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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
GESTÃO CURRICULAR NO PIBID EM HISTÓRIA: O QUE CONTAM OS PROFESSORES SUPERVISORES

Autor(es):
SILVA, GILMAR DANTAS DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
Objetiva, principalmente, compreender o modo como o professor supervisor do PIBID participa da gestão curricular da iniciação à docência de futuros professores de História, considerando a articulação teoria e prática e o desafio de desenvolver um processo formativo que provoque rupturas com a racionalidade técnica. De modo específico, buscou: analisar a concepção de currículo e gestão curricular de professores supervisores atuantes no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de História da Universidade Estadual do Ceará (UECE); identificar a percepção que os professores supervisores têm acerca de suas participações na iniciação à docência de futuros professores de História; perscrutar os docentes supervisores quanto às mudanças ou permanências em suas estratégias da gestão curricular após inserção no PIBID, com ênfase no planejamento das aulas de História; examinar a concepção de iniciação à docência do projeto institucional do PIBID/UECE e no Subprojeto de História - UECE/FAFIDAM, considerando sua relação com as diretrizes para a formação de professores de História; discutir as convergências e/ou divergências entre a gestão curricular no PIBID e o exercício das funções docentes na escola; conhecer o significado que os professores supervisores têm de suas contribuições profissionais no PIBID e os reflexos do Programa em seu desenvolvimento profissional. As categorias teóricas que deram aporte à investigação foram currículo e gestão curricular. A pesquisa, no que se refere à sua abordagem teórico-metodológica, assume o referencial crítico, caracterizando-se como investigação qualitativa, do tipo empírica. Os sujeitos participantes são quatro professores supervisores que ensinam História em três escolas de Ensino Médio situadas em dois municípios da Região do Baixo Jaguaribe, interior do Estado do Ceará. Os procedimentos utilizados na coleta de dados foram: levantamento bibliográfico, exame documental e realização de entrevistas, com análise de dados segundo a Hermenêutica Dialética. O estudo pressupõe que ainda impera em muitas de nossas universidades o paradigma da racionalidade técnica em detrimento de uma racionalidade prática, em especial no curso de licenciatura da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, campus da Universidade Estadual do Ceará (FAFIDAM/UECE), lócus desta pesquisa, juntamente com as escolas participantes do PIBID em História ali realizado. As imersões ao campo evidenciaram uma licenciatura marcada pelo predomínio do paradigma da racionalidade técnica e, com suporte neste fato, buscou-se compreender como ocorria a inserção do professor supervisor da Educação Básica na iniciação à docência de futuros professores de História no âmbito do PIBID, se sua tarefa de agente da gestão curricular dessa formação a redimensiona em direção da racionalidade
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prática, bem como se esse redirecionamento também se refletia na gestão curricular do ensino História no Ensino Médio. Os resultados revelaram lacunas no currículo de formação docente daquele campus e que a participação no PIBID assegura significado bastante particular a cada professor supervisor nele atuante, mas fazendo-os, em sua totalidade, repensar as práticas curriculares desde a inserção no Programa.
Palavras chave: PIBID. Iniciação à docência. Currículo. Gestão Curricular. Licenciatura em História.

Abstract:
ABSTRACT
This study aims mainly to understand how the supervisor teacher of PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) takes part of the Curriculum Management of the Initiation to Teaching of the History Undergraduate Program of UECE. Theory and practice articulation were considered as well as the challenge of developing a formative process which causes disruptions of the technical rationality. The essay sought to: analyze curriculum design and management concepts the supervisor teachers acting in PIBID; identify the perception that supervisor teachers have about their participation in the introduction to teaching of future teachers of History; argue supervisor teachers about the changes or stays in their strategies of curriculum management after inserted in PIBID, taking History classes planning into account; examine the concept of initiation to teaching of PIBID/UECE and at the subproject of History – UECE/FAFIDAM considering its relations with the guidelines for the training of History teachers; discuss the similarities and/or differences between the curriculum management in PIBID and the exercise of teaching duties at school; find out the meaning that supervisor teachers have of their professional contributions in PIBID and the results of the program in their professional development. The theoretical categories that gave contribution to this investigation were curriculum and curriculum management. The research, in relation to its theoretical and methodological approach, assumes the critical framework, characterized as qualitative research, empirical type. The subjects are four supervisors who teach History in three high schools located in two cities of the lower Jaguaribe region, countryside of Ceará. The procedures used for data collection were: literature review, document review and interviews with data analysis according to the Dialectic Hermeneutics. The study states that the paradigm of technical instead of practical rationality still prevails in many of our universities especially in the undergraduate program of the Faculty of Philosophy Dom Aureliano Matos, campus of the State University of Ceará (FAFIDAM / UECE) locus of this research, along with the participating schools PIBID held there in History. The immersions in the field show a degree marked by the predominance of the technical rationality paradigm and with that in mind, we sought to understand how the insertion of the supervising teacher of Basic Education in the initiation of future teachers of History within PIBID happened. We investigated if the task of this professional as agent of curriculum management in this training leads him toward a practical rationality, and if this redirection is also reflected in the Curriculum of History of high schools. Results revealed gaps in teacher education on curriculum in that campus and also that the participation in PIBID ensures very
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particular meaning to each supervisor teacher acting on it but making them all, rethink their curriculum practices since the inclusion in the program.
Keywords: PIBID. Initiation to teaching. Curriculum. Curriculum Management. History Undergraduate Program.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SILVA, GILMAR DANTAS DA. GESTÃO CURRICULAR NO PIBID EM HISTÓRIA: O QUE CONTAM OS PROFESSORES SUPERVISORES. 2015. 173 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024

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