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Repositório Institucional - UECE
Título:
JOGOS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma proposta de avaliação didático-pedagógica e ergonômica

Autor(es):
RIBEIRO, FERNANDA RODRIGUES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
RESUMO
De acordo com Prensky (2000), a educação mais útil para o futuro não está acontecendo na escola, mas além dela, na internet como um todo, nos games. Essa afirmação reflete a mudança pela qual a aprendizagem de jovens estudantes vem passando. Nessa perspectiva, hoje em dia, concorrem com materiais didáticos impressos, os chamados materiais didáticos digitais. Ferramentas digitais (como softwares pedagógicos, por exemplo) voltadas para o ensino surgem como material didático complementar nas mais diversas disciplinas, inclusive Língua Portuguesa. Pela importância que assumem em sala de aula, esses materiais didáticos digitais, assim como é feito com os impressos, precisam passar por uma avaliação criteriosa. Assim, neste trabalho, que trata do tema ensino de Língua Portuguesa e tecnologias, propomo-nos a responder a seguinte questão: como se deve avaliar a qualidade de jogos pedagógicos digitais destinados ao ensino de língua materna? Partindo desse questionamento, tivemos como objetivo de pesquisa, a partir do Protocolo de Avaliação de Softwares Pedagógicos (PASP), que desenvolvemos para realizar esta investigação, avaliar a qualidade didático-pedagógica e ergonômica de jogos educacionais digitais disponíveis online. A pesquisa empreendida tem cunho descritivo. Foram avaliados três jogos pedagógicos digitais destinados ao ensino de Língua Portuguesa, no que diz respeito à concepção de língua subjacente às atividades propostas, ao tipo de ensino, entre outros aspectos. Os resultados obtidos indicaram que todos os softwares educacionais de tipo jogo analisados apresentaram, em graus diferentes de qualidade, inadequações tanto no que diz respeito aos aspectos didático-pedagógicos, quanto aos aspectos de ergonomia/interação homem-máquina.
Palavras-Chave: Tecnologias; ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa; jogos pedagógicos digitais; avaliação qualitativa; protocolo de avaliação.

Abstract:
ABSTRACT
According to Prensky (2000), the most useful education for the future is not occurring inside schools, but beyond them, in the internet as a whole, in the games. This statement reflects the changing which young students‟ learning has been passing through. Following this perspective, the so-called digital didactic materials nowadays compete with printed didactic materials. Digital tools (such as pedagogic programs, for example) aimed at teaching emerge as complementary didactic materials for several subjects, including Portuguese Language. Due to their relevant role in classrooms, these digital didactic materials demand a thorough evaluation. Thus, in this work, which deals with the Portuguese Language teaching topic, we propose to answer the following question: how to evaluate the quality of digital pedagogic games designed to the teaching of mother tongue? From this question, we had as a research aim, from the Pedagogic Software Evaluation Protocol (PSEP), which we developed to perform this research, to evaluate the didactic/ pedagogical and ergonomic quality of digital educational games available online. The undertaken research is descriptive. Three digital pedagogic games designed for Portuguese Language teaching, related to language conception underlying the proposed activities, to the teaching type, among others. The obtained results indicated all educational programs (game type) presented, in different quality degrees, inadequacies regarding both didactic/ pedagogical aspects and ergonomic/human-machine interaction.
Keywords: Technologies; teaching and learning of Portuguese language; digital pedagogic games; qualitative evaluation; evaluation protocol.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
RIBEIRO, FERNANDA RODRIGUES. JOGOS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma proposta de avaliação didático-pedagógica e ergonômica. 2013. 136 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

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