‘A formação continuada do docente para atuar na perspectiva da inclusão: a busca
de contribuições para prática pedagógica do professor da escola regular’ tem como
objetivo central analisar as contribuições da formação continuada, no âmbito de
cursos Lato Sensu, para as práticas pedagógicas dos professores na escola regular
em Fortaleza-CE, com vistas à educação inclusiva. É um estudo de caso único, com
abordagem qualitativa, que teve a participação de dez docentes com especialização
em Educação Inclusiva atuantes no ensino fundamental em escola regular. A coleta
dos dados foi dividida em duas etapas. A primeira consistiu na realização das
entrevistas e, desse grupo de docentes, selecionou-se uma subamostra de dois
sujeitos, para participar da segunda etapa da pesquisa, compreendendo as
atividades de observação. As observações foram realizadas no espaço escolar e na
sala de aula do professor, servindo de contraposição e enriquecimento das
informações colhidas nas entrevistas. A análise do material coletado foi categorizada
por temáticas relevantes ao estudo: ‘educação inclusiva’, prática pedagógica’ e
‘formação no curso de especialização’. Contou, com o software de análise de dados
qualitativos ‘N Vivo 10’. A análise do material mostrou que a concepção de um total
de sete (70%) professoras quanto à educação inclusiva se restringia à integração e
socialização dos alunos com deficiência no ambiente escolar e três (30%) docentes
não se limitam apenas à inserção de alunos especiais na sala de aula, bem como, a
adaptação do espaço físico. Em relação à prática pedagógica, dez (100%)
professoras afirmaram desenvolver ações inclusivas no cotidiano de suas atividades
escolares, sendo confirmado também esse discurso na prática das duas professoras
observadas. No que concerne à formação no Curso de Especialização, oito (80%)
docentes foram motivadas a realizar o curso pelo fato de se sentirem despreparados
ante a possibilidade de receber um aluno com necessidades especiais na sala de
aula e duas (20%) professoras optaram pelo curso em decorrência de terem tido o
primeiro contato com alunos com necessidades educacionais especiais, o que
possibilitou a ânsia por mais conhecimento, e também pela exigência da instituição
na qual eram vinculadas. Foram constatados neste estudo fatores problematizados
pelas docentes que atuam na escola regular. Estes comprometem e refletem
significativamente na realização das práticas inclusivas. Dentre eles, ressaltaram a
falta de estrutura física das escolas, alunos sem diagnósticos e o desconhecimento
do significado de inclusão. Por fim, concluí-se que a formação continuada desses
professores investigados estava contextualizada ao seu ambiente de trabalho,
colaborando para o aprofundamento teórico de suas ações. Além disso, trouxe para
essas professoras a adoção de uma postura refletiva, que contribui para
contextualizar e transformar, não só o ensino, mas também o contexto educativo de
que fazem parte, implicando contribuições que vão além da prática pedagógica.
Palavras chave: Formação continuada. Educação inclusiva. Prática pedagógica.