Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA DO MÉTODO KODOMÔ NO KARATE-DÔ PARA CRIANÇAS DE TRÊS A CINCO ANOS

Autor(es):
SILVA, FRANCISCO TRINDADE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
RESUMO As experiências e reflexões ocorridas durante aulas de karate-dô ministradas em uma creche na cidade de Fortaleza logo após a minha graduação em Educação Física, possibilitaram perceber que os elementos estruturais do karate-dô poderiam, se colocados adequadamente, tornar-se uma ferramenta a favor do desenvolvimento infantil. Percebendo uma demanda crescente de crianças entre três a cinco anos, iniciamos, então, estudos objetivando a adequação das aulas de karate-dô para o contexto destas crianças. Após um piloto de um ano, a proposta é reformulada; sua forma inicial, agora mais adequada às crianças, foi denominada de Método Kodomô. O objetivo deste estudo é elaborar e validar de uma tecnologia educativa no formato de cartilha do Método Kodomô no karate-dô para crianças de três a cinco anos. O Método Kodomô, que utiliza o ambiente da arte marcial para o desenvolvimento dessas crianças no período da primeira infância tem um conjunto de procedimentos montados em forma de blocos de conteúdos, que ajudam na organização das aulas e seus objetivos. Trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico com abordagem quantitativa e qualitativa para a elaboração de uma tecnologia educativa. Para validação do material construído, foi realizada a coleta de dados, que constituiu na validação de conteúdo, aparência e adequabilidade do material por parte de juízes especialistas. A cartilha obteve dos especialistas para a dimensão desenvolvimento na primeira infância Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de 0,94. No design gráfico obteve classificação superior, com 91% dos especialistas aprovando o material. Para artes marciais o (IVC) foi de 0,99 o que atesta a validade do material. O Alfa de Combrach foi 0,90, portanto adequado. Conclui-se que o material foi considerado apropriado, válido e dotado de consistência interna. Os resultados indicam que a cartilha educativa para formação de professores de artes marciais que trabalham com crianças da primeira infância neste cenário, será útil. Palavras-Chaves: Primeira infância. Artes Marciais. Psicomotor.

Abstract:
ABSTRACT The experiences and reflections that occurred during karate-dô classes taught at a day care center in the city of Fortaleza shortly after my graduation in Physical Education enabled me to realize that the structural elements of karate-dô could, if properly placed, become a tool to development. Realizing a growing demand of children between three and five years of age, we began studies aimed at adapting karate-dô classes to the context of these children. After a pilot of one year, the proposal is reformulated; its initial form, now more appropriate for children, was called the Kodomô Method. The objective of this study is to elaborate and validate an educational technology in the format of the primer of the Kodomô Method in karate-dô for children from three to five years. The Kodomô Method, which uses the martial art environment for the development of these children in the early childhood period, has a set of procedures set up in the form of blocks of contents that help organize the classes and their objectives. This is a methodological development study with a quantitative and qualitative approach to the elaboration of an educational technology. In order to validate the constructed material, data collection was carried out, which consisted in the validation of content, appearance and suitability of the material by specialized judges. The primer obtained from the experts for the development dimension in early childhood Content Validity Index (IVC) of 0.94. In the graphic design it obtained superior classification, with 91% of the experts approving the material. For martial arts the (IVC) was of 0.99 which attests the validity of the material. The Combrach alpha was 0.90, so suitable. We conclude that the material was considered appropriate, valid and endowed with internal consistency. The results indicate that the educational primer for training martial arts teachers working with early childhood children in this setting will be useful. KeyWords: Preschool. Martial arts. Psychomotor

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
SILVA, FRANCISCO TRINDADE. ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA DO MÉTODO KODOMÔ NO KARATE-DÔ PARA CRIANÇAS DE TRÊS A CINCO ANOS. 2018. 229 f. Tese (Doutorado em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 13 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1