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Repositório Institucional - UECE
Título:
ANÁLISE DA ASSOCIAÇÃO ENTRE LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA EM ADULTOS HIPERTENSOS

Autor(es):
CARVALHO, IRIALDA SABOIA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
No grupo das doenças crônicas não infecciosas, a hipertensão arterial sistêmica é uma das
mais representativas e responsáveis pelas maiores taxas de morbimortalidade na população
brasileira e em todo o mundo. Assim, um dos grandes desafios no manejo da hipertensão
consiste em avaliar o impacto da doença e do tratamento na qualidade de vida da pessoa, e
identificar seu letramento em saúde, ou seja, a aplicação prática do conhecimento e
competências pessoais para acessar, compreender, interpretar e avaliar informações escritas
ou faladas, de forma a tornar possível a tomada de decisões para obter melhor qualidade de
vida. Nesse contexto, o objetivo geral desta dissertação foi analisar a associação entre o
letramento funcional em saúde e a qualidade de vida de adultos com hipertensão. Tratou-se de
um estudo analítico, quantitativo, realizado com 369 adultos hipertensos acompanhados nas
Unidades de Atenção Primárias em Saúde e no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão do
município de Fortaleza-Ceará-Brasil. Os dados foram coletados por meio de três
instrumentos: um questionário com perguntas gerais, o questionário MINICHAL e o Breve
TOFHLA. Tão logo coletados, os dados foram tabulados e analisados por meio de um
programa estatístico. Foram calculadas as frequências simples e relativas das variáveis do
estudo e realizou-se o teste do qui-quadrado para as variáveis categóricas, considerando o
nível de significância estatística de 5% (p<0,05). Para estimar a força de associação entre as
variáveis foi calculada a odds ratio (OR), com intervalo de confiança de 95% e, em seguida,
foi realizada a análise com modelo de regressão logística hierarquizada. Para inclusão no
modelo inicial de regressão, adotou-se o valor p<0,20 obtido na análise bivariada e, para o
modelo final, adotou-se o p<0,05 na análise multivariada. O estudo seguiu todos os preceitos
ético-legais dos estudos com seres humanos, tendo sido aprovado pelo Comitê de ética em
pesquisa em seres humanos da Universidade Estadual do Ceará sob protocolo de nº
1.206.472/2015. Os resultados mostraram que, na análise bivariada, estiveram associados à
qualidade de vida: o LFS, o sexo, a escolaridade, a renda e o sedentarismo. No modelo final
da regressão, permaneceram significativas apenas as variáveis sexo e renda (p< 0,05).
Conclui-se a haver associação entre o letramento funcional em saúde e a qualidade de vida de
adultos com hipertensão, destacando a necessidade dos profissionais de saúde darem maior
atenção à qualidade de vida e letramento dos pacientes, na busca de modificações na
abordagem terapêutica de maneira geral.
Palavras-chave: Hipertensão; Letramento Funcional em Saúde; Qualidade de Vida.

Abstract:
ABSTRACT
In the group of non-infectious chronic diseases, hypertension is one of the most representative
and account for the highest mortality rates in the population and throughout the world. Thus, a
major challenge in the management of hypertension is to assess the impact of disease and
treatment on the person's quality of life, and identify their literacy in health, ie the practical
application of knowledge and personal skills to access, understand, interpret and evaluate
written and spoken information in order to make possible the decision-making for better
quality of life. In this context, the general objective of this thesis was to analyze the
association between functional literacy in health and quality of life of adults with
hypertension. This was an analytical, quantitative study involving 369 hypertensive adults
accompanied the Primary Care Units Health and the Integrated Center for Diabetes and
Hypertension in the city of Fortaleza, Ceará, Brazil. Data were collected through three
instruments: a questionnaire with general questions, the questionnaire MINICHAL and Quick
TOFHLA. Once collected, the data were tabulated and analyzed using a statistical program.
simple frequencies were calculated and on the study variables and performed the chi-square
test for categorical variables, considering the level of significance of 5% (p <0.05). To
estimate the strength of association between variables was calculated the odds ratio (OR) with
95% confidence interval and then was carried out the analysis with hierarchical logistic
regression model. For inclusion in the initial regression model, it adopted the value p <0.20
obtained in the bivariate analysis, and for the final model, we adopted p <0.05 in multivariate
analysis. The study followed all ethical and legal precepts of human studies and was approved
by the Ethics Committee on human research at the State University of Ceará under no
protocol 1206472/2015. The results showed that in the bivariate analysis were associated with
quality of life: the LFS, sex, education, income and physical inactivity. In the final regression
model, remained significant only gender and income (p <0.05). It follows the no association
between functional literacy in health and quality of life of adults with hypertension,
highlighting the need for health professionals give more attention to the quality of life and
literacy of patients in search of changes in therapeutic approach so general.
Keywords: Hypertension; Functional Literacy for Health; Quality of life.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
CARVALHO, IRIALDA SABOIA. ANÁLISE DA ASSOCIAÇÃO ENTRE LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA EM ADULTOS HIPERTENSOS. 2015. 76 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

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