Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE PROFESSORES: ESTUDO PEDAGÓGICO-CURRICULAR SOBRE A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

Autor(es):
MEDEIROS, EMERSON AUGUSTO DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
RESUMO
Esta tese tem como objetivo central analisar o processo pedagógico-curricular de formação interdisciplinar de professores na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, na visão de formandos. Como problema de pesquisa destaca-se: como vem se desenvolvendo o processo pedagógico-curricular de formação interdisciplinar de professores na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da UFERSA, na visão de formandos? Do ponto de vista dos objetivos específicos, tenciona descrever o processo pedagógico-curricular de formação interdisciplinar de professores na Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo – LEDOC/UFERSA – na visão de formandos; evidenciar os fundamentos teórico-práticos vivenciados pelos formandos no processo pedagógico-curricular de formação interdisciplinar de professores na LEDOC/UFERSA; e identificar, na visão de formandos, limites e possibilidades do processo pedagógico-curricular de formação interdisciplinar de professores na LEDOC/UFERSA, que (in) viabilizam a formação de professores do campo. Como HipóTese defendemos, inicialmente, que a LEDOC/UFERSA tem desenvolvido em seu processo pedagógico-curricular uma formação interdisciplinar de professores do campo. Para responder a esses aspectos, utilizamos, em termos metodológicos, do método qualitativo, da bricolagem científica como enfoque investigativo e do estudo de caso como tipo de pesquisa. No que condiz ao mote teórico que fundamenta a pesquisa, centralizamo-nos em autores e produções teóricas que, no âmbito acadêmico, tem se destinado para a discussão sobre a Formação de Professores, a Interdisciplinaridade, o Currículo e a Educação do Campo. Em relação aos sujeitos da investigação, participaram da pesquisa seis formandas do Curso LEDOC/UFERSA. A partir de três etapas, utilizando, em cada uma, de entrevistas reflexivas como técnica de coleta de dados desenvolvemos o estudo. Somando-se a esses procedimentos metodológicos, produzimos a análise documental do Projeto Pedagógico de Curso (2013) e, de maneira adicional, realizamos o Estado da Arte sobre a Educação do Campo na Pós-Graduação em Educação da Região Nordeste, o Estado da Questão acerca da formação interdisciplinar de professores, o levantamento documental na Base de Dados do e-MEC a respeito da expansão das Licenciaturas em Educação do Campo no País, entre outros. Ao término do processo analítico com a Análise Textual Discursiva, técnica de análise de dados utilizada com as produções discursivas oriundas das entrevistas reflexivas com as formandas, compreendemos que a interdisciplinaridade no processo pedagógico-curricular na LEDOC/UFERSA se desenvolve em atos de aprendizagem, isto é, em ações situadas no currículo praticado por formandos e
professores formadores. No instante em que o conhecimento é construído com a realidade sociocultural e/ou educacional no campo, pelos formandos, há perspectivas de promoção de aprendizagens com a interdisciplinaridade. Entendemos que, no contexto investigado, a organização curricular por (grandes) áreas de conhecimento não tem sido suficiente para a concretização de processos formativos produzidos, integralmente, com a interdisciplinaridade. Além do mais, a Pedagogia Alternância, dimensão metodológica assinalada para a construção das ações formativas na graduação, também se apresenta limitada na promoção da interdisciplinaridade no Curso por não ser contemplada na totalidade da licenciatura.
Palavras-Chave: Formação de Professores. Interdisciplinaridade. Currículo. Educação do Campo. Licenciatura em Educação do Campo.

Abstract:
ABSTRACT
This thesis aims to analyze the pedagogical-curricular process of interdisciplinary training of teachers in the Interdisciplinary Licenciate in Field Education of the Federal Rural University of the Semi-arid – UFERSA, using the viewpoint of graduates. The research problem highlights: how the pedagogical-curricular process of interdisciplinary teacher training has been developed in the Interdisciplinary Licenciate in Field Education of the Federal Rural University of the Semi-arid in the vision of trainees? From the point of view of the specific objectives, it intends to describe the pedagogical-curricular process of interdisciplinary training of teachers in the Interdisciplinary Licenciate in Field Education – LEDOC – of the Federal Rural University of the Semi-arid in the vision of trainees; to highlight the theoretical and practical foundations experienced by the trainees in the pedagogical-curricular process of interdisciplinary teacher training in LEDOC/UFERSA; and to identify, in the vision of trainees, limits and possibilities of the pedagogical-curricular process of interdisciplinary teacher training in LEDOC/UFERSA, which enable (or disable) the formation of teachers in the field. As a hypothesis, we initially argue that LEDOC/UFERSA has developed in its pedagogical-curricular process an interdisciplinary training of teachers in the field. To answer these aspects, we used, in methodological terms, the qualitative method, the scientific bricolage as an investigative focus and the case study as type of research. With regard to the theoretical motto that bases the research, we focused on authors and theoretical productions that, in the academic context, have been destined for the discussion about teacher education, interdisciplinarity, Curriculum and field education. In relation to the research subjects, six trainees of the LEDOC/UFERSA course participated in this study. From three stages, using in each of the reflexive interviews as data collection technique, we developed the study. In addition to these methodological procedures, we produced the documental analysis of the Pedagogical project of course (2013) and, in an additional way, we performed the State of Art on Field Education in the postgraduate education in the Northeast region, the State of Question about the interdisciplinary training of teachers, the documentary survey in the database of e-MEC regarding the expansion of the undergraduate education in the country, among others. At the end of the analytical process with the discursive textual analysis, i.e., the data analysis technique used with the discursive productions originated from the reflexive interviews with the trainees, we understand that the interdisciplinarity in the process Pedagogical-Curricular at LEDOC/UFERSA develops in learning acts, that is, in actions located in the curriculum practiced by trainees and teacher trainers. The moment in which knowledge is constructed with
the sociocultural and/or educational reality in the field by the trainees, there are perspectives to promote learning with interdisciplinarity. We understand that, in the investigated context, the curricular organization by (large) areas of knowledge was not sufficient for the realization of formative processes produced, integrally, with interdisciplinarity. Moreover, the Pedagogy of Alternation, a methodological dimension marked for the construction of formative actions in the undergraduate course, is also limited in the promotion of interdisciplinarity in the program because it is not contemned in the totality of The Bachelor's degree.
Keywords: Teacher Education. Interdisciplinarity. Curriculum. Rural Education. Licentiate in Rural Education.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
MEDEIROS, EMERSON AUGUSTO DE. FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DE PROFESSORES: ESTUDO PEDAGÓGICO-CURRICULAR SOBRE A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO. 2019. 662 f. Tese (Doutorado em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1