Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ALGUMAS CONCEPÇÕES SOBRE O USO DA HISTORIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA VISÃO DE ALGUNS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(es):
CAMURÇA, SANDRA PEREIRA SÔTO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
A História da Matemática se encontra entre as novas tendências da Educação
Matemática, embora seu potencial para o ensino e aprendizagem venha sendo
investigado por pesquisadores da área a muito tempo, que apontam esse recurso
como uma forma de compreender o desenvolvimento dos conceitos matemáticos,
promovendo um aprendizado significativo. O presente trabalho tem como objetivo
apresentar as concepções de alguns professores do Ensino Fundamental sobre o
uso da História da Matemática como recurso didático em sala de aula. Optamos
nesta pesquisa por uma metodologia de cunho qualitativo e quantitativo, através de
um estudo de caso. Foi aplicado um questionário com os professores da rede
municipal e particular de ensino do Município de Horizonte-CE, com o intuito de
conhecer as dificuldades para a utilização da História da Matemática em sala de
aula na perspectiva desses professores. Os resultados apontaram que os docentes
reconhecem a importância da História da Matemática para o ensino e a
aprendizagem, mas possuem muitas dificuldades para incorporar esse recurso aos
conteúdos do currículo escolar de um modo possa contribuir para a aprendizagem
dos alunos, sem que seja preciso inúmeras horas de pesquisa para o planejamento
dessas aulas. Com isso espera-se que essa pesquisa possa contribuir para
investigações futuras, no sentido de melhora a prática docente dos professores de
Matemática.
Palavras-chave: História da Matemática. Recurso didático. Ensino e aprendizagem.

Abstract:
Mathematics’ history is among the new trends in mathematics education although
researchers in the field are investigating its potential for teaching and learning for a
long time, pointing this feature as a way to understand the development of
mathematical concepts, promoting significant learning. This study aims to present the
point of view of some elementary school teachers about the use of the history of
mathematics as a teaching resource in the classroom. We chose this research as a
methodology of qualitative and quantitative nature, through a case study. We applied
a questionnaire with teachers of municipal and private schools in the city of Horizonte
- CE, in order to know the difficulties in the use of history of mathematics in
classroom from the perspective of those teachers. The results showed that the
teachers recognize the importance of the history of mathematics for teaching and
learning, but they have many difficulties to incorporate this resource into the contents
of the school curriculum as a way to contribute to student learning, without the need
of countless hours of research for the planning of these classes. We expect that this
research contribute for future investigations, to improve the practice of teaching
mathematics.
Keywords: History of Mathematics. Teaching resource. Teaching and learning.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
CAMURÇA, SANDRA PEREIRA SÔTO. ALGUMAS CONCEPÇÕES SOBRE O USO DA HISTORIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA VISÃO DE ALGUNS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2016) – Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 20 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1