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Repositório Institucional - UECE
Título:
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA INDÚSTRIA DE JOGOS ELETRÔNICOS

Autor(es):
LIMA, FÁBIO NOBREGA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
A presente dissertação tem por objetivo identificar os fatores críticos de sucesso (FCS) na
indústria de jogos eletrônicos. Os FCS são resultantes dos padrões de concorrência da
indústria, e da dinâmica setorial, e representam condições que precisam ser atendidas pelas
empresas para que venham a obter sucesso no mercado. A pesquisa realizada para o
cumprimento desse objetivo teve caráter descritivo e compreendeu duas fases interrelacionadas:
a pesquisa de dados secundários, bibliográfico e documental, e a pesquisa de
campo, implementada através da realização de Grupo Focal, com desenvolvedores,
professores e entusiastas do setor em Fortaleza. O suporte teórico da investigação contemplou
as contribuições sobre os fundamentos da Economia 2.0 e das Indústrias Criativas, bem como
a literatura sobre vantagem competitiva. Foram identificados seis FCS multidimensionais que
reúnem 24 dimensões, compreendendo um conjunto de 114 variáveis distintas. Os FCS
identificados foram (i) Relacionamento com os Agentes; (ii) Aspectos Técnicos e Artísticos
dos Jogos; (iii) Capacidades Internas; (iv) Inovação e Aprendizado; (v) Gestão Financeira; e
(vi) Ambiente. O trabalho apresenta ainda, em versão preliminar, proposta de modelo teóricoconceitual
com as relações de influência entre os construtos correspondentes ao FCS e o
desempenho dessas indústrias. A estrutura do setor foi estabelecida como resultante da
interdependência dos principais agentes econômicos, nomeadamente os donos de plataforma,
os donos do conteúdo, os fabricantes, os publishers, os desenvolvedores e os consumidores,
além do governo. Como subproduto dessa análise, é apresentada uma taxonomia dos jogos, a
partir de sete critérios, a saber: i) os tipos de plataformas; ii) o grau de dificuldade; iii) o
gênero do jogo; iv) a conectividade; v) o modo do jogo; vi) a forma de distribuição; e vii) a
classificação indicativa. Essa taxonomia agrega os diversos tipos de jogos, favorece uma
maior compreensão de sua diversidade e facilita a análise dos segmentos do mercado. A
evolução do setor e as mudanças tecnológicas estão deslocando o poder dos publishers para
os desenvolvedores. Essa inovação tem permitido um aumento considerável nos níveis de
eficiência na distribuição dos jogos, maior disponibilidade de títulos ao consumidor, redução
de custos de logística, redução das barreiras de entrada, criação de novos modelos de receitas,
dentre outros, promovendo grandes mudanças nas relações de poder no setor. A variedade dos
modelos de receitas, importante elemento descritivo do setor, é outra das peculiaridades da
indústria, com grande impacto no desempenho e crescimento desses negócios.
Palavras-chave: Indústria de Jogos Eletrônicos. Indústrias Criativas. Economia 2.0.
Dinâmica da Indústria de Jogos. Fatores Críticos de Sucesso. Taxonomia dos Jogos. Modelos
de Receitas da Indústria dos Jogos.

Abstract:
ABSTRACT
The study aimed to identify the critical success factors (CSF) of the electronic games
industry. The CSF are the result of the standards of the competitiveness on the industry, and
the industry dynamics, and are the conditions that the firms must attend to be successful in the
market. The research to fulfill the objective was descriptive and covered two interrelated
phases: a secondary data research, bibliographic and document, and a field research,
implemented through a focal group, with developers, teachers and enthusiasts form video
game industry in Fortaleza. The theoretical framework adopted by the research encompassed
the contributions about the economics foundations of Economics 2.0 and the creative
industries, and the theoretical body of competitive advantage. Six multidimensional CSF,
grouping 24 dimensions that groups 114 distinct variables, were identified. The identified
CSF were: (i) Agents Relationship; (ii) Technical and Artistic Aspects of the Games; (iii)
Internal Capabilities; (iv) Innovation and Learning; (v) Financial Management; and (vi)
Environment. The study features, in a preliminary version, a proposal of a theoreticconceptual
model with the influential relations between the constructs matching the FCS and
the performance of these industries. The sector’s structure was established as a result of the
interdependency of the main economic agents, namely the platform owners, the content
owners, the manufacturers, the publishers, the developer and the consumers, in addition to the
government. As a sub-product of this analysis, a taxonomy for the games using seven criteria
is featured, namely: (i) the platform types; (ii) the level of difficulty; (iii) the game genre; (iv)
the connectivity; (v) the game mode; (vi) the distribution modality; and (vii) the game rating.
This taxonomy encompasses the several types of games, favors a better comprehension of its
diversity and promotes the analysis of the market segments. The evolution of the sector and
the technological changes are shifting the power from the publishers to the developers. This
innovation has allowed a considerable increase on the efficiency levels in the games
distribution, a higher availability of game titles to the consumer, a reduction of logistics costs,
a reduction on entrance barriers, the creation of new revenue models, and others, promoting
major changes on the power relations in the sector. The revenue models variety, a important
descriptive element of the sector, is another point of interest in the industry, with high impact
on the performance and growth of these businesses.
Keywords: Video Game Industry. Creative Industries. Economics 2.0. Game Industry
Dynamics. Critical Success Factors. Game Taxonomy. Game Industry Revenue Models.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
LIMA, FÁBIO NOBREGA DE. FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA INDÚSTRIA DE JOGOS ELETRÔNICOS . 2016. 174 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

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