Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DE HORTA ORGÂNICA NA ESCOLA

Autor(es):
MORAIS, CHRISTOPHER RENNER SILVA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
A horta no contexto escolar é um meio de ensino não-formal que permite aplicar atividades interdisciplinares e temas transversais como a Educação Ambiental. Dentro deste contexto, o trabalho objetivou a perscrutar a percepção e atuação de alunos de Ensino Médio de uma escola da Rede Pública Estadual em Fortaleza, CE, em relação a uma atividade de educação ambiental em espaços não-formais, a Horta Escolar. Foram realizadas duas palestras (a importância da horta e como os seres vivos atuam no solo) e duas práticas (construção de uma horta e de uma composteira orgânica). Após as atividades, os discentes responderam um questionário com dez perguntas subjetivas e objetivas. De acordo com os dados obtidos, os alunos consideraram como meio ambiente: seres vivos (12,67%), natureza (8,45%), meio (7,04%), vivemos (6,43%), não-vivos (3,52%); o ensino de educação na escola foi considerado regular (56%) se enquadrando nas categorias: foco na escola, projetos desenvolvidos, bom ensino; 94% disseram não possuir horta em casa. A palestra sobre “a importância da horta” foi considerada boa por 66,67% dos discentes e a sobre “ecologia e a importância dos seres vivos no solo” foi avaliada como excelente e boa (42,86% cada); a palestra sobre horta escolar teve importância médio-alta (43,24%), interesse médio-alto (45,95%), mas a compreensão foi média (29,73%), já sobre a vida no solo, teve importância alta (43,24%), interesse médio-alto (37,84%), e compreensão alta (37,84%); o que mais chamou atenção no documentário foram biodiversidade dos seres encontrados no solo, desenvolvimento das plantas e interação desses seres vivos no solo. As práticas de horta vertical e a de composteira orgânica foram consideradas boas com 43,24% e 52,94%, respectivamente; a prática sobre horta vertical variou de alta (36,11%) a média-alta (38,89%) quanto à importância, o interesse foi alto (36,11%), a compreensão da atividade foi médio-alta (33,33%) e a prática de composteira orgânica teve importância alta (44,44%), interesse alto (38,89%), e a compreensão foi médio-alta (38,89%); 59% avaliaram as práticas sendo melhor que aulas teóricas e que o uso de material reciclável é importante (94%) e justificaram com ajudar o meio ambiente, poluição e econômico; houve um aumento de 100% dos conhecimentos após as palestras e entre 50% e 150% nas práticas. Portanto, essas atividades são importantes para o contato dos alunos com o meio ambiente, estimula a curiosidade e aprender na prática conteúdos vistos na teoria.
Palavras-Chave: Horta escolar. Ensino não-formal. Interdisciplinaridade.

Abstract:
The garden in the school context is a non-formal teaching medium that allows to apply interdisciplinary activities and cross-cutting themes such as Environmental Education. Within this context, the objective of this work was to examine the perception and performance of high school students of a school of the State Public Network in Fortaleza, CE, in relation to an environmental education activity in non-formal spaces, Horta Escolar. Two lectures were held (the importance of the garden and how living beings act on the soil) and two practices (construction of a vegetable garden and an organic compost). After the activities, the students answered a questionnaire with ten subjective and objective questions. According to the data obtained, the students considered as environment: living beings (12.67%), nature (8.45%), medium (7.04%), we lived (6.43%), non-living (3.52%); the teaching of education in the school was considered regular (56%) falling within the categories: school focus, developed projects, good teaching; 94% said they did not own a home garden. The lecture on "importance of the garden" was considered good by 66.67% of the students and the "ecology and importance of living beings in the soil" was evaluated as excellent and good (42.86% each); (43.24%), medium-high interest (45.95%), but the comprehension was average (29.73%), already on life in the soil, had a high importance (43.24%), medium-high interest (37.84%), and high comprehension (37.84%); what most drew attention in the documentary were the biodiversity of the beings found in the soil, the development of plants and the interaction of these living beings in the soil. The practices of vertical garden and the organic compost were considered good with 43.24% and 52.94%, respectively; (36.11%), medium-high (38.89%) in terms of importance, interest was high (36.11%), the understanding of the activity was medium-high (33, 33%) and the organic compost practice had high importance (44.44%), high interest (38.89%), and understanding was medium-high (38.89%); 59% evaluated the practices being better than theoretical classes and that the use of recyclable material is important (94%) and justified with helping the environment, pollution and economic; there was a 100% increase in knowledge after the lectures and between 50% and 150% in the practices. Therefore, these activities are important for students' contact with the environment, stimulate curiosity and learn in practice content seen in theory.
Keywords: School gardening. Non-formal education. Interdisciplinarity.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
MORAIS, CHRISTOPHER RENNER SILVA. EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DE HORTA ORGÂNICA NA ESCOLA. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2019) – Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1