RESUMO
A presente pesquisa destaca como a Educação Matemática contribui para os processos
de ensino e de aprendizagem no âmbito da Matemática escolar e, de modo particular,
dos conceitos das grandezas geométricas perímetro e área. Neste trabalho, apresentamos
e discutimos uma proposta de ensino de Geometria Euclidiana com o uso de materiais
didáticos manipuláveis com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do
pensamento geométrico de alunos de uma turma do 6º. ano do Ensino Fundamental de
uma escola da rede pública municipal de Russas-CE. Para sua efetivação, partimos de
uma fundamentação teórica que permita uma reflexão sobre a elaboração de aulas de
experimentação com figuras bidimensionais. Ressaltamos o papel do professor como
mediador das atividades, estabelecendo condições propícias a uma interação entre
professor–aluno–material didático. A metodologia tem como norteadora a teoria
sociointeracionista de Lev Vygotsky e a discussão teórica sobre níveis e fases propostos
por Van Hiele. Entre os resultados obtidos, pontuamos um melhor desempenho, por
ocasião da reaplicação do teste diagnóstico, de um quantitativo expressivo de sujeitos da
pesquisa. Ademais, vislumbramos avanços por parte dos alunos pesquisados tanto no
entendimento dos elementos pertinentes ao conceito e a medida de área quanto em
relação a conhecimentos acerca da conceituação e da obtenção da medida de perímetro.
Palavras-chave: Educação Matemática; Ensino de Geometria; Conceitos de Perímetro
e Área; Teoria Sociointeracionista e Modelo de van Hiele