Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DO USO DAS GEOTECNOLÓGIAS NAS AULAS DE BIOLOGIA

Autor(es):
MAIA, JOSÉ EDNEUDO DA COSTA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
As ferramentas tecnológicas estão presentes cotidianamente na vida das pessoas em todos os lugares e essas tecnologias também estão presentes na sala de aula. Este trabalho objetiva apresentar a utilização de algumas ferramentas geotecnológicas para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem na escola, em especial, nas aulas de Biologia. Esta trata-se de uma pesquisa bibliográfica que se baseou no levantamento de trabalhos científicos encontrados nos repositórios online da Scielo e do Google Acadêmico. No total, localizamos cerca de 13 textos variados entre os anos de 2013 e 2017, utilizando como descritores os seguintes termos: recursos geoecológicos, tecnologias e ensino. Dentro da especificidade das geotecnologias, a análise bibliográfica ficou dividida em duas etapas: 1- Os resultados encontrados na busca bibliográfica; 2- Usos e aplicações das geotecnologias nas aulas de biologia. Conclui-se que os autores que trabalharam ou discutiram a utilização destas ferramentas na sala de aula pontuam de forma positiva e agregam valores a sua utilização, destacando ações educativas não somente na sala de aula, mas em aulas de campo e laboratórios mostrando, assim, a interdisciplinaridade entre a Biologia e estas ferramentas tecnológicas.
Palavras-chave: Recursos geotecnológicos. Processo de ensino aprendizagem. Tecnologias.

Abstract:
Technological tools are present in every people's lives in different places and in classrooms. This research aims to present the use of some geotechnology tools to improve the process of teaching and learning in schools, especially in Biology classes. This bibliographic study is based on online scientific studies found in Scielo and Academic Google. The research focus on 13 studies conducted in the period from 2013 to 2017 and that have the following keywords: geo-ecological resources, technologies, and teaching. Taking into consideration the singularities of geotechnology, the study conducted a bibliographic analysis in two steps: 1. Results found in a bibliographic research. 2. Usage and application of geotechnologies in Biology classes. The conclusion of the study states that authors, which discussed the usage of the mentioned tools, considered them positive and valuable. These educational actions are not restricted to classrooms, as they also appear in field classes and laboratories, thus showing us the interdisciplinarity between Biology and technological tools.
Keywords: Geotechnological resources. Teaching and learning process. Technologies.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
MAIA, JOSÉ EDNEUDO DA COSTA. FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DO USO DAS GEOTECNOLÓGIAS NAS AULAS DE BIOLOGIA. 2018. 34 f. Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 16 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1