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Repositório Institucional - UECE
Título:
SABERES DOCENTES DE INSTRUTORES MOBILIZADOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INICIAL E CONTINUADA: UM ESTUDO DE CASO

Autor(es):
PINTO, ALCILANE MOTA SAAVEDRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
Este estudo discute sobre os saberes docentes mobilizados por instrutores em sua prática
pedagógica em cursos da formação inicial e continuada, a partir de um estudo de caso
numa instituição de educação profissional localizada no Município de Fortaleza/CE com
delimitação na contratação específica para a atuação em cursos de capacitação. Teve como
objetivo maior analisar que saberes docentes os instrutores mobilizam para exercer suas
funções de professor nestes cursos. Para atingir tal proposição buscou-se identificar o perfil
profissional exigido dos instrutores que estão atuando no campo da docência para a
Educação Profissional, no âmbito da Formação Inicial e Continuada; compreender que
saberes foram utilizados pelos instrutores oriundos da sua formação inicial, no cotidiano da
prática docente desenvolvida no lócus investigado; bem como verificar se houve
preocupação advinda da instituição e dos profissionais envolvidos na instrutoria com a
qualificação pedagógica, para atuar nesse campo especifico da docência. A pesquisa é de
natureza descritiva, com abordagem qualitativa, e fundamentada em revisão bibliográfica e
estudo de caso único. Utilizou-se como método de pesquisa o cruzamento de dados da
entrevista semiestruturada, dos documentos referentes ao Projeto Político Pedagógico,
Regimento Escolar da referida instituição, das legislações que versam sobre o contexto da
Educação Profissional no Brasil. A amostra dos sujeitos para compor o quadro dos
participantes da investigação prescindiu dos seguintes critérios: terem sido contratados
formalmente pela referida instituição para desenvolver atividades docentes no período de
Janeiro a Dezembro de 2011; terem sido contratados para ministrar cursos de Formação
Inicial e Continuada nos cursos de capacitação; estarem atuando em sala de aula nos
cursos previstas na contratação inicial; e, terem disponibilidade, aceitando participar da
pesquisa. Como recurso auxiliar, na análise de dados, fez-se uso da tecnologia, utilizando
os programas do pacote Office para ajudar no tratamento das informações, na apresentação
dos resultados e no gerenciamento dos achados coletados na pesquisa. Foram identificadas
duas categorias: perfil profissional e qualificação profissional que, por sua vez, deram
origem a subcategorias: Experiência Docente; Docência e Educação Profissional; Formação
pedagógica; Planejamento; Saberes docentes e prática pedagógica; Formação inicial e
continuada; Experiências formativas. Fundamentação teórica em Tardif (2010), Pimenta
(2012), Franco (2012), Nóvoa (1992), Manfredi, (2002), Imbernón (2010), Bonamino (1999),
Kuenzer (1999), Franco (2012), Freitas e Biccas (2009), Mury (2011), Paschoalino (2010),
Borges (2010), Almeida e Biajone (2005), Papi (2005), Negrini (2008), Coelho (2006),
Pereira (2009), Gomes (2004), Melo e Domingues (2004), Camargo (2008), Forster e Antich
(2009), Lima (2011), Soares (2006), Soares (2007), Nunes (2007), Firmino e Cunha (2005),
Pires (2008), entre outros. Os resultados apontam que, tanto na perspectiva dos instrutores
quanto da instituição, há um movimento de reconhecimento e valorização quanto à
necessidade de se ter ou desenvolver qualificação no âmbito pedagógico, para atuar em
sala de aula, o que vem a reforçar o posicionamento inicial desta pesquisadora, quanto à
necessidade das entidades governamentais do Brasil construírem Políticas de Formação
Inicial e Continuada de professores para a Educação Profissional, visto que a legislação
vigente não contempla as todas vertentes dessa modalidade de ensino.
Palavras-Chave: Formação de Professores. Saberes Docentes. Educação Profissional.

Abstract:
This study discusses about the teaching knowledge of instructors mobilized by their
pedagogical practice in courses of Initial and Continuing Professional Education: a case
study with specific delimitation in contracting for performance in training courses in locus
investigated. It had as the largest objective analyze what teaching knowledges the instructors
mobilize to perform their teaching duties in these courses. To achieve such a proposition it
was sought to identify the professional profile required of instructors who are working in the
teaching field for Professional Education within the Initial and Continuing
Training; understand which knowledges were used by instructors coming from their initial
training in daily teaching practice developed in locus investigated; as well as check if there
was any concern arising out of the institution and the professionals involved in instructory
with pedagogical qualification to work in this specific field of teaching. The research is
descriptive in nature, with a qualitative approach, based on literature review and single case
study. It was used as a research method the data crossing of the semi structured interview,
the documents relating to the Political Pedagogical Project, School Rules of the
aforementioned institution, of laws that deal with the context of Professional Education in
Brazil. The sample of subjects to compose the framework of the research participants waived
the following criteria: they have been formally hired by that institution to develop teaching
activities for the period from January to December 2011; they have been hired to teach
courses in Initial and Continuing Qualification training courses; they are performing in the
classroom in courses provided on the initial hiring; and, have availability, accepting to
participate the research. As an auxiliary feature, in data analysis, it was used technology,
using Office pack programs to assist in processing information, in the presentation of results
and management of the findings collected in the survey. Two categories were identified:
professional profile and qualification which, in turn, gave rise to subcategories: Teaching
experience; Teaching and Professional Education; Pedagogical education; planning;
Teaching Knowledges and teaching practice; Initial and continuing education; Formative
experiences. Theoretical foundation in Tardif (2010), Pimenta (2012), Franco (2012), Nóvoa
(1992), Manfredi, (2002), Imbernón (2010), Bonamino (1999), Kuenzer (1999), Franco
(2012), Freitas e Biccas (2009), Mury (2011), Paschoalino (2010), Borges (2010), Almeida e
Biajone (2005), Papi (2005), Negrini (2008), Coelho (2006), Pereira (2009), Gomes (2004),
Melo e Domingues (2004), Camargo (2008), Forster e Antich (2009), Lima (2011), Soares
(2006), Soares (2007), Nunes (2007), Firmino e Cunha (2005), Pires (2008), among
others. The results appoint that, both the perspective of the instructors and the institution,
there is a movement of recognition and appreciation on the necessity to have or develop
skills in the pedagogical context, to act in the classroom, which comes to reinforce the initial
positioning of this researcher, on the necessity of government entities in Brazil build Initial
and Continuing teachers Training Policies for Professional Education, as the current
legislation does not deal with all aspects of this mode of education.
Keywords: Teacher Training. Teaching Knowledges. Professional Education.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
PINTO, ALCILANE MOTA SAAVEDRA. SABERES DOCENTES DE INSTRUTORES MOBILIZADOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INICIAL E CONTINUADA: UM ESTUDO DE CASO. 2014. 181 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 1 de maio de 2024

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