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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O TRABALHO COM ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO

Autor(es):
PINHEIRO, JOSERLENE LIMA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
A presente dissertação discute as contribuições de um curso online para a formação de professores de
Matemática no trabalho com adição e subtração. Neste movimento parte-se do que apontam estudos na
área da formação de professores, que indicam as poucas oportunidades de realização de cursos
voltados para o ensino da disciplina, principalmente para os profissionais que atuam nos anos iniciais
do Ensino Fundamental. Com a popularização das Redes Sociais na Internet, percebe-se que esses
professores ingressam de forma intensiva nesses espaços e procuram constituir comunidades voltadas
para o apoio mútuo quanto às práticas junto à disciplina, interessados em elementos que possam
contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. Com o crescente estímulo por parte do Governo
brasileiro à realização de cursos de formação continuada através de tecnologias da Educação a
Distância, procurou-se investigar como os professores que atuam com o ensino de Matemática, nessa
etapa do ensino, articulam sua presença em uma Rede Social na Internet – o Facebook - e a
oportunidade de realizar um estudo com vistas ao aperfeiçoamento profissional. Esta pesquisa
caracteriza-se como qualitativa e interpretativa, e desenvolveu-se através de uma intervenção inspirada
em elementos da pesquisa-ação. Para o encaminhamento da investigação, optou-se pela realização de
um curso online de 40 horas oferecido para uma turma de 36 professores que declararam atuar no
ensino da disciplina, entre o 1º e 5º ano do Ensino Fundamental, através do Facebook. Para o estudo,
adotou-se como aporte a Teoria dos Registros de Representações Semióticas, de Raymond Duval, e
como tema central das discussões, o ensino de adição e subtração a partir da resolução de problemas.
Os instrumentos para a coleta de dados foram: as publicações na interface online onde o curso se
desenvolveu, um questionário para delimitar o perfil dos professores interessados no curso e outro
para evidenciar a importância conferida pelos professores aos Registros de Representação Semióticas
no trabalho com problemas de adição e subtração. Percebeu-se que os professores interessaram-se pela
oportunidade de participar do curso, por curiosidade sobre o tema e o aporte adotado para o estudo
mas principalmente por reconhecerem como limitada a formação inicial que tiveram para o ensino da
disciplina e pelo despreparo que sentem para lidar com as dificuldades que seus alunos apresentam. A
participação no curso online favoreceu-lhes a oportunidade de refletir sobre a resolução de problemas,
o que mostrou-se como algo inédito para esses sujeitos. Os professores quando solicitados a resolver
problemas, mostram o impulso à realização de cálculos numéricos de modo compulsório sem, muitas
vezes, atentarem para o processo de identificação das variáveis significativas do enunciado.
Demonstraram ainda que, uma vez iniciadas as atividades no tratamento dos Registros Numéricos
escolhidos, passam a ignorar o registro de partida, principalmente nos casos em que o mesmo não está
representado em Língua Materna. Quando solicitados à leitura de textos para identificação de
elementos conceituais, esses professores mostraram competência ao localizar termos e definições.
Porém, quando inseridos em atividades de reflexão, discussão e articulação entre a leitura realizada e
as experiências envolvendo tais categorias, percebeu-se uma forte evasão. Denota-se desse fato que as
práticas de estudo as quais esses professores estão interessados são centradas em hábitos de leitura
individual e não articulada com outros interlocutores. Assim, os professores evidenciaram que em
termos de interatividade, os ambientes online são espaços ainda relacionados à presença de sujeitos
interessados no consumo de informações onde as práticas de colaboração e democratização da ação
comunicativa são vistas com restrição, seja por motivos de insegurança ou desinteresse pela
possibilidade de apoio quanto a aspectos teóricos. Apesar da evasão verificada no decorrer do curso,
pôde-se concluir que os professores, quando envolvidos afetiva e intelectualmente no contexto de uma
formação online, podem permanecer na mesma, com maior grau de dedicação e aproveitamento. Nesta
pesquisa os mesmos foram considerados sujeitos ativos, e isso foi reconhecido pelos mesmos como
algo relevante para sua permanência no curso, o que estimulou esses profissionais a participarem de
novas práticas online voltadas para a formação continuada. Este trabalho contou com financiamento da
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Palavras-chaves: Redes Sociais, Formação Continuada, Educação Matemática

Abstract:
This dissertation discusses the contributions of an online course for the training of Mathematics
teachers on working with addition and subtraction. This movement is part of that indicate studies in
the area of teacher training, indicating the few opportunities to conduct courses for the teaching of the
discipline, especially for professionals working in the early years of elementary school. With the
popularity of social networks on the Internet, it is noticed that these teachers join intensively in these
spaces and communities seek to be aimed for mutual support as the practices by the discipline,
interested in elements that can contribute to the process of teaching-learning . With the growing
stimulus by the Brazilian Government to conduct continuing education courses through the Distance
Education technologies, it was sought to investigate how the teachers who work with the teaching of
mathematics at this stage of education, articulate their presence on a Network social Internet -
Facebook - and the opportunity to conduct a study with views to the professional development. This
research is characterized as qualitative and interpretative, and developed through an intervention
inspired by elements of action-research. For referral of research, we chose to use the online 40-hour
course offered to a class of 36 teachers who reported work in teaching the subject, between the 1st and
5th grade of elementary school, through Facebook. For the study, was adopted as the contribution of
the Theory of Representations Records Semiotics, Raymond Duval, and as a central topic of
discussion, teaching addition and subtraction from the troubleshooting. The instruments for data
collection were: the publications in online interface where the course has developed a questionnaire to
define the profile of teachers interested in the course and another to highlight the importance given by
teachers to Records Representation Semiotics in working with issues addition and subtraction. It was
noticed that teachers were interested in the opportunity to attend the course, out of curiosity on the
subject and the contribution adopted for the study but mostly because they recognize how limited
initial training they had to teach discipline and who feel unprepared to deal with the difficulties that
their students present. Participation in the online course favored them the opportunity to reflect on the
problem solving, which proved to be a first for these guys. Teachers when asked to solve problems,
show the impetus to numerical calculations no way compulsory, often hearken to the process of
identifying the significant variables of the statement. Also demonstrated that, once initiated activities
in the treatment of Records Numerical chosen, they ignore the record of starting, especially in cases in
which it is not represented in Mother Tongue. When asked to read texts to identify conceptual
elements, these teachers demonstrated competence to locate terms and definitions. However, when
inserted in reflection, discussion and articulation of reading done and experiences involving activities
such categories, realized there was a strong avoidance. It seems, that fact that the study practices
which these teachers are interested are centered on individual reading habits and not combined with
other interlocutors. So teachers showed that in terms of interactivity, online environments are spaces
still related to the presence of stakeholders in information consumption practices where collaboration
and democratization of communicative action are seen with restriction, either for reasons of insecurity
or lack of interest ability to support about theoretical aspects. Despite the avoidance verified during the
course, it could be concluded that teachers, when emotional and intellectually involved in the context
of an online training, can remain the same, with the highest degree of dedication and enjoyment. In
this research they were considered active subjects, and this was recognized by them as something
relevant to their stay in the course, which encouraged these new professionals to participate in
continuing education focused on online practices. This work was funded by the Coordination for
Improvement of Higher Education Personnel (CAPES).
Keywords: Social Networks, Teacher Training, Mathematics Education

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
PINHEIRO, JOSERLENE LIMA. FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O TRABALHO COM ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO. 2014. 170 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 1 de maio de 2024

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