Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
AS VIDEOAULAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DA UECE

Autor(es):
SILVA, KARLA DENISE MARQUES DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
Nesse estudo evidenciamos as videoaulas como um suporte para a continuação do
processo de aprendizagem dos conteúdos apresentados na sala de aula presencial
convencional. As videoaulas foram entendidas como uma ferramenta para contribuir
com o ensino-aprendizagem dos discentes do curso de Licenciatura Plena em
Matemática da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O ensino mediado por
tecnologia, fez com que à era digital viesse para alavancar o acesso à informação de
forma prática, rápida e viável para os que a procuram. Retrata também sobre a
utopia de Comenius de “ensinar tudo a todos”, nos voltando para os dias atuais,
percebemos que com a tecnologia a favor da educação essa utopia pode se tornar
realidade. Um exemplo para isso seriam as próprias videoaulas que alcançam um
público alvo de pessoas ao redor do mundo. Salma Khan é uma personalidade
atuante na ação de produzir videoaulas com a finalidade de contribuir para a
educação de alunos ao redor do mundo. Atualmente existem duas modalidades para
que uma pessoa seja considerada alfabetizada, que são a lectoescrita e a
alfabetização digital. O objetivo desse estudo foi conhecer e analisar as videoaulas
que são disponibilizadas no You Tube, e que são visualizadas por alguns dos
discentes do Curso de Licenciatura Plena em Matemática da UECE, onde os
mesmos se utilizam destas como um recurso didático para o seu processo de
aprendizagem. Os procedimentos metodológicos abordados nesse estudo foram
organizados em etapas: (1) inicialmente uma revisão bibliográfica (Franco Cambi,
Moacir Gadoti, entre outros) e análise das videoaulas (parte técnica e didática); (2) a
segunda etapa constituiu na aplicação de um questionário a 14 discentes da UECE
e outro questionário aplicado a 4 docentes que produzem videoaulas, e que são os
mais assistidos pelos discentes da pesquisa; (3) descrevemos algumas
convergências e divergências entre os dados informados pelos discentes e
docentes, bem como possibilidades. Como resultado as videoaulas procuram
contribuir para minimizar as lacunas existentes no ensino-aprendizagem, iniciado em
sala de aula e caracteriza-se como um recurso didático, do qual os discentes estão
utilizando para estudar os conteúdos passados na sala de aula presencial
convencional.
Palavras-chave: Videoaulas. Recurso didático. Ensino-aprendizagem.

Abstract:
In this study, we present video classes as a support for the continuation of the
learning process of the contents presented in traditional classrooms. The video
classes are given as a tool to contribute to the teaching-learning process of the
Mathematics Education students from the State University of Ceará (UECE).
Technology-mediated education has made the digital age come to leverage the
access to information in a practical, fast and workable way for those who seek it. It
also shows Comenius' utopia of "teaching everything to everyone", returning to the
present day, we realize that with technology in favor of education this utopia can
become a reality. An example for this would be the video classes themselves that
reach a target audience of people around the world. Salma Khan is an active
personality in the action of producing video classes with the purpose of contributing
to the education of students around the world. Currently, there are two modalities for
a person to be considered literate, which are literacy and digital literacy. The
objective of this study was to know and analyze the video classes that are available
on You Tube, and which are visualized by some of the students of the
Undergraduate Degree in Mathematics Education at UECE, where they use these as
a didactic resource for their process of learning. The methodological procedures
addressed in this study were organized in stages: (1) initially a literature review
(Franco Cambi, Moacir Gadoti, among others) and analysis of video classes
(technical and didactic part); (2) the second stage consisted in the application of a
questionnaire to 14 students from the UECE and another questionnaire applied to 4
teachers who produce video classes, and who are the most attended by the students
of the research; (3) we describe some convergences and divergences between the
data reported by the students and teachers, as well as possibilities. As a result, video
classes seek to contribute to minimize the existing lack in teaching-learning, started
in the classroom and characterized as a didactic resource, which the students are
using to study the content passed in the traditional classroom.
Keywords: Video classes. Didactic resource. Teaching-learning process.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SILVA, KARLA DENISE MARQUES DA. AS VIDEOAULAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DA UECE. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2016) – Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1