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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
EDUCAÇÃO ESTÉTICA EM MUSEUS VIRTUAIS DE ARTE: possibilidades de formação para alunos do Curso de Artes Visuais do IFCE

Autor(es):
ARRAIS, GARDNER DE ANDRADE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
RESUMO
Esta pesquisa trata das possibilidades de educação estética em museus virtuais de arte, a
partir da experiência formativa de alunos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE. A pergunta
central da pesquisa é: quais as possibilidades de educação estética em museus virtuais de
arte, disponibilizados na Internet em domínio brasileiro (.br)? Buscou-se identificar como
essas experiências interferem em seus processos de formação e quais as possibilidades de
educação estética nesses espaços. A investigação tem como objetivo geral identificar, por
meio do diálogo com alunos do Curso de Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará - IFCE,
que educação estética é possível em museus virtuais de arte, disponibilizados na Internet
em domínios brasileiros (.br). E, como objetivos específicos, identificar elementos
mediadores da educação estética nos museus virtuais de arte; e discutir a experiência
formativa dos alunos do IFCE, durante o Curso Processos de Educação Estética em
Museus Virtuais de Artes Visuais e suas Aplicações no Ensino de Arte, em busca de
possibilidades de educação estética em museus virtuais. A metodologia utilizada foi a
pesquisa-ação, que contou com a colaboração de 11 alunos do Curso de Licenciatura em
Artes Visuais do IFCE. A coleta de dados foi realizada por meio de gravações dos diálogos
reflexivos e registro escrito nos fóruns e e-portfólios. A metodologia baseou-se nas
concepções de Bogdan e Biklen (1999), Barbier (2007); Ibiapina (2008); Thiollent (1998); e
Alarcão (2011). Tomou-se como referencial teórico básico Dewey (2010), em seus escritos
sobre arte como experiência e Barbosa (1989, 1998, 2008, 2009, 2010a, 2010b, 2010c), que
trata de educação estética, arte-educação e de mediação cultural. Os resultados indicam
que existem possibilidades de educação estética nos museus virtuais. As possibilidades
foram experienciadas e estão presentes nas falas dos colaboradores. As falas também
indicam a necessidade de políticas educacionais que possibilitem o acesso do museu virtual
de arte por alunos da Educação Básica, para que sejam ampliadas as possibilidade de
educação estética, e, com isso, possamos construir uma educação para a formação
humana.
Palavras-chave: Educação estética, museus virtuais de arte, experiência estética, diálogos
reflexivos, formação de professores.

Abstract:
ABSTRACT
This research deals with the possibilities of aesthetic education in virtual art museums, from
the formative experience of students of the Degree Course in Visual Arts from Federal
Institute of Education, Science and Technology of Ceará State – IFCE. The central research
question is: What are the possibilities of aesthetic education in virtual art museums available
on the internet in Brazilian domain (br.)? We attempted to identify how these experiences
interfere in their forming processes and what are the possibilities of aesthetic education at
these spaces. The general objective of the research is to identify, through dialogue with
students of the Degree Course in Visual Arts from Federal Institute of Ceará–IFCE, which
aesthetic education is possible in virtual art museums, available on the internet in Brazilian
field (br.). And, as specific objectives: identify mediators elements of aesthetic education in
virtual art museums; and discuss the formative experience of IFCE students, during the
course of Aesthetic Education Processes in Virtual Museums of Visual Art and its
applications in teaching art, looking for possibilities of aesthetic education in virtual
museums. The applied methodology was action research, which counts on collaboration of
11 students from Degree Course in Visual Arts from Federal Institute of Education, IFCE. The
data collection was performed by reflexive dialogues recording and written register at forums
and portfolios. Methodology was based on conceptions of Bogdan and Biklen (1999), Barbier
(2007); Ibiapina (2008); Thiollent (1998); and Alarcão (2011). It was taken as theoretical
framework: Dewey (2010), in his writings on art as experience and Barbosa (1989, 1998,
2008, 2009, 2010a, 2010b, 2010c), who manages aesthetic education, art education and
cultural mediation. The results indicate that there are possibilities of aesthetic education in
virtual museums. The possibilities were experienced and are presented in the speech of
participants. The speeches also indicate the need of educational policies that provide access
to the Virtual Museum of Art for students of Basic Education, in order to expand the
possibilities of aesthetic education, and, this way, we might build an education for human
development.
Key-words: aesthetic education, Virtual Museums of Art, aesthetic experience, reflexive
dialogues, teacher formation.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ARRAIS, GARDNER DE ANDRADE. EDUCAÇÃO ESTÉTICA EM MUSEUS VIRTUAIS DE ARTE: possibilidades de formação para alunos do Curso de Artes Visuais do IFCE. 2013. 159 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

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