FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE DE PROFESSORES DE
MATEMÁTICA PARA O TRABALHO COM ADIÇÃO E
SUBTRAÇÃO
Autor(es):
PINHEIRO, JOSERLENE LIMA
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2014
Resumo:
A presente dissertação discute as contribuições de um curso online para a formação de professores de Matemática no trabalho com adição e subtração. Neste movimento parte-se do que apontam estudos na área da formação de professores, que indicam as poucas oportunidades de realização de cursos voltados para o ensino da disciplina, principalmente para os profissionais que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com a popularização das Redes Sociais na Internet, percebe-se que esses professores ingressam de forma intensiva nesses espaços e procuram constituir comunidades voltadas para o apoio mútuo quanto às práticas junto à disciplina, interessados em elementos que possam contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. Com o crescente estímulo por parte do Governo brasileiro à realização de cursos de formação continuada através de tecnologias da Educação a Distância, procurou-se investigar como os professores que atuam com o ensino de Matemática, nessa etapa do ensino, articulam sua presença em uma Rede Social na Internet – o Facebook - e a oportunidade de realizar um estudo com vistas ao aperfeiçoamento profissional. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e interpretativa, e desenvolveu-se através de uma intervenção inspirada em elementos da pesquisa-ação. Para o encaminhamento da investigação, optou-se pela realização de um curso online de 40 horas oferecido para uma turma de 36 professores que declararam atuar no ensino da disciplina, entre o 1º e 5º ano do Ensino Fundamental, através do Facebook. Para o estudo, adotou-se como aporte a Teoria dos Registros de Representações Semióticas, de Raymond Duval, e como tema central das discussões, o ensino de adição e subtração a partir da resolução de problemas. Os instrumentos para a coleta de dados foram: as publicações na interface online onde o curso se desenvolveu, um questionário para delimitar o perfil dos professores interessados no curso e outro para evidenciar a importância conferida pelos professores aos Registros de Representação Semióticas no trabalho com problemas de adição e subtração. Percebeu-se que os professores interessaram-se pela oportunidade de participar do curso, por curiosidade sobre o tema e o aporte adotado para o estudo mas principalmente por reconhecerem como limitada a formação inicial que tiveram para o ensino da disciplina e pelo despreparo que sentem para lidar com as dificuldades que seus alunos apresentam. A participação no curso online favoreceu-lhes a oportunidade de refletir sobre a resolução de problemas, o que mostrou-se como algo inédito para esses sujeitos. Os professores quando solicitados a resolver problemas, mostram o impulso à realização de cálculos numéricos de modo compulsório sem, muitas vezes, atentarem para o processo de identificação das variáveis significativas do enunciado. Demonstraram ainda que, uma vez iniciadas as atividades no tratamento dos Registros Numéricos escolhidos, passam a ignorar o registro de partida, principalmente nos casos em que o mesmo não está representado em Língua Materna. Quando solicitados à leitura de textos para identificação de elementos conceituais, esses professores mostraram competência ao localizar termos e definições. Porém, quando inseridos em atividades de reflexão, discussão e articulação entre a leitura realizada e as experiências envolvendo tais categorias, percebeu-se uma forte evasão. Denota-se desse fato que as práticas de estudo as quais esses professores estão interessados são centradas em hábitos de leitura individual e não articulada com outros interlocutores. Assim, os professores evidenciaram que em termos de interatividade, os ambientes online são espaços ainda relacionados à presença de sujeitos interessados no consumo de informações onde as práticas de colaboração e democratização da ação comunicativa são vistas com restrição, seja por motivos de insegurança ou desinteresse pela possibilidade de apoio quanto a aspectos teóricos. Apesar da evasão verificada no decorrer do curso, pôde-se concluir que os professores, quando envolvidos afetiva e intelectualmente no contexto de uma formação online, podem permanecer na mesma, com maior grau de dedicação e aproveitamento. Nesta pesquisa os mesmos foram considerados sujeitos ativos, e isso foi reconhecido pelos mesmos como algo relevante para sua permanência no curso, o que estimulou esses profissionais a participarem de novas práticas online voltadas para a formação continuada. Este trabalho contou com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Palavras-chaves: Redes Sociais, Formação Continuada, Educação Matemática
Abstract:
This dissertation discusses the contributions of an online course for the training of Mathematics teachers on working with addition and subtraction. This movement is part of that indicate studies in the area of teacher training, indicating the few opportunities to conduct courses for the teaching of the discipline, especially for professionals working in the early years of elementary school. With the popularity of social networks on the Internet, it is noticed that these teachers join intensively in these spaces and communities seek to be aimed for mutual support as the practices by the discipline, interested in elements that can contribute to the process of teaching-learning . With the growing stimulus by the Brazilian Government to conduct continuing education courses through the Distance Education technologies, it was sought to investigate how the teachers who work with the teaching of mathematics at this stage of education, articulate their presence on a Network social Internet - Facebook - and the opportunity to conduct a study with views to the professional development. This research is characterized as qualitative and interpretative, and developed through an intervention inspired by elements of action-research. For referral of research, we chose to use the online 40-hour course offered to a class of 36 teachers who reported work in teaching the subject, between the 1st and 5th grade of elementary school, through Facebook. For the study, was adopted as the contribution of the Theory of Representations Records Semiotics, Raymond Duval, and as a central topic of discussion, teaching addition and subtraction from the troubleshooting. The instruments for data collection were: the publications in online interface where the course has developed a questionnaire to define the profile of teachers interested in the course and another to highlight the importance given by teachers to Records Representation Semiotics in working with issues addition and subtraction. It was noticed that teachers were interested in the opportunity to attend the course, out of curiosity on the subject and the contribution adopted for the study but mostly because they recognize how limited initial training they had to teach discipline and who feel unprepared to deal with the difficulties that their students present. Participation in the online course favored them the opportunity to reflect on the problem solving, which proved to be a first for these guys. Teachers when asked to solve problems, show the impetus to numerical calculations no way compulsory, often hearken to the process of identifying the significant variables of the statement. Also demonstrated that, once initiated activities in the treatment of Records Numerical chosen, they ignore the record of starting, especially in cases in which it is not represented in Mother Tongue. When asked to read texts to identify conceptual elements, these teachers demonstrated competence to locate terms and definitions. However, when inserted in reflection, discussion and articulation of reading done and experiences involving activities such categories, realized there was a strong avoidance. It seems, that fact that the study practices which these teachers are interested are centered on individual reading habits and not combined with other interlocutors. So teachers showed that in terms of interactivity, online environments are spaces still related to the presence of stakeholders in information consumption practices where collaboration and democratization of communicative action are seen with restriction, either for reasons of insecurity or lack of interest ability to support about theoretical aspects. Despite the avoidance verified during the course, it could be concluded that teachers, when emotional and intellectually involved in the context of an online training, can remain the same, with the highest degree of dedication and enjoyment. In this research they were considered active subjects, and this was recognized by them as something relevant to their stay in the course, which encouraged these new professionals to participate in continuing education focused on online practices. This work was funded by the Coordination for Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). Keywords: Social Networks, Teacher Training, Mathematics Education
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
PINHEIRO, JOSERLENE LIMA. FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE DE PROFESSORES DE
MATEMÁTICA PARA O TRABALHO COM ADIÇÃO E
SUBTRAÇÃO. 2014. 170 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 1 de maio de 2024
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