A DESARTIFICAÇÃO DA ARTE EM THEODOR ADORNO: SERIA POSSÍVEL O CINEMA COM CAPACIDADE FORMATIVA?
Autor(es):
Oliveira, Emanuelle Beserra de
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2015
Resumo:
RESUMO
Em torno do fenômeno Entkustung da arte de Theodor Wiesengrund Adorno orbitam conceitos como indústria cultural, falsa mímesis, mundo administrado e semiformação. Dentro desse fenômeno o cinema deixa de se apresentar como arte e torna-se um produto de entretenimento de suma importância na indústria cultural que se utiliza de seu potencial para efetivar seus efeitos negativos de alienação, semiformação e indução a barbárie identificados, em seu exemplo máximo, no cinema Hollywoodiano, por outro lado a crítica de Adorno é despertada para um novo olhar acerca da sétima arte que está registrado em “Notas sobre o filme” e “Composições para filmes”. A possibilidade de um cinema com características emancipatórias, já embrionária, nesses textos, carrega uma influência de Alexander Kluge, um dos principais líderes do movimento de Oberhausen. Com base na Dialética Negativa (1966) que trabalha a não-identidade, essa possibilidade em Adorno de conduzir um ensaio sobre o filme com fins emancipatórios encontra uma saída no Antifilme.
Around the Entkustung art fenomenum of Theodor Wiesengrund Adorno circulates concepts like cultural industry, false mimesis, administrated world e semiformation. the cinema stops being presented as an art and becomes an entertainment product of high importance for the cultural industry, which uses its potential to enforce their negative impact, like alienation, semiformation and barbarism induction, in its biggest example, the Hollywood cinema, on the other side the critique of Adorno arouses for a new look of the seventh art, registered on “Transparencies on film” and “Composing for the films”. The possibility of a cinema with emancipated characteristics, already embryonic, on those articles follows an influence from Alexander Kluge, one of the main leaders of the Oberhausen movement. Based on the Negative Dialektik (1966) that Works with the non-identity, this possibility in Adorno of conducting a thesis about the movie with emancipated ends finds a conclusion on the Antifilm.
Oliveira, Emanuelle Beserra de. A DESARTIFICAÇÃO DA ARTE EM THEODOR ADORNO: SERIA POSSÍVEL O CINEMA COM CAPACIDADE FORMATIVA?. 2015. 107 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 19 de abril de 2024
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