Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FORMAÇÃO AUDIOVISUAL DO PROFESSOR DE HISTÓRIA: O VÍDEO DOCUMENTÁRIO E A ONG ENCINE

Autor(es):
FERNANDES, MÁRCIO REGIS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
Este trabalho é resultante de uma pesquisa, que enfocou a proposta de formação de
professores desenvolvida pela ONG Encine, durante doze meses. Teve como
pressuposto teórico, que a produção e utilização do vídeo documentário, na
perspectiva da educomunicação, contribuem para o ensino e aprendizagem da
história. Como fundamentação básica, adotaram-se os teóricos que estudam
cinema, formação de professores e audiovisual para o ensino da história. Formulou-
se como objetivo principal identificar os aspectos dessa formação que propiciaram o
uso e a produção de audiovisual na escola. Na perspectiva weberiana, o
pesquisador elaborou um tipo ideal como ferramenta de análise da realidade
estudada e, também, as seguintes categorias de análise: educomunicação, saberes
docentes e o audiovisual no ensino da história. Além disso, aplicaram-se os
instrumentos de investigação: análise documental, observação e entrevista. Os
resultados da pesquisa indicaram que a Encine adota os pressupostos da
educomunicação e utiliza o audiovisual, somado às novas tecnologias da informação
e da comunicação, no processo formativo de professor. Com base na trajetória desta
pesquisa, afirma-se que, no plano ideativo, a formação em audiovisual para
professores de história precisa acompanhar as constantes mudanças ocorridas na
cultura escolar, pois cabe à escola expandir seu poder comunicacional além do
acesso à informação e, assim, produzir conhecimento.
Palavras-chave: Educomunicação. Audiovisual. Vídeo documentário. Formação de
professores de História. Ensino de História.

Abstract:
This dissertation is the result of a research focused on the proposal of teacher
development, coordinated by the NGO Encine, during 12 months. As for theoretical
assumptions, the production and utilization of the documentary video in the
education/communication point of view, contributes to the history teaching and
learning. As theoretical basis, we chose researches who study cinema, teacher
development and audiovisual to history teaching. As the main goal, we identified
aspects of teacher development, which facilitate the use and production of
audiovisual in school. In the weberiana perspective, the researcher elaborated an
ideal type as a tool of analysis of the studied reality, including the following
categories of analysis: education/communication, teacher knowledge and audiovisual
in history teaching. We also applied the following instruments of research:
documentary analysis, observation and interview. The results of this research show
that Encine adopts the assumptions of education/communication and uses the
audiovisual plus the new information and communication technologies in the teacher
development process. Based on this research journey, we assert that in the idealistic
plan, the audiovisual development to history teachers needs to follow the constant
changes occurred in the current school culture. It`s up to the school to expand its
communication power beyond the access to information in order to produce
knowledge.
KEY WORDS: Education/communication. Audiovisual. Documentary video. Teacher
development

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
FERNANDES, MÁRCIO REGIS. FORMAÇÃO AUDIOVISUAL DO PROFESSOR DE HISTÓRIA: O VÍDEO DOCUMENTÁRIO E A ONG ENCINE. 2014. 180 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 30 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1