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Repositório Institucional - UECE
Título:
A INFLUÊNCIA DA POLÍTICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO: OS PROGRAMAS FEDERAIS NA GESTÃO ESCOLAR

Autor(es):
Freitas, Carmen Laenia Almeida Maia de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
Realizamos nessa pesquisa um estudo sobre a relação entre o modelo econômico vigente e o
processo de definição das políticas educacionais e de financiamento através de programas
federais, mediante a análise das implicações desses fenômenos sobre o modelo de gestão
escolar no município de Morada Nova (CE). Considerando o contexto histórico das mudanças
recentes ocorridas no mundo do trabalho, responsáveis pelas transformações que têm afetado
todas as esferas sociais, dentre elas, a educação; o aparato teórico desta proposta
fundamentou-se nas abordagens que consideram a descentralização da educação a partir dos
processos de internacionalização da economia e da crise estrutural do capital. Analisamos
aspectos das políticas educacionais implantadas a partir de 1995 no Brasil com a Reforma do
Estado, tendo como foco os programas de repasse de recursos às escolas. A metodologia de
enfoque qualitativa estruturou-se na obtenção de dados relativos aos programas educacionais
federais, bem como na coleta de informações relacionadas à evolução da política educacional
no município de Morada Nova, durante os últimos anos. O estudo desse conjunto de
informações, subsidiada pela abordagem teórica de autores como Castro (2007), Ferreira
(1998), Kuenzer (2002), Libâneo (2009), Mészáros (2011), Jimenez, Mendes Segundo e
Rabelo (2009), Ribeiro (2010) e outros possibilitou a interpretação dos desdobramentos locais
dessas políticas educacionais exógenas de financiamento da educação sobre a gestão da
escola. A partir da investigação de documentos oficiais e das entrevistas realizadas com
gestores das escolas municipais, membros do Comitê de Análise e Aprovação do PDDE
Interativo e da equipe da Secretaria Municipal de Educação, evidenciou-se que a política atual
de financiamento da educação básica tem gerado um controle social e governamental da
escola, pois os programas federais com seus pacotes fechados e sua prestação de contas
burocrática mais responsabilizam do que libertam. A análise da realidade constatou também
que a prática da responsabilização (do accountability) ao invés de implantar uma gestão
democrática na escola, inseriu na verdade uma gestão por resultados, causando mais
dependência do que autonomia.
Palavras-chave: Política Educacional, Financiamento, Programas Federais, Gestão Escolar.

Abstract:
ABSTRACT
This paper presents a study about the relationship between the current economic model and
the definition process of educational policies and financing through federal programs by
analyzing the implications of these phenomena on the school management model in Morada
Nova city (Ceará State, Brazil). Considering the historical context of the recent changes which
have taken place in the work environment and are responsible for the transformations which
have affected all the social spheres, including education, the theoretical data of this proposal
are based on the approaches which consider the decentralization of education starting from the
economy internalization processes and the capital structural crisis. Aspects of educational
policies set since 1995 in Brazil with the Reformation of the State were analysed, focusing on
the programs of passing on of resources to schools. The qualitative methodology was
structured on the data collecting about the federal educational programs, as well as on the
gathering of information related to the evaluation of the educational policy in Morada Nova
City over the last years. The analysis of this information based on the theoretical approach of
authors such as Castro (2007), Ferreira (1998), Kuenzer (2002), Libâneo (2009), Mészáros
(2011), Jimenes, Mendes Segundo e Rabelo (2009), Ribeiro (2010) and others made possible
the interpretation of the local implementing of these exogenous educational policies of
education financing on school management. From the investigation of official documents
and interviews done with city schools administrators, the members of the Committee of
Analysis and Approval of the Interactive PDDE and with the team of the City Educational
Board, it was verified that the current financing policy of basic education has generated
social and governmental control of the school, for the federal programs with their enclosed
packages and their bureaucratic accountability make one more accountable than liberated.
The analysis of the reality also ascertained that the accountability practice, instead of
establishing a democratic management at school, in fact it inserted a management for results,
causing more dependence than autonomy.
KEY WORDS: Educational policy, Financing, Federal Programs, School management

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Freitas, Carmen Laenia Almeida Maia de. A INFLUÊNCIA DA POLÍTICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO: OS PROGRAMAS FEDERAIS NA GESTÃO ESCOLAR. 2016. 132 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 8 de maio de 2024

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