Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O BRINCAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autor(es):
VASCONCELOS, CAMILA VITÓRIA DE SOUSA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
As atividades lúdicas ou brincadeiras passaram por muitas modificações ao longo do tempo, até ganharam um novo sentido nos aspectos cognitivo, motor, afetivo e social, usados no desenvolvimento educacional para crianças e até adultos. Este trabalho foi desenvolvido em três capítulos, nos quais definimos o histórico da Ludicidade, em seguida analisamos a sua importância com a criança e a contribuição do brincar no contexto sócio-cognitivo. Percebe-se através da análise de amostra em locus com 25 crianças, pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, a importância da tricotomia do lúdico: brinquedo, brincadeira e jogo, para , uma turma do ensino fundamental I, de uma escola particular situada em Maracanaú, onde as atividades lúdicas em sala de aula são escassas, estando presentes somente no período do intervalo. As atividades lúdicas são de extrema importância, na qual necessitam compreender o mundo não só através dos livros, mas também através do brincar. Em observação, podemos constatar que o brincar tem inteira relação com a aprendizagem escolar, e que as crianças se desenvolvem através dessas atividades lúdicas. Portanto cabe aos professores do fundamental I incluir em seus planejamentos escolares ferramentas lúdicas, com a função de promover a construção do conhecimento, a interação, a cooperação, a imaginação e criatividade, para a resolução de problemas desenvolvidos nos conteúdos propostas .
Palavras-chave: Brincar. Criança. Ludicidade. Desenvolvimento.

Abstract:
Playful activities or jokes have undergone many modifications over time, until they have gained new meaning in the cognitive, motor, affective and social aspects used in educational development for children and even adults. The monograph was devel-oped in three chapters, in which we define the history of Ludicidade, then we analyze its importance with the child and the contribution of play in the socio-cognitive con-text. The analysis of the sample in a locus with 25 children, a bibliographical research and a qualitative approach, to the importance of play trichotomy: toy, play and play, for a class of elementary school I, of a private school located in Maracanaú, Where play activities in the classroom are scarce, being present only in the interval period. Play activities are extremely important, in which they need to understand the world not only through books, but also through play. In observation, we can see that play has an integral relationship with school learning, and that children develop through these ludic activities. Therefore it is up to the teachers of the fundamental I to include in their school plans ludic tools, with the function of promoting the construction of the Knowledge, interaction, cooperation, imagination and creativity, to solve problems developed in the proposed contents.
Keyword: Playing. Child. Ludedy. Development.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
VASCONCELOS, CAMILA VITÓRIA DE SOUSA. O BRINCAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL I. 2017. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2017) – Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1