RESUMO
“Currículo de Formação do professor de anos iniciais do Ensino Fundamental de
uma universidade pública do Estado do Ceará” caracteriza-se como pesquisa
documental de abordagem qualitativa. Seu objetivo consiste em compreender a
relação entre a atual configuração curricular dos cursos de Pedagogia presenciais
de uma instituição pública universitária do Estado do Ceará, sobretudo no que se
refere aos conhecimentos necessários à atuação docente nos anos iniciais do
Ensino Fundamental e qualidade dessa formação. Fundamenta-se nos estudos de
Silva (1999), Moreira (1999; 2014), Moraes e Albuquerque (2014), Sacristán e
Gómez (1998) sobre currículo, Pimenta (2002; 2012), Libâneo (2009), Cavalcante
(2005; 2014) e Farias (2014) a respeito de formação docente, com apoio nas
formulações teóricas de Bourdieu (1996; 2004; 2011; 2013) sobre os conceitos de
campo, habitus e capital cultural. Os procedimentos metodológicos abrangem
pertinente revisão bibliográfica; buscas ao site E-MEC e da Instituição de Ensino
Superior (IES); coleta das matrizes curriculares e dos projetos político-pedagógicos
e análise documental. Com apoio nas formulações teóricas de Bourdieu, entende-se
o currículo como campo de interesses e disputas, e, ao mesmo tempo, como um
documento - produto da ação histórica que expressa capital cultural. Este
experimento mostrou que conhecimentos relativos a Fundamentos Teóricos da
Educação e Pesquisa figuram com destaque nos currículos; os conhecimentos
relativos à Arte, Educação Física, novas tecnologias, diversidade cultural figuram em
participação reduzida; Pedagogia e Didática apresentam menos representatividade
em relação à Psicologia, Filosofia, História da Educação, Sociologia. Mediante as
constatações percebe-se que o currículo aponta para uma formação geral em
detrimento de uma formação mais voltada para os anos iniciais do Ensino
Fundamental. Dessa maneira reflete-se acerca do papel desempenhado pelo
currículo como uma formulação histórica possível de ser transformado, em meio à
disputa de poder que ocorre entre campos de conhecimento. Tais resultados
instigam a refletir-se que a formação de docentes para os primeiros anos de
escolarização precisa superar a dimensão técnica que fragiliza a relação teoria e
prática, seja pela ausência e secundarização, no currículo, de algum conhecimento
que deveria ser priorizado.O conceito de habitus de Bourdieu guia a pesquisa para a
compreensão do currículo como formulação histórica, instituído, e que pode se
tornar instituinte de novo habitus docente.
Palavras-chave: Currículo. Formação Docente. Curso de Pedagogia. Anos Iniciais
do Ensino Fundamental.