EDUCAÇÃO ESTÉTICA EM MUSEUS VIRTUAIS DE
ARTE: possibilidades de formação para alunos do
Curso de Artes Visuais do IFCE
Autor(es):
ARRAIS, GARDNER DE ANDRADE
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2013
Resumo:
RESUMO Esta pesquisa trata das possibilidades de educação estética em museus virtuais de arte, a partir da experiência formativa de alunos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE. A pergunta central da pesquisa é: quais as possibilidades de educação estética em museus virtuais de arte, disponibilizados na Internet em domínio brasileiro (.br)? Buscou-se identificar como essas experiências interferem em seus processos de formação e quais as possibilidades de educação estética nesses espaços. A investigação tem como objetivo geral identificar, por meio do diálogo com alunos do Curso de Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará - IFCE, que educação estética é possível em museus virtuais de arte, disponibilizados na Internet em domínios brasileiros (.br). E, como objetivos específicos, identificar elementos mediadores da educação estética nos museus virtuais de arte; e discutir a experiência formativa dos alunos do IFCE, durante o Curso Processos de Educação Estética em Museus Virtuais de Artes Visuais e suas Aplicações no Ensino de Arte, em busca de possibilidades de educação estética em museus virtuais. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, que contou com a colaboração de 11 alunos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do IFCE. A coleta de dados foi realizada por meio de gravações dos diálogos reflexivos e registro escrito nos fóruns e e-portfólios. A metodologia baseou-se nas concepções de Bogdan e Biklen (1999), Barbier (2007); Ibiapina (2008); Thiollent (1998); e Alarcão (2011). Tomou-se como referencial teórico básico Dewey (2010), em seus escritos sobre arte como experiência e Barbosa (1989, 1998, 2008, 2009, 2010a, 2010b, 2010c), que trata de educação estética, arte-educação e de mediação cultural. Os resultados indicam que existem possibilidades de educação estética nos museus virtuais. As possibilidades foram experienciadas e estão presentes nas falas dos colaboradores. As falas também indicam a necessidade de políticas educacionais que possibilitem o acesso do museu virtual de arte por alunos da Educação Básica, para que sejam ampliadas as possibilidade de educação estética, e, com isso, possamos construir uma educação para a formação humana. Palavras-chave: Educação estética, museus virtuais de arte, experiência estética, diálogos reflexivos, formação de professores.
Abstract:
ABSTRACT This research deals with the possibilities of aesthetic education in virtual art museums, from the formative experience of students of the Degree Course in Visual Arts from Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará State – IFCE. The central research question is: What are the possibilities of aesthetic education in virtual art museums available on the internet in Brazilian domain (br.)? We attempted to identify how these experiences interfere in their forming processes and what are the possibilities of aesthetic education at these spaces. The general objective of the research is to identify, through dialogue with students of the Degree Course in Visual Arts from Federal Institute of Ceará–IFCE, which aesthetic education is possible in virtual art museums, available on the internet in Brazilian field (br.). And, as specific objectives: identify mediators elements of aesthetic education in virtual art museums; and discuss the formative experience of IFCE students, during the course of Aesthetic Education Processes in Virtual Museums of Visual Art and its applications in teaching art, looking for possibilities of aesthetic education in virtual museums. The applied methodology was action research, which counts on collaboration of 11 students from Degree Course in Visual Arts from Federal Institute of Education, IFCE. The data collection was performed by reflexive dialogues recording and written register at forums and portfolios. Methodology was based on conceptions of Bogdan and Biklen (1999), Barbier (2007); Ibiapina (2008); Thiollent (1998); and Alarcão (2011). It was taken as theoretical framework: Dewey (2010), in his writings on art as experience and Barbosa (1989, 1998, 2008, 2009, 2010a, 2010b, 2010c), who manages aesthetic education, art education and cultural mediation. The results indicate that there are possibilities of aesthetic education in virtual museums. The possibilities were experienced and are presented in the speech of participants. The speeches also indicate the need of educational policies that provide access to the Virtual Museum of Art for students of Basic Education, in order to expand the possibilities of aesthetic education, and, this way, we might build an education for human development. Key-words: aesthetic education, Virtual Museums of Art, aesthetic experience, reflexive dialogues, teacher formation.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
ARRAIS, GARDNER DE ANDRADE. EDUCAÇÃO ESTÉTICA EM MUSEUS VIRTUAIS DE
ARTE: possibilidades de formação para alunos do
Curso de Artes Visuais do IFCE. 2013. 159 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1