A História da Matemática se encontra entre as novas tendências da Educação
Matemática, embora seu potencial para o ensino e aprendizagem venha sendo
investigado por pesquisadores da área a muito tempo, que apontam esse recurso
como uma forma de compreender o desenvolvimento dos conceitos matemáticos,
promovendo um aprendizado significativo. O presente trabalho tem como objetivo
apresentar as concepções de alguns professores do Ensino Fundamental sobre o
uso da História da Matemática como recurso didático em sala de aula. Optamos
nesta pesquisa por uma metodologia de cunho qualitativo e quantitativo, através de
um estudo de caso. Foi aplicado um questionário com os professores da rede
municipal e particular de ensino do Município de Horizonte-CE, com o intuito de
conhecer as dificuldades para a utilização da História da Matemática em sala de
aula na perspectiva desses professores. Os resultados apontaram que os docentes
reconhecem a importância da História da Matemática para o ensino e a
aprendizagem, mas possuem muitas dificuldades para incorporar esse recurso aos
conteúdos do currículo escolar de um modo possa contribuir para a aprendizagem
dos alunos, sem que seja preciso inúmeras horas de pesquisa para o planejamento
dessas aulas. Com isso espera-se que essa pesquisa possa contribuir para
investigações futuras, no sentido de melhora a prática docente dos professores de
Matemática.
Palavras-chave: História da Matemática. Recurso didático. Ensino e aprendizagem.