Este trabalho é resultante de uma pesquisa, que enfocou a proposta de formação de
professores desenvolvida pela ONG Encine, durante doze meses. Teve como
pressuposto teórico, que a produção e utilização do vídeo documentário, na
perspectiva da educomunicação, contribuem para o ensino e aprendizagem da
história. Como fundamentação básica, adotaram-se os teóricos que estudam
cinema, formação de professores e audiovisual para o ensino da história. Formulou-
se como objetivo principal identificar os aspectos dessa formação que propiciaram o
uso e a produção de audiovisual na escola. Na perspectiva weberiana, o
pesquisador elaborou um tipo ideal como ferramenta de análise da realidade
estudada e, também, as seguintes categorias de análise: educomunicação, saberes
docentes e o audiovisual no ensino da história. Além disso, aplicaram-se os
instrumentos de investigação: análise documental, observação e entrevista. Os
resultados da pesquisa indicaram que a Encine adota os pressupostos da
educomunicação e utiliza o audiovisual, somado às novas tecnologias da informação
e da comunicação, no processo formativo de professor. Com base na trajetória desta
pesquisa, afirma-se que, no plano ideativo, a formação em audiovisual para
professores de história precisa acompanhar as constantes mudanças ocorridas na
cultura escolar, pois cabe à escola expandir seu poder comunicacional além do
acesso à informação e, assim, produzir conhecimento.
Palavras-chave: Educomunicação. Audiovisual. Vídeo documentário. Formação de
professores de História. Ensino de História.