o contexto educativo de
que fazem parte, implicando contribuições que vão além da prática pedagógica.
Palavras chave: Formação continuada. Educação inclusiva. Prática pedagógica.

Abstract:
'The teachers continuing education to work in the inclusion perspective: the search
for contributions of regular school' teacher's pedagogic practice has as its central
objective the analyses of continuing education contributions, through Lato Sensu
courses, to the pedagogical practices of regular school teachers in Fortaleza-CE,
with a view to inclusive education. It is a single case study with a qualitative
approach, which had the participation of ten teachers specialized in Inclusive
Education acting in a regular elementary school. The data collection was divided into
two stages. The first consisted in carrying out interviews and from this group of
teachers; two were selected as subsample to participate in the second stage of the
research, consisted of the activities observation. The observations were made in the
school space and in the classroom of the teacher, serving as contradistinction and
enrichment of the gathered informations in the interviews. The analysis of the
collected material was categorized by themes relevant to the study: 'inclusive
education', ‘pedagogical practice' and 'training in the specialization course'. Counted
with the software for qualitative data analysis ‘N Vivo 10’. The analysis of the material
showed that the design of a total of seven (70%) teachers regarding inclusive
education was restricted to integration and socialization of students with disabilities in
the school environment and three (30%) teachers are not limited to entering students
special classroom, as well as the adaptation of the physical space. Regarding
pedagogical practice, ten (100%) teachers affirmed to develop inclusive actions in
the everyday routine of their school activities. This was also confirmed in the practice
of the two observed teachers. With regard to training in the specialization course,
eight (80%) teachers were motivated to undertake the course by the fact they feel
unprepared on the possibility of receiving a student with special needs in the
classroom and two (20%) teachers choose the course as a result of having the first
contact with pupils that need special educational, what aroused the desire for more
knowledge and also by the requirement of the institution in which they were linked.
Were found in this study facts problematized by the teachers that work in mainstream
schools. They compromise and reflect significantly on achieving the inclusive
practices. Among them was stressed: the lack of physical structure of schools,
students without diagnoses and unawareness of the inclusion meaning. Finally, I
concluded that the teachers continuous education investigated was contextualized to
your working environment, contributing to the theoretical study of their actions. In
addition, brought to these teachers a reflective attitude, which contributes to
contextualize and transform not only teaching, but also the educational context of
which they are part, implicating contributions that go beyond pedagogical practice.
Keywords: Continuing education. Inclusive education. Pedagogical practice.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
NUNES, CAMILA ALMADA. A FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE PARA ATUAR NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: a busca de contribuições para a prática pedagógica do professor da escola regular. 2014. 163 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1