RESUMO
A presente dissertação tem por objetivo identificar os fatores críticos de sucesso (FCS) na
indústria de jogos eletrônicos. Os FCS são resultantes dos padrões de concorrência da
indústria, e da dinâmica setorial, e representam condições que precisam ser atendidas pelas
empresas para que venham a obter sucesso no mercado. A pesquisa realizada para o
cumprimento desse objetivo teve caráter descritivo e compreendeu duas fases interrelacionadas:
a pesquisa de dados secundários, bibliográfico e documental, e a pesquisa de
campo, implementada através da realização de Grupo Focal, com desenvolvedores,
professores e entusiastas do setor em Fortaleza. O suporte teórico da investigação contemplou
as contribuições sobre os fundamentos da Economia 2.0 e das Indústrias Criativas, bem como
a literatura sobre vantagem competitiva. Foram identificados seis FCS multidimensionais que
reúnem 24 dimensões, compreendendo um conjunto de 114 variáveis distintas. Os FCS
identificados foram (i) Relacionamento com os Agentes; (ii) Aspectos Técnicos e Artísticos
dos Jogos; (iii) Capacidades Internas; (iv) Inovação e Aprendizado; (v) Gestão Financeira; e
(vi) Ambiente. O trabalho apresenta ainda, em versão preliminar, proposta de modelo teóricoconceitual
com as relações de influência entre os construtos correspondentes ao FCS e o
desempenho dessas indústrias. A estrutura do setor foi estabelecida como resultante da
interdependência dos principais agentes econômicos, nomeadamente os donos de plataforma,
os donos do conteúdo, os fabricantes, os publishers, os desenvolvedores e os consumidores,
além do governo. Como subproduto dessa análise, é apresentada uma taxonomia dos jogos, a
partir de sete critérios, a saber: i) os tipos de plataformas; ii) o grau de dificuldade; iii) o
gênero do jogo; iv) a conectividade; v) o modo do jogo; vi) a forma de distribuição; e vii) a
classificação indicativa. Essa taxonomia agrega os diversos tipos de jogos, favorece uma
maior compreensão de sua diversidade e facilita a análise dos segmentos do mercado. A
evolução do setor e as mudanças tecnológicas estão deslocando o poder dos publishers para
os desenvolvedores. Essa inovação tem permitido um aumento considerável nos níveis de
eficiência na distribuição dos jogos, maior disponibilidade de títulos ao consumidor, redução
de custos de logística, redução das barreiras de entrada, criação de novos modelos de receitas,
dentre outros, promovendo grandes mudanças nas relações de poder no setor. A variedade dos
modelos de receitas, importante elemento descritivo do setor, é outra das peculiaridades da
indústria, com grande impacto no desempenho e crescimento desses negócios.
Palavras-chave: Indústria de Jogos Eletrônicos. Indústrias Criativas. Economia 2.0.
Dinâmica da Indústria de Jogos. Fatores Críticos de Sucesso. Taxonomia dos Jogos. Modelos
de Receitas da Indústria dos Jogos.