A presente dissertação tem como objetivo principal analisar a relação entre mimese
e linguagem em Walter Benjamin. Este pensador elabora uma teoria mimética e
procura mostrar através das brincadeiras de crianças o que é a capacidade
mimética. Faz então uma diferenciação entre a magia da brincadeira do que é
material em relação ao brinquedo. O filósofo se atenta a um detalhe: o adulto
subestima a linguagem da criança. Engana-se que não há a linguagem nela. É pela
brincadeira que a forma infantil de se comunicar revela o quão não sabem os adultos
a importância da linguagem para as crianças. Na demonstração prática, o brinquedo
deixa a condição física para assumir um papel importante na comunicação das
crianças. Elas interagem com a natureza e é o viés de comunicação entre as
próprias crianças. Pode-se dizer que o brinquedo, a brincadeira e o jogo fazem parte
do campo da linguagem, descaracterizando de vez o que antes esses elementos
eram considerados como algo de distração. Conclui-se que a mimese e a linguagem
fazem parte de um processo de transformação. Mudança essa a começar pela
atitude, partindo da mimética e ligada à formação fundamental para o conjunto de
relações sociais modernas além também do princípio de toda aprendizagem infantil.
Palavras-chave: Linguagem. Brincadeira. Mimese.