Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
UM OLHAR HISTÓRICO SOBRE A COMUNIDADE DE AREMBEPE (1970 – 2012): (RE)SIGNIFICAÇÕES DA CONTRACULTURA HIPPIE

Autor(es):
SOUSA, GETÚLIO CAVALCANTE DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
Este trabalho faz um relato histórico da Aldeia Hippie de Arembepe, Camaçari, Bahia,
do período de sua fundação no fim da década de 1960 até o ano de 2012. A Aldeia
surgiu no auge da contracultura hippie que ocorreu na Europa e EUA e América Latina.
Trabalhamos com o conceito de comunidade para expressar as solidariedades
espontâneas não estruturadas, próprias do comportamento dos jovens da 1ª fase que
contribuíram para a sua solidificação com muitas festas, músicas, o uso de drogas e
naturismos. Na 2ª fase, entre 1983 a 1992, ocorreu a sedentarização dos alternativos,
descrevemos a formação dos primeiros núcleos familiares, o trabalho com arte. A 3ª
fase foi marcada pela luta pela terra entre os hippies e supostos proprietários da região,
terminando com a permanência dos alternativos. Surge o Projeto Tamar e participação
do poder público que constrói equipamentos para adaptar a aldeia a modernidade.
Concluímos que, ao longo da história da Aldeia, houve um investimento no turismo, a
proximidade com a urbanização, a construção de estradas, até chegada da energia
elétrica e água encanada em algumas barracas e as propostas de tombamento como
patrimônio histórico, artístico e cultural de Camaçari. Os hippies formaram famílias e a
aldeia permanece, mas ela se tornou também um condomínio familiar e turístico, assim
com um símbolo de ideais hippies da década de setenta.
Palavras chaves: Contracultura, Hippie, Aldeia, Arembepe

Abstract:
This research is about the Hippie Village of Arembepe, Camaçari, Bahia between the
period of its foundation in the late 1960s to the year 2012. The village appeared at the
height of the hippie counterculture that occurred in Europe, U.S. and Latin America. We
work with the concept of community to express spontaneous unstructured solidarity as
characteristics of the behavior of the young people of the 1st phase. It contributed to its
solidification with lots of parties, music, drug use and naturism. In the 2nd phase of the
village, from 1983 to 1992, it occurred the sedentary alternative, as we described as the
formation of the first nuclear families, working with arts and crafts. We can see the
appearing of a school called Escola do Menino Luz at the 3rd phase. It was marked by
the struggling for land among hippies and alleged owners of the region, ending with the
permanence of the alternative. So the Projeto Tamar came and with it the participation
of government that builded equipments to adapt the village for the modernity. We
conclude that during history of the village there were important changes as the
investment in tourism, and the electricity took place as well as the running water in
some tents. And there were some proposals to tipping the village as historical, artistic
and cultural heritage. The hippies razed their families and the village is still there, but it
looks like more a familiar and touristic condominium, a symbol of the seventies values.
Keywords: Counterculture, Hippie, Village, Arembepe.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SOUSA, GETÚLIO CAVALCANTE DE. UM OLHAR HISTÓRICO SOBRE A COMUNIDADE DE AREMBEPE (1970 – 2012): (RE)SIGNIFICAÇÕES DA CONTRACULTURA HIPPIE. 2013. 170 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1