AS VIDEOAULAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DA UECE
Autor(es):
SILVA, KARLA DENISE MARQUES DA
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2016
Resumo:
Nesse estudo evidenciamos as videoaulas como um suporte para a continuação do processo de aprendizagem dos conteúdos apresentados na sala de aula presencial convencional. As videoaulas foram entendidas como uma ferramenta para contribuir com o ensino-aprendizagem dos discentes do curso de Licenciatura Plena em Matemática da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O ensino mediado por tecnologia, fez com que à era digital viesse para alavancar o acesso à informação de forma prática, rápida e viável para os que a procuram. Retrata também sobre a utopia de Comenius de “ensinar tudo a todos”, nos voltando para os dias atuais, percebemos que com a tecnologia a favor da educação essa utopia pode se tornar realidade. Um exemplo para isso seriam as próprias videoaulas que alcançam um público alvo de pessoas ao redor do mundo. Salma Khan é uma personalidade atuante na ação de produzir videoaulas com a finalidade de contribuir para a educação de alunos ao redor do mundo. Atualmente existem duas modalidades para que uma pessoa seja considerada alfabetizada, que são a lectoescrita e a alfabetização digital. O objetivo desse estudo foi conhecer e analisar as videoaulas que são disponibilizadas no You Tube, e que são visualizadas por alguns dos discentes do Curso de Licenciatura Plena em Matemática da UECE, onde os mesmos se utilizam destas como um recurso didático para o seu processo de aprendizagem. Os procedimentos metodológicos abordados nesse estudo foram organizados em etapas: (1) inicialmente uma revisão bibliográfica (Franco Cambi, Moacir Gadoti, entre outros) e análise das videoaulas (parte técnica e didática); (2) a segunda etapa constituiu na aplicação de um questionário a 14 discentes da UECE e outro questionário aplicado a 4 docentes que produzem videoaulas, e que são os mais assistidos pelos discentes da pesquisa; (3) descrevemos algumas convergências e divergências entre os dados informados pelos discentes e docentes, bem como possibilidades. Como resultado as videoaulas procuram contribuir para minimizar as lacunas existentes no ensino-aprendizagem, iniciado em sala de aula e caracteriza-se como um recurso didático, do qual os discentes estão utilizando para estudar os conteúdos passados na sala de aula presencial convencional. Palavras-chave: Videoaulas. Recurso didático. Ensino-aprendizagem.
Abstract:
In this study, we present video classes as a support for the continuation of the learning process of the contents presented in traditional classrooms. The video classes are given as a tool to contribute to the teaching-learning process of the Mathematics Education students from the State University of Ceará (UECE). Technology-mediated education has made the digital age come to leverage the access to information in a practical, fast and workable way for those who seek it. It also shows Comenius' utopia of "teaching everything to everyone", returning to the present day, we realize that with technology in favor of education this utopia can become a reality. An example for this would be the video classes themselves that reach a target audience of people around the world. Salma Khan is an active personality in the action of producing video classes with the purpose of contributing to the education of students around the world. Currently, there are two modalities for a person to be considered literate, which are literacy and digital literacy. The objective of this study was to know and analyze the video classes that are available on You Tube, and which are visualized by some of the students of the Undergraduate Degree in Mathematics Education at UECE, where they use these as a didactic resource for their process of learning. The methodological procedures addressed in this study were organized in stages: (1) initially a literature review (Franco Cambi, Moacir Gadoti, among others) and analysis of video classes (technical and didactic part); (2) the second stage consisted in the application of a questionnaire to 14 students from the UECE and another questionnaire applied to 4 teachers who produce video classes, and who are the most attended by the students of the research; (3) we describe some convergences and divergences between the data reported by the students and teachers, as well as possibilities. As a result, video classes seek to contribute to minimize the existing lack in teaching-learning, started in the classroom and characterized as a didactic resource, which the students are using to study the content passed in the traditional classroom. Keywords: Video classes. Didactic resource. Teaching-learning process.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
SILVA, KARLA DENISE MARQUES DA. AS VIDEOAULAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DA UECE. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2016) – Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1