RESUMO
O presente trabalho tem por objeto de estudo a atuação da Igreja Católica no campo
educacional da cidade de Quixadá, no século XX e início do século XXI. Após
analisarmos a história da educação no Brasil, abordamos ao ensino primário e
superior em Quixadá, sob a ótica da forma como a Igreja participou deste processo
e, também, das peculiaridades dos personagens identificados, segundo seu status
eclesial (religiosos ou padre diocesano), ou de acordo com sua filiação ideológica
(avançado ou conservador). Ao longo deste período, constata-se que, na criação e
manutenção de instituições de ensino primário e ginasial, bem como de faculdades
pública e privada, a Igreja esteve envolvida direta ou indiretamente, visando
contribuir com a formação intelectual, profissional, humana e cristã da população
local. Para isto, realizamos, além de pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas
com pessoas que tiveram contato com as realidades apontadas. Percebe-se, com
isto, que a Igreja, ao seu modo e ao seu tempo, contribuiu para a configuração do
atual cenário educacional de Quixadá.
PALAVRAS-CHAVE: História da Educação. Igreja Católica. Quixadá.