Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
VEM JOGAR MAIS EU, MANO MEU: CARTOGRAFANDO A CAPOEIRA NA CIDADE DE CAMOCIM COMO JOGO DE LINGUAGEM E RESISTÊNCIA NEGRA

Autor(es):
CORDEIRO, GILSON SOARES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
O trabalho de pesquisa VEM JOGAR MAIS EU, MANO MEU: CARTOGRAFANDO A
CAPOEIRA NA CIDADE DE CAMOCIM COMO JOGO DE LINGUAGEM E RESISTÊNCIA
NEGRA insere-se no amplo escopo de estudos em Pragmática Cultural, filiando-se de forma
mais ampla aos estudos em Linguística Aplicada, agregando a Pragmática Cultural às
noções de Linguista Aplicada indisciplinar, mestiça e transgressora. A pesquisa teve como
objetivo analisar o jogo de linguagem capoeira, mais notadamente, a capoeira praticada pelo
Grupo de Capoeira Regional Mestre Ávila na cidade de Camocim-CE, a partir da vivência
das regras inscritas no jogo, entendendo essa prática cultural como jogo de linguagem e
prática de tradução intercultural. Para a efetivação da pesquisa, utilizamos, em linhas gerais,
dos seguintes aportes teóricos: as ponderações da Filosofia da Linguagem Ordinária (FLO),
sobretudo nas concepções de jogos de linguagem e as regras culturais destes jogos
propostas por Wittgenstein, somadas às ponderações de atos de falas e suas dimensões
locucionárias, ilocucionárias, perlocucionárias propostas por Austin; as discussões sobre
epistemologias norte e sul; as problematizações do lugar híbrido entre sujeito pesquisador e
também sujeito do universo pesquisado, no nosso caso, pesquisador e capoeirista; o debate
em torno da dimensão de comprometimento político como negro intelectual. Como método
de análise, baseamo-nos nos princípios da cartografia intervencionista em que nos
propusemos a acompanhar processos, seguindo pistas cartográficas. Como resultado da
análise, dentre outro pontos, ponderamos que as regras “mandinga”, “corpo”, “axé”, “roda” e
“mestre” parecem ser parte constituintes primordiais desse jogo, mas não dão conta do
entendimento de todo o jogo de capoeira, o jogo é sempre aberto e contingencial, motivado
pelo uso histórico e social; vimos também que as regras devem ser problematizadas no
próprio jogar. Surgiu também como apontamento analítico que realmente as falas dos
capoeiras comportam-se como atos de fala e as dimensões já elencadas destes atos
repercutem na formação desse jogo. Percebemos também que a capoeira insere-se como
uma prática da ordem subalterna e resistência da cultura negra na cidade. Quanto aos
aspectos da tradução intercultural, propusemos que a capoeira trata-se de uma atividade da
ordem intercultural uma vez que emerge do entrelaçamento de diferentes substratos
culturais formadores, procurando suplantar a ideia de que haja substratos culturais negro,
indígena e branco como origens míticas e estanques, apostando muito mais nesses
substratos como construções políticas, por vezes tangenciais, híbridas e intercambiantes,
trata-se de um processo tradutório infinito que, ao longo do tempo, revitaliza traços já
consolidados em novas urgências políticas.
Palavras-chave: Cartografia. Jogos de linguagem. Negritude. Capoeira.

Abstract:
The research VEM JOGAR MAIS EU, MANO MEU: CARTOGRAFANDO A CAPOEIRA NA
CIDADE DE CAMOCIM COMO JOGO DE LINGUAGEM E RESISTÊNCIA NEGRA deals
with the wide scope of Pragmatics Studies and it is also considered a branch of the studies
on Applied Linguistics what puts Pragmatics in contact with Applied Linguistics features:
“non-disciplinary”, mixture and transgression. The objective of the research was to analyze
the language game capoeira, more strictly, capoeira practiced by the group Capoeira
Regional Mestre Ávila, located in Camocim-CE, we were together with the capoeira fighters
in order to analyze the intrinsic rules of this game, taken this capoeira as a game language
and an intercultural translation. In order to bring about the research, we basically worked with
the following theory: Ordinary Language Philosophy (OLP), mainly with the concepts of
language games and its cultural rules proposed by Wittgenstein; the concepts of speech acts
and its locutionary, illocutionary and perlocutionary dimensions proposed by Austin; the
discussions on North and South epistemologies; the discussions on the hybridist place in
which the researcher is built as the researcher himself and also subject in the analyzed
universe, in our case, researcher and capoeira player; the debate on the political
compromise as black intellectual. As analytical method, we based the research on the
interventional cartographic procedures which deals with the concept of following processes
and clues. As results of analyses, among other observations, we discuss that the rules
“mandinga”, “corpo”, “axé”, “roda” and “mestre” seems to be primary parts of the constitution
of this game, but, those rules are not enough sufficient to give support to understand the
whole game . The game is always open and contingential, motivated by its historical and
social use, we also proved that the rules must be discussed in the moment of playing. It was
also pointed out that the speech of capoeira fighters are speech acts and the dimensions of
these acts have influence on the building of this game. We realized as well that capoeira is a
subaltern and resistant black practice in Camocim. In relation to the Intercultural Translation,
it emerges from the interaction of different cultural substrates, trying to overcome the idea
that Indian, Black and White substrates could be mythic and rigid origins, we believed much
more that those substrates are political constructions which, sometimes, occur as tangential,
hybridist and intercommunicative sociability; this translation is an infinite movement that,
through the time, vitalizes ‘consolidated traces’ into new political demands.
Key-words: Cartography. Game languages. Blackness. Capoeira. Camocim.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
CORDEIRO, GILSON SOARES. VEM JOGAR MAIS EU, MANO MEU: CARTOGRAFANDO A CAPOEIRA NA CIDADE DE CAMOCIM COMO JOGO DE LINGUAGEM E RESISTÊNCIA NEGRA. 2015. 252 f. Tese (Doutorado em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1