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Repositório Institucional - UECE
Título:
PORTOS E GESTÃO AMBIENTAL: ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DA IMPLANTAÇÃO DO TERMINAL MARÍTIMO DE PASSAGEIROS NA PRAIA MANSA – FORTALEZA/CE, BRASIL

Autor(es):
BARRA, OTÁVIO AUGUSTO DE OLIVEIRA LIMA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
Impactos ambientais podem ser definidos como as transformações na natureza resultantes
das ações antrópicas. Em sua forma negativa, os impactos causam danos aos sistemas
naturais e uma consequente alteração na paisagem. Os sistemas costeiros inserem-se
nessa problemática, estando constantemente sob os riscos de impactos adversos. Nesse
contexto estão os portos marítimos que, devido à magnitude de suas atividades, podem
causar implicações ambientais nos litorais onde estão inseridos. Exemplo disso é o Porto de
Fortaleza/Ceará, que desde o início de sua construção tem gerado modificações na
configuração do litoral da capital cearense. Esse mesmo porto tem passado por uma
ampliação mediante a construção do Terminal Marítimo de Passageiros, um equipamento
de uso múltiplo pertencente ao conjunto de obras dantes previstas para a Copa de 2014. O
empreendimento foi erguido na área interna do porto, a Praia Mansa, um ambiente dotado
de elevado grau de vulnerabilidade ambiental do ponto de vista ecodinâmico. Como
instrumento de Gestão Ambiental Portuária para essa obra foi apresentado um Plano Básico
Ambiental (PBA): um documento integrante do processo de licenciamento e elaborado para
operacionalizar os mecanismos de controle ambiental contido no EIA do empreendimento.
Diante disso, esta Dissertação tem como objetivo geral, avaliar os impactos ambientais
negativos decorrentes da implantação do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de
Fortaleza/CE em seu local de instalação: a Praia Mansa. Ademais, foi realizada uma análise
crítica dos instrumentos de gestão ambiental citados para avaliar o quanto estes foram
eficientes na preservação ambiental da área. Enquanto método científico adotado, o
hipotético-dedutivo mostrou-se adequado, tendo regido todas as etapas metodológicas do
trabalho. A análise sistêmica da paisagem propiciou o diagnóstico de impactos ambientais,
já que estes representam profundas alterações no meio natural mediante a intervenção
humana. Os procedimentos técnico-operacionais foram divididos em etapas de gabinete,
campo e laboratório. A execução e a compilação dos dados e informações obtidos nessas
fases foram imprescindíveis para o cumprimento dos objetivos. Mudanças na circulação
hidrodinâmica; deficit sedimentar; alterações morfológicas do terreno; recuo na linha de
costa; efeitos de degradação marcados por supressão da vegetação e problemas ligados ao
solo foram impactos negativos diagnosticados na Praia Mansa oriundos da intervenção do
Terminal de Passageiros. Os mecanismos de gestão ambiental portuária mostraram-se
parcialmente eficazes até o momento.
Palavras-chave: Impactos Ambientais Portuários. Gestão Ambiental Portuária. Praia
Mansa. Terminal Marítimo de Passageiros.

Abstract:
ABSTRACT
Environmental impacts can be defined as the changes in nature resulting from human
actions. In its negative form, the impacts cause damages to the natural systems and a
consequent change in the landscape. The coastal systems are part of this problem and they
are constantly under the risk of adverse impacts. In this context are the maritime ports that,
due to the magnitude of their activities, they may cause environmental implications on the
coasts where they live. Example is the Port of Fortaleza/Ceará, that from the beginning of its
construction it has generated changes in the coastal configuration of the capital of Ceará.
This same port has experienced an expansion through the construction of the Maritime
Passenger Terminal, a multiple use equipment that belongs to the set of works planned for
the 2014 World Cup. This development was erected in the inner area of the port, the Praia
Mansa, an environment endowed with a high degree of environmental vulnerability in
ecodynamic point of view. As Port Environmental Management instrument for this work was
presented a Basic Environmental Plan (PBA): a member document of the licensing process
and prepared to operate the environmental control mechanisms contained in the EIA of
project. Given this, this master's thesis have as general objective to evaluate the negative
environmental impacts of deployment the Maritime Passenger Terminal of the Port of
Fortaleza/CE on its installation site: the Praia Mansa. While scientific method adopted, the
hypothetico-deductive proved to be adequate and it has conducted all the methodological
stages of the work. In addition, the systemic analysis of landscape afforded the diagnosis of
environmental impacts since these represent deep changes in the natural environment
through human intervention. The technical and operational procedures were divided into
office steps; field and laboratory. The running and the compilation of the data and the
information obtained in these phases were essential to the achievement of objectives.
Changes in hydrodynamic circulation; sediment deficit; morphological changes of the land;
decrease in the shoreline; degradation effects marked by removal of vegetation and soil
problems, were negative impacts diagnosed in Praia Mansa arising from the Passenger
Terminal intervention. The port environmental management mechanisms proved to be
partially effective to date.
Keywords: Port Environmental Impacts. Port

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
BARRA, OTÁVIO AUGUSTO DE OLIVEIRA LIMA. PORTOS E GESTÃO AMBIENTAL: ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DECORRENTES DA IMPLANTAÇÃO DO TERMINAL MARÍTIMO DE PASSAGEIROS NA PRAIA MANSA – FORTALEZA/CE, BRASIL. 2015. 186 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

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