Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
EDUCAÇÃO ESTÉTICA E PATRIMÔNIO CULTURAL: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAR FORMANDO NA CIDADE DE VIÇOSA DO CEARÁ-CE

Autor(es):
FRANÇA, TÂNIA MARIA DE SOUSA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
RESUMO
A pesquisa parte do pressuposto de que na cidade, existem os elementos: patrimônio cultural, formação de professores e escola, convivendo de forma fragmentada, isolada e que o(a) professor(a) pode interligar esses elementos na sua ação educativa, percebendo e estabelecendo relações entre eles, ressignificando o lugar de cada um e de todos. Defende e implementa a possibilidade de uma formação em que experimente essa ligação de forma estética, reflexiva, complexa, num movimento de formar formando, na perspectiva da cidade que educa. Partindo desse pressuposto e de uma ação de interventiva, o objetivo geral desse estudo foi compreender de que modo uma Educação Estética mediada pelo patrimônio cultural pode repercutir no processo formativo de professores e na sua prática pedagógica. O aporte teórico contou com os estudos de Duarte Jr. (1998), Dewey (2010), Freire (1998, 2009), Josso (2004), Varine (2012), Benjamim (2012), Canclini (2013), Kincheloe e Berry (2007), dentre outros. A metodologia se pautou pela abordagem qualitativa e multireferencial, na modalidade pesquisa-ação-formação. Os dados foram produzidos por meio de curso/formação/oficinas com professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental da cidade de Viçosa do Ceará. O estudo dos dados se deu de maneira contínua e circular, usando uma análise interpretativa e compreensiva dos textos descritos e do vivido nos encontros/oficinas, embasada no Paradigma Indiciário, que diante da complexidade do objeto de pesquisa orienta que se observe as pistas, os sinais, os indícios que levam à compreensão da especificidade do objeto pesquisado; uma escuta sensível; e, por fim, com uma postura de bricoleur científica. A pesquisa revelou possibilidades de utilização do patrimônio cultural como potencial estético e objeto de fruição artística para favorecer experiências estéticas, com suporte nas narrativas patrimoniais, ensejando a escrita de si em um movimento de formar formando. Dentre os achados da investigação pode-se concluir que é relevante o estímulo da dimensão estética na formação de professores, exercitando a (re)ligação que conduz à percepção dos múltiplos sentidos envolvidos na formação, viabilizando experiências estéticas mediadas pelo patrimônio cultural. E que a escola numa perspectiva emancipadora pode assumir o compromisso social de ir além da transmissão do conhecimento sistematizado, para também assumir o lugar de desenvolvimento de sensibilidades que possibilitam as experiências estéticas. Fica evidente, entretanto, que não se trata de uma tarefa simples, mas constitui, sim, um desafio, pois a comunidade escolar necessita, muitas vezes, romper com preconceitos, para avançar rumo a Educação estética. Os dados da formação demostram que com professores e alunos de Viçosa do Ceará foi possível uma
9
experiência de formação que permitiu perceber o patrimônio como testemunho vivo da herança cultural das gerações passadas que forma a identidade no presente, com o olhar no futuro.
Palavras-chave: Educação estética. Ensino de arte. Formação de professores. Patrimônio cultural.

Abstract:
ABSTRAT
The research is based on the assumption that in the city, there are the elements: cultural heritage, teacher formation, and school, living in a fragmented, isolated way and that the teacher can interconnect these elements in his/her educational action, perceiving and establishing relations between them, re-signifying the place of each and every one. It defends and implements the possibility of a formation which experiences this connection in an aesthetic, reflexive, and complex way, in a movement of form by forming, in the perspective of a city that educates. Based on this assumption and on the intervention action, the general purpose of this study was to understand how an Aesthetic Education mediated by cultural heritage can have repercussions on the formative process of teachers and on their pedagogical practice. The theoretical contribution included studies by Duarte Jr. (1998), Dewey (2010), Freire (1998, 2009), Josso (2004), Varine (2012), Benjamim (2012), Canclini (2013), Kincheloe e Berry (2007), among others. The methodology was based on the qualitative and multi-referential approach, in the research-action-training modality. The data were produced by means of course / training / workshops with teachers of Early Childhood Education and initial years of Elementary Education in the city of Viçosa do Ceará. The study of the data was done in a continuous and circular way, using an interpretative and comprehensive analysis of the texts described and of the lived in the meetings / workshops, based on the Indiciary Paradigm, that, faced with the complexity of the research object, guides the observation of clues, signs, the indications that lead to the understanding of the specificity of the object searched; a sensitive listening; and, finally, a posture of scientific bricoleur. The research revealed possibilities for the use of cultural heritage as an aesthetic potential and object of artistic enjoyment to favor aesthetic experiences, with support in the heritage narratives, allowing the writing of itself in a movement of form by forming. Among the findings of the investigation it is possible to conclude that the stimulus of the aesthetic dimension in teacher training is relevant, exercising the (re)connection that leads to the perception of the multiple senses involved in the training, enabling aesthetic experiences mediated by cultural heritage. And that the school, in an emancipatory perspective, can assume the social commitment to go beyond the transmission of systematized knowledge, to also assume the place of development of sensibilities that make aesthetic experiences possible. It is clear, however, that this is not a simple task, but it is a challenge, since the school community often needs to break with prejudices in order to advance towards aesthetic Education. The training data show that with the teachers and students of Viçosa do Ceará it was possible a training experience that allowed perceiving the patrimony as
11
a living testimony of the cultural inheritance of the past generations that forms the identity in the present, with the eyes in the future.
Keywords: Aesthetic education. Teaching of art. Teacher training. Cultural heritage.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
FRANÇA, TÂNIA MARIA DE SOUSA. EDUCAÇÃO ESTÉTICA E PATRIMÔNIO CULTURAL: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAR FORMANDO NA CIDADE DE VIÇOSA DO CEARÁ-CE. 2017. 375 f. Tese (Doutorado em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1