Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
UMA DESCRIÇÃO DO MOVIMENTO HISTORIOGRÁFICO DA COLEÇÃO A CONQUISTA DA MATEMÁTICA: UM REVERSO DIDÁTICO METODOLÓGICO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO 6O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(es):
CARVALHO, VIRGÍLIO LÚCIO BARBOSA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
Ao longo dos anos o livro didático de matemática no Brasil vem passando por várias
mudanças tanto no aspecto político, aspecto físico e didático. A coletânea A Conquista da
Matemática teve sua 1a edição posta em circulação em 1976, com 40 anos servindo à
educação brasileira. O Livro Didático é de grande importância para o progresso permanente
do aluno, lhe proporciona desenvolvimento, cultural e social, um aporte de conhecimento para
a elaboração do plano de aula do docente. A História da Matemática é um recurso pedagógico
que visa à valorização do conhecimento, desperta no discente a questionamento como
teoremas farão sendo construídos. O objetivo deste trabalho é de investigar os livros didáticos
da coleção do 6a ano do Ensino Fundamental II e o 5a série do 1o grau, coletar e examinar
dados de como procedeu à inserção da História da Matemática na obra. O procedimento
metodológico terá o início da coleta e exame dos dados dos 3 livros da coleção sempre com o
olhar para a pergunta motriz. A perspectiva com esse trabalho e de servir de norteador para
futuros trabalhos.
Palavras-chave: História da matemática. Livro didático. A conquista da matemática.

Abstract:
Over the years the textbook of mathematics in Brazil has undergone several changes both in
the political aspect, physical and didactic aspect, this last one due to the changes in the
National Curricular Parameters. The collection The Conquest of Mathematics had its first
edition put into circulation in 1976, with 40 years serving the Brazilian education. The
Didactic Book is of great importance for the permanent progress of the student, provides him
with cultural and social development, a contribution of knowledge for the elaboration of the
lesson plan of the teacher. The History of Mathematics is a pedagogical resource that aims at
the valorization of knowledge, awakens in the student the questioning as theorems were
constructed. The objective of this work is to investigate the didactic books of the 6th grade
collection of Elementary School II and its predecessor, to collect and examine data on how it
proceeded to the insertion of the History of Mathematics in the work. The methodological
procedure will begin collecting and examining data from the 3 books of the collection always
with the look at the driving question. The perspective with this work and to guide future work.
Palavras-chave: History of mathematics. Textbook. The conquest of mathematics.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
CARVALHO, VIRGÍLIO LÚCIO BARBOSA DE. UMA DESCRIÇÃO DO MOVIMENTO HISTORIOGRÁFICO DA COLEÇÃO A CONQUISTA DA MATEMÁTICA: UM REVERSO DIDÁTICO METODOLÓGICO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO 6O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2017) – Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 19 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1