Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ

Autor(es):
CASTRO, SOLANGE MARIA SANTOS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
“Currículo de Formação do professor de anos iniciais do Ensino Fundamental de
uma universidade pública do Estado do Ceará” caracteriza-se como pesquisa
documental de abordagem qualitativa. Seu objetivo consiste em compreender a
relação entre a atual configuração curricular dos cursos de Pedagogia presenciais
de uma instituição pública universitária do Estado do Ceará, sobretudo no que se
refere aos conhecimentos necessários à atuação docente nos anos iniciais do
Ensino Fundamental e qualidade dessa formação. Fundamenta-se nos estudos de
Silva (1999), Moreira (1999; 2014), Moraes e Albuquerque (2014), Sacristán e
Gómez (1998) sobre currículo, Pimenta (2002; 2012), Libâneo (2009), Cavalcante
(2005; 2014) e Farias (2014) a respeito de formação docente, com apoio nas
formulações teóricas de Bourdieu (1996; 2004; 2011; 2013) sobre os conceitos de
campo, habitus e capital cultural. Os procedimentos metodológicos abrangem
pertinente revisão bibliográfica; buscas ao site E-MEC e da Instituição de Ensino
Superior (IES); coleta das matrizes curriculares e dos projetos político-pedagógicos
e análise documental. Com apoio nas formulações teóricas de Bourdieu, entende-se
o currículo como campo de interesses e disputas, e, ao mesmo tempo, como um
documento - produto da ação histórica que expressa capital cultural. Este
experimento mostrou que conhecimentos relativos a Fundamentos Teóricos da
Educação e Pesquisa figuram com destaque nos currículos; os conhecimentos
relativos à Arte, Educação Física, novas tecnologias, diversidade cultural figuram em
participação reduzida; Pedagogia e Didática apresentam menos representatividade
em relação à Psicologia, Filosofia, História da Educação, Sociologia. Mediante as
constatações percebe-se que o currículo aponta para uma formação geral em
detrimento de uma formação mais voltada para os anos iniciais do Ensino
Fundamental. Dessa maneira reflete-se acerca do papel desempenhado pelo
currículo como uma formulação histórica possível de ser transformado, em meio à
disputa de poder que ocorre entre campos de conhecimento. Tais resultados
instigam a refletir-se que a formação de docentes para os primeiros anos de
escolarização precisa superar a dimensão técnica que fragiliza a relação teoria e
prática, seja pela ausência e secundarização, no currículo, de algum conhecimento
que deveria ser priorizado.O conceito de habitus de Bourdieu guia a pesquisa para a
compreensão do currículo como formulação histórica, instituído, e que pode se
tornar instituinte de novo habitus docente.
Palavras-chave: Currículo. Formação Docente. Curso de Pedagogia. Anos Iniciais
do Ensino Fundamental.

Abstract:
ABSTRACT
Teacher's Training Curriculum applying to the early years of Elementary School of a
public university in the State of Ceará" is characterized as a documental research of
qualitative approach. Its goal is to understand the relationship between the current
curricular configuration of Education undergraduation courses of a public university in
the State of Ceará, in particular regarding the knowledge necessary for teaching
practice in the early years of elementary school and the quality of such training. It is
based on studies by Silva (1999), Moreira (1999, 2014), Moraes and Albuquerque
(2014), Sacristán and Gómez (1998) on curriculum; Pimenta (2002; 2012), Libâneo
(2009), Cavalcante (2005; 2014) and Farias (2014) regarding teacher training,
supported by the theoretical formulations of Bourdieu (1996; 2004; 2011; 2013) on
the concepts of field, habitus and cultural capital. The methodological procedures
include pertinent bibliographical review; searches on the website E-MEC and on the
Instituição de Ensino Superior (IES); compilation of curriculum matrices, politicalpedagogical
projects and document analysis. Supported by the theoretical
formulations of Bourdieu, we understand the curriculum as a field of interest and
disputes, and at the same time as a document - the product of historical action that
expresses cultural capital. This experiment showed that knowledge of the Theoretical
Fundamentals of Education and Research figure prominently in the curricula;
knowledge related to Art, Science, new technologies and cultural diversity are less
prominent. On the other hand, Pedagogy and Didactics have less representation in
relation to Psychology, Philosophy, History of Education and Sociology. Supported
by the finding data, it is clear that the curriculum points to a general education at the
expense of a more focused training in the early years of elementary school. Thus, we
reflect about the role of the curriculum as a historical formulation, which is possible to
be transformed, in the midst of the power struggle that forms in the fields of
knowledge. Such results instigate a reflection in which the training of teachers for the
first years of schooling needs to overcome the technical dimension that undermines
the relationship between theory and practice, be it by the absence and sidelining in
curriculum of some knowledge that should be prioritized. The concept of habitus, by
Bourdieu, guides the research into the understanding of the curriculum as historical
formulation, estableshed, and that can become an instituting force of a new habitus
of teaching.
Keywords: Curriculum. Teacher Training. Undegraduation Course of Education.
Initial Years of Elementary School.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
CASTRO, SOLANGE MARIA SANTOS. CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ. 2016. 135 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 30 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1