Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
EXPERIÊNCIA FORMATIVA DO PROFESSOR SUPERVISOR: ESTUDO DE CASO DO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA/UECE

Autor(es):
SANTOS, MARIA ADRIANA BORGES DOS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
A presente pesquisa possui como objeto de estudo a experiência formativa no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que tem por finalidade incentivar a iniciação à docência e a valorização do magistério. O objetivo geral do estudo foi compreender o processo de formação continuada do Professor Supervisor (PS) a partir de sua experiência formativa no PIBID/Educação Física/UECE. Partimos da seguinte questão guia da atividade investigativa: Como ocorre o processo de formação continuada do PS a partir de sua experiência formativa no PIBID? Para responder à pergunta propusemos uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, com elementos de busca documental. O cenário foi a própria UECE. Participaram do estudo quatro PS do PIBID/Educação Física/UECE. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com os participantes. Os dados produzidos foram organizados com o auxílio do software NVIVO 10 e analisado mediante a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2010). Concluímos que o PIBID proporcionou experiência formativa aos PS, favoreceu o exercício da reflexão da prática, promoveu uma aproximação maior entre alunos e os pares e o aperfeiçoamento da prática pedagógica. Constatamos também que o PIBID foi imprescindível na concretização de saberes por meio da interação entre os sujeitos que o integram, as atividades teórico-práticas vividas e a inter-relação que marca a universidade e as escolas de Educação Básica. As vivências no âmbito do programa proporcionaram aos PS saberes advindos do processo de observação e reflexão das próprias aulas, conhecimentos que os motivam a escrever artigos, a compartilhar experiências em eventos e congressos acadêmicos. Quanto às melhorias e inovações da prática de ensino do PS no processo formativo vivenciado no PIBID, os resultados apontam que as práticas inovadoras se revelam no diálogo entre a universidade e a escola. As atividades e as sugestões metodológicas que os alunos (de graduação) desenvolvem no percurso da escola são destacadas pelos PS como elementos fundamentais nas melhorias das práticas pedagógicas. O programa proporcionou recursos para a reflexão crítica e ressignificação da prática pedagógica em meio a um processo de formação que permeia um movimento processual por toda a vida. Mediante o inacabamento da ação pesquisadora, acreditamos que este estudo possa contribuir com novas pesquisas acerca do processo de formação
inicial e continuada de professores de Educação Física e demais profissionais de áreas afins.
Palavras-chave: Experiência. Formação Continuada do Professor. Educação Física.

Abstract:
ABSTRACT
This research has as object of study the formative experience in the Institutional Program Initiation Grant to Teaching (PIBID), an initiative of the Ministry of Education (MEC) which aims to encourage the introduction to teaching and the enhancement of teaching. The overall objective of the study was to understand the process of continuing education Professor Supervisor (PS) from its formative experience in PIBID/Physical Education/UECE. We start with the following question guide the investigative activity: As the process of continuing education of the PS from its formative experience in PIBID? To answer the question we proposed a qualitative research study type of case, with documental search elements. The scene was the UECE. Four PS participated in the study of PIBID/Physical Education/UECE. Data collection was conducted through semi-structured interviews with the participants. The data produced were organized with the help of the software NVivo 10 and analyzed by the Bardin Content Analysis technique (2010). We conclude that the PIBID provided formative experience for PS favored the exercise of practical reflection, promoted a closer relationship between students and peers and the improvement of pedagogical practices. We note also that the PIBID was essential in achieving knowledge through interaction among the subjects that integrate the experienced theoretical and practical activities and the interrelationship that marks the university and schools of basic education. The livings under the program provided the PS knowledge arising from the process of observation and reflection of their own classes, skills that motivate them to write articles, to share experiences in events and academic conferences. As for the improvements and innovations of PS teaching practice in the formation process experienced in PIBID, the results show that innovative practices are revealed in the dialogue between the university and the school. The activities and methodological suggestions that students (undergraduate) develop the school route are highlighted by PS as key elements in the improvement of teaching practices. The program provided funds for critical reflection and redefinition of pedagogical practice in the midst of a process of education that permeates a procedural motion throughout life. By the incompleteness of the researcher action, we believe that this study may contribute to new research about the process of initial and continuing education of Physical Education teachers and other professional areas related.
Keywords: Experience. Continued teacher training. Education Physics.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SANTOS, MARIA ADRIANA BORGES DOS. EXPERIÊNCIA FORMATIVA DO PROFESSOR SUPERVISOR: ESTUDO DE CASO DO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA/UECE. 2016. 167 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1