Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A PROTAGONISTA É A AIDS: REPRESENTAÇÕES E ESTIGMAS DA NOVA SÍNDROME NOS FILMES: AIDS, ACONTECEU COMIGO 1985 E FILADÉLFIA 1993.

Autor(es):
BARROS, BRUNA APARECIDA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
Esta pesquisa consiste em construir níveis de compreensão referente às representações da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS, no âmbito da sétima arte apresentados nas obras ficcionais: AIDS Aconteceu comigo de 1985 e Filadélfia de 1993. Ambas as obras são as primeiras produções fílmicas estadunidenses e tem como temática principal esta enfermidade na Televisão e no Cinema, respectivamente. Através das metodologias de abordagem entre Historia e cinema e interpretações da linguagem fílmica se compreende as diversas mensagens dos filmes em questão, onde não se pode resumir apenas em obras de arte, contudo se constituem um agente histórico, cultural e social, que interfere direta ou indiretamente na sociedade da qual se oriunda. A finalidade desta pesquisa recai numa tentativa de conhecimento dos modos como a doença e o doente foram apresentados nestes filmes, pois embora saibamos que a arte não possui nenhum compromisso com a ―verdade‖, porém a calamidade causada pela Síndrome da Imunodefiencia Adquirida provoca uma cobrança de lealdade em suas representações, chegando também a representar nas produções fílmicas os níveis de estigmatização dos enfermos nos personagens.
Palavras-chave: AIDS. Níveis de estigmatização. Representação. Filme.

Abstract:
Esta investigación es una construcción de niveles de comprensión con respecto las representaciones del Síndrome de Inmunodeficiencia Adquirida - SIDA dentro del séptimo arte a través de las obras de ficción: Helada Temprana 1985 y Filadelfia 1993. Ambas obras son producciones fílmicas de los Estados Unidos de la América con el tema principal de la enfermedad en televisión y cine, respectivamente. A través de las metodologías de la Historia y de la película y de la interpretación del lenguaje cinematográfico se entienden los diversos mensajes de las películas en cuestión, que no puede ser restringido solamente en las obras de arte, sin embargo constituir un agente histórico, cultural y social, que interfieren directa o indirectamente en la sociedad de la que se originó. El propósito de esta investigación se centra en los estados de conocimiento como la enfermedad y el enfermo se muestran en estas películas, se sabe que el arte no tiene compromiso con la ―verdade‖, pero la calamidad causada por la Síndrome de la Imunodeficiencia Adquirida provoca una cobranza de lealtad en sus representaciones, también llegando la representar las producciones fílmicas los niveles de estigmatización de los enfermos en los personajes.
Palabrasclave: SIDA. Los niveles de estigmatización. De representación. Películas.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
BARROS, BRUNA APARECIDA. A PROTAGONISTA É A AIDS: REPRESENTAÇÕES E ESTIGMAS DA NOVA SÍNDROME NOS FILMES: AIDS, ACONTECEU COMIGO 1985 E FILADÉLFIA 1993.. 2017. 246 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 23 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1