PROCESSOS FORMATIVOS E A CONSTITUIÇÃO DA DOCENCIA ONLINE:
O UNIVERSO PARALELO DE ALICE
Autor(es):
ROCHA, SINARA SOCORRO DUARTE
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2013
Resumo:
Na atualidade, vivenciamos o crescimento acelerado de
cursos a distância, principalmente no ensino superior, o que demanda maior
procura por profissionais qualificados para compreender e atuar nessa
modalidade de ensino. No contexto da cibercultura, o professor é convidado a
atuar em uma modalidade distinta do ensino presencial, “um universo paralelo”,
que requer consequentemente novas competências e habilidades. Especificamente
no contexto brasileiro, a formação de professores para atuar na EaD online é um tema complexo, pois inexiste
uma regulamentação específica sobre essa temática. Diversos pesquisadores
enfocam a relevância da atuação do professor tutor para o sucesso da EaD;
contudo, são escassos os estudos acerca da formação oferecida aos professores
tutores e sua relação com a atividade docente exercida. Neste cenário, por meio
de uma metáfora com o conto “Alice no
País das Maravilhas”, esta pesquisa procurou, como objetivo geral, analisar
as contribuições de um curso de formação de professores tutores para o
exercício da docência online, a
partir do modelo UAB, na Universidade Federal do Ceará. Os objetivos
específicos foram: a) identificar os aspectos metodológicos referentes ao
modelo de formação inicial de professores tutores da UAB/UFC; b) analisar os
documentos constitutivos do curso de formação inicial de professores tutores na
instituição pesquisada; c) compreender, a partir das percepções dos professores
tutores, a contribuição da sua formação para a constituição da docência em EaD.
A metodologia adotada assentou-se no paradigma interpretativo, utilizando
métodos mistos de pesquisa. Envolveu técnicas qualitativas (entrevista e
pesquisa documental) e quantitativa (survey
online). A amostra aleatória e representativa da população foi composta por
159 professores tutores que concluíram a formação inicial de tutores nos anos
de 2010 e 2011. O instrumento de
coleta de dados foi um questionário eletrônico disponibilizado no software livre LimeSurvey. O link para acesso ao questionário foi enviado aos
participantes por e-mail. Os dados
qualitativos foram analisados mediante análise de conteúdo. Análise estatística
descritiva foi aplicada aos dados quantitativos, com apoio do software SPSS. Os resultados apontam que
no que se refere à formação proposta pela instituição pesquisada, os
professores tutores participantes reconhecem sua importância. Embora bem
avaliada pela amostra, ela deixou lacunas no que se refere à prática
pedagógica, como a ausência de discussão sobre as condições laborais do professor
tutor, o predomínio de atividades teóricas em detrimento das atividades
práticas e a subutilização de recursos tecnológicos do AVA empregado. A EaD online,
por ser uma modalidade de ensino diferenciada do ensino presencial, requer o
conhecimento pelos professores tutores de tecnologias, metodologias e didáticasespecíficas.
Palavras-chave: Educação a Distância; Formação de Professores;Professor Tutor; Universidade Aberta doBrasil.
Abstract:
Não informado
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
ROCHA, SINARA SOCORRO DUARTE. PROCESSOS FORMATIVOS E A CONSTITUIÇÃO DA DOCENCIA ONLINE:
O UNIVERSO PARALELO DE ALICE
. 2013. 209 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024
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