Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
DE LICENCIANDO A PROFESSOR: ANÁLISE DAS INFLUÊNCIAS DA FORMAÇÃO INICIAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO

Autor(es):
LEITE, LUCIANA RODRIGUES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
Estruturado a partir da experiência formativa vivenciada por professores egressos de um curso de Licenciatura específico, este trabalho dissertativo aborda as relações estabelecidas entre a formação inicial e a prática pedagógica do professor de Química. Para o desenvolvimento desta investigação, considerou-se que a formação inicial, embora não seja o único fator, exerce importante papel na edificação da prática pedagógica docente. Deste modo, o objetivo geral deste estudo consistiu em analisar as influências da formação inicial, promovida pelo curso de Licenciatura Plena em Química da FAEC, na prática pedagógica dos professores de Química que atuam no Ensino Médio. A pesquisa desenvolvida apoia-se em uma abordagem qualitativa e utiliza como método de pesquisa o estudo de caso do tipo múltiplo. Para a coleta de dados foram utilizadas as seguintes técnicas: um questionário, com o intuito de traçar o perfil dos sujeitos desta investigação; a entrevista semiestruturada, com o propósito de identificar a percepção dos docentes acerca de sua formação e sua prática pedagógica; a observação não participante, com o objetivo de contrastar as falas dos docentes sobre sua prática à perspectiva de um observador externo; e a análise documental, com o desígnio de explorar a estrutura formativa do curso de Licenciatura em questão. Os sujeitos desta investigação foram delimitados a partir do estabelecimento de dois critérios: ser egresso do curso de Licenciatura Plena em Química da FAEC e lecionar a disciplina de Química em escolas de Ensino Médio localizadas na região do Sertão dos Crateús. Ao todo, 09 (nove) professores se encaixaram neste perfil, constituindo o grupo de docentes pesquisados. Para tratamento e interpretação dos dados coletados no trabalho de campo, foram utilizadas a técnica de análise de conteúdo temática e a estratégia de triangulação. As informações obtidas foram então sistematizadas, apresentadas e discutidas, fazendo emergir três categorias principais (formação inicial, prática pedagógica, formação inicial versus prática pedagógica), das quais decorreram algumas subcategorias. Os resultados deste trabalho investigativo demonstram que o curso de Licenciatura em Química da FAEC enfatiza uma formação em conteúdos específicos da Química, com reduzida articulação teórico-prática entre seus eixos formativos e escassas contribuições para o ‘fazer docente’, o que não tem contribuído de modo efetivo para que os professores pesquisados desenvolvam uma práxis pedagógica. Neste sentido, as características mais destacáveis nas práticas destes sujeitos, com algumas exceções, são a ênfase no processo de transmissão-recepção de informações, a supervalorização do aspecto conteudista e a pouca ênfase na discussão e/ou construção de conhecimento. Estes resultados indicam que a formação inicial realmente exerce influências sobre a prática pedagógica docente. Estas influências, por sua vez, no caso específico do curso de Licenciatura em Química da FAEC, evidenciam a presença de lacunas na estrutura formativa deste curso (desarticulação teórico-prática, ênfase nos conteúdos específicos da Química, etc) e remetem para a necessidade de reestruturação do mesmo. Por outro lado, elas apontam para a importância do processo de formação contínua destes docentes, mediante o investimento em atividades de formação continuada e o desenvolvimento de reflexões críticas constantes acerca de sua prática.
Palavras-chave: formação inicial, prática pedagógica, professor de Química, Ensino Médio.

Abstract:
ABSTRACT
This dissertation discusses the relations between initial training and teaching practice of the Chemistry teacher. We structured it from the formative experience of graduated teachers by a specific undergraduate course. To the development of this research, we regarded that the initial training, although is not the only factor, plays an important role in building the pedagogical practice of teacher. Thus, the aim of this study was to analyze the influences of initial training, promoted by the course of Full Degree in Chemistry of the FAEC in pedagogical practice of chemistry teachers who work in high school. For this purpose, we developed the research under a qualitative approach and we used as research method, the case study of multiple type. For collect the data, we used four techniques. A questionnaire, in order to trace the profile of the subjects of this investigation. A semi-structured interview, in order to identify the perception of teachers about their formation and their practice. The non-participant observation, in order to contrast the speech of teachers on their practice to the perspective of an outside observer. The document analysis, with the purpose of exploring the formative structure of the Degree course in question. We choose the subjects of this investigation based on two established criteria: be egress of the course of Full Degree in Chemistry of the FAEC and teach chemistry in one high schools located in the hinterland region of Crateús. In all, 09 (nine) teachers fell into place this profile, constituting the group of surveyed teachers. For processing and interpretation of data collected in the fieldwork, we used the thematic content analysis technique and the strategy of triangulation. Then the information obtained were systematized, presented and discussed, giving rise to three main categories (initial training, pedagogical practice, initial training versus pedagogical practice), which generated some subcategories. The results of this work show that the course of Full Degree in Chemistry of the FAEC emphasizes a training based in specific contents of chemistry, with reduced theoretical and practical link between their formative shafts and meager contributions to the 'pedagogical doing', which has not contributed effectively so that the teachers surveyed develop a pedagogical praxis. In this sense, the most outstanding characteristics in the practices of these subjects, with some exceptions, are the emphasis in the process of transmission-reception of information, the overvaluation of the contents, and the little emphasis on discussion and/or construction of knowledge. These results indicate that the initial training actually has influences on the pedagogical practice of the teacher. In turn, in the case of course of Full Degree in Chemistry of the FAEC, these influences show the presence of gaps in the formative structure of this course (theoretical and practical disarticulation, emphasis on the specific contents of chemistry, etc.) and indicate the need for its restructuring. In contrast, they point to the importance of process of continuous training of these teachers, doing so necessary invest in activities of continuing training and in the constant development of critical reflections on their practice.
Keywords: initial training, pedagogical practice, Chemistry Teacher, High School.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
LEITE, LUCIANA RODRIGUES. DE LICENCIANDO A PROFESSOR: ANÁLISE DAS INFLUÊNCIAS DA FORMAÇÃO INICIAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO. 2016. 148 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1