Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO SEXTO ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA UTILIZANDO MATERIAL DIDÁTICO MANIPULÁVEL

Autor(es):
NETO, FRANCISCO ALVES BEZERRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
A presente pesquisa destaca como a Educação Matemática contribui para os processos
de ensino e de aprendizagem no âmbito da Matemática escolar e, de modo particular,
dos conceitos das grandezas geométricas perímetro e área. Neste trabalho, apresentamos
e discutimos uma proposta de ensino de Geometria Euclidiana com o uso de materiais
didáticos manipuláveis com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do
pensamento geométrico de alunos de uma turma do 6º. ano do Ensino Fundamental de
uma escola da rede pública municipal de Russas-CE. Para sua efetivação, partimos de
uma fundamentação teórica que permita uma reflexão sobre a elaboração de aulas de
experimentação com figuras bidimensionais. Ressaltamos o papel do professor como
mediador das atividades, estabelecendo condições propícias a uma interação entre
professor–aluno–material didático. A metodologia tem como norteadora a teoria
sociointeracionista de Lev Vygotsky e a discussão teórica sobre níveis e fases propostos
por Van Hiele. Entre os resultados obtidos, pontuamos um melhor desempenho, por
ocasião da reaplicação do teste diagnóstico, de um quantitativo expressivo de sujeitos da
pesquisa. Ademais, vislumbramos avanços por parte dos alunos pesquisados tanto no
entendimento dos elementos pertinentes ao conceito e a medida de área quanto em
relação a conhecimentos acerca da conceituação e da obtenção da medida de perímetro.
Palavras-chave: Educação Matemática; Ensino de Geometria; Conceitos de Perímetro
e Área; Teoria Sociointeracionista e Modelo de van Hiele

Abstract:
ABSTRACT
The present study points out how Mathmatical Education contributes to the teaching
and learning processes in the ambit of school Mathmatics, particularly of the concepts
of Geometrical figures, perimeter and area. A teaching proposal about Euclid’s theory,
with the use of manipulatable pedagogical materials was depicted, with the aim of
contributing to the development of geometrical thought on sixth grades students of the
Fundamental level of a city public school in Russas, CE. The research process started
with a theoretical basis which would allow some reflection about the elaboration of
experimental classes with bidimensional pictures. The role of the teacher as mediator of
the activities was emphasized, establishing proper conditions to interaction on
pedagogical teacher-student-material. The methodology has as its guide Lev Vigotsky’s
socio-interacionist theory and Van Hiele’s theoretical discussion about levels and
phases. Among the outcomes, it was verified better achievement by an expressive
number of the subjects researched when the diagnostic test was reapplied. Besides, the
students researched showed progress regarding the understanding of the elements
related to the concept and the measure of area as well the knowledge of how to
conceptualize an get the measure of perimeter.
Key words: Mathmatical Education, Geometry Teaching, Concepts of perimeter and
area, Socio-interactionist Theory; Van Hiele’s Model.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
NETO, FRANCISCO ALVES BEZERRA. ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NO SEXTO ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA UTILIZANDO MATERIAL DIDÁTICO MANIPULÁVEL. 2016. 206 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1