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Repositório Institucional - UECE
Título:
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR – INOVAÇÃO E DESAFIOS EM PROJETOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ATIVIDADES DE FUTSAL: UM ESTUDO COMPARATIVO

Autor(es):
SABÓIA, WILSON NÓBREGA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
Esta investigação sobre‟ Educação Física escolar – inovação e desafios em projetos e práticas pedagógicas de atividades de futsal é um estudo do tipo comparativo, traz como objetivo maior: Analisar as inovações e os desafios nas propostas e práticas pedagógicas de futsal na Educação Física Escolar de escolas de Ensino Fundamental da rede privada de Fortaleza nos anos de 2009 e 2016. Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e exploratória que utiliza uma abordagem quantitativa, com o propósito de fazer uma análise comparativa. Como estudo comparativo foi utilizado o mesmo lócus de investigação (seis escolas particulares pertencentes à Secretaria Executiva Regional II e professores da área de EF e Futsal destas escolas (33 ao todo). Os critérios de inclusão das Escolas – foi possuir um número igual ou superior a 1.000 alunos matriculados; e ensinarem EF/Futsal. Os critérios de inclusão de professores foram: ensinar EF e Futsal e aceitarem participar do estudo. O instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado, aplicado em dois meses. Para o processamento das informações estatísticos foi utilizado o programa SPSS220 for Windows 7. Os resultados obtidos permitam as seguintes conclusões: sobre o Projeto Pedagógico das escolas não houve em seu texto inovações e mudanças. Quanto a Proposta pedagógica os seis Coordenadores nos dois estudos– afirmam sua existência na escola. Os exemplos de repasse ocorre no plano anual e nas reuniões de professores. Por parte dos 33 professores pesquisados (estudo de 2016) constata-se que 31 (93,94%) deles, fazem uso da proposta pedagógica. Ela é indicada relacionada as bases, objetivos e desenvolvimento Nos dois estudos as bases teve a predominância. Constata-se que nesse espaço de sete anos (2009-2016) os professores ainda têm um entendimento diversificado e limitado do que seja proposta pedagógica. Com relação às escolas (recursos ambientais, materiais e humanos) - constata-se: que ocorreram mudanças, mas, em um sentido negativo desse termo. Houve redução total dos incentivos Constata-se com relação ao perfil, a formação, e experiência de ensino dos professores em comparação com 2009, mudanças pontuais que indica em 2016 - um grupo mais jovem, predominantemente masculino, com pouco tempo de formação, menos experiência, e assumindo a docência somente após conclusão do curso de graduação. Com relação às inovações pedagógicas expressas nas metodologias/métodos de ensino, constata-se que o método global, continua sendo o mais citado nos dois estudos. E as indicações encontra-se em fatores externos ao professor. A mudança observada nesse período de sete anos se relaciona a introdução das novas tecnologias. Quanto aos elementos que dificultam este ensino em 2016 e 2009 foram relacionados ao aluno, seguida das dificuldades
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atribuídas ao Professor/ensino. Quadro que evidencia movimentos de mudanças importantes e até inovadoras quando o professor manifesta a necessidade de tempo (carga horaria) não só para o estudo, mas para realização de pesquisa. A investigação conseguiu relacionar os dados do estudo de 2009 e 2016 - evidenciando as inovações e mudanças pedagógicas identificadas nas atividades educativas de Educação Física ocorrida nas seis escolas pesquisadas.
Palavras-chave: Educação Física Escolar e Futsal. Inovação e mudanças na Educação Física. Ensino da Educação Física e do Futsal.

Abstract:
ABSTRACT
This research on Physical Education at School – Innovation and challenges in pedagogical projects and practices in futsal activities - is a comparative study that has as its main goal, the analysis of innovation and challenges in futsal pedagogical projects and proposals in School Physical Education, considering private Fortaleza schools from 2009 to 2016. It is a descriptive and exploratory research that applies a quantitative approach, seeking to develop a comparative analysis. For this purpose, we used the same research lócus (six private schools from the Second Executive Regional Secretary and Physical Education and futsal teachers from these schools (33). The school selection criteria were having 1,000 students or more enrolled and developing PE/futsal activities. The teacher selection criteria were teaching PE and Futsal and their agreement to participate in the study. The method used was a semi-structured questionnaire applied for two months. For the processing of statistical information, we used a SPSS220 program for Windows 7. Results obtained led to the following conclusions: with regards to the Schools Pedagogical Project, there was no innovation or changes found. As for the Pedagogical Proposal, the six Coordinators that worked on both studies confirmed its existence, as it is present in the annual planning and in teacher meetings. We found that out of the 33 researched teachers (2016 study) 31 (93.94%) apply the pedagogical proposal and it is mentioned in relation to basics, goals and development. In both studies, basics were predominant. We corroborated that through these seven years (2009-2016) teachers still have a different and limited understanding of what pedagogical proposal means. As for schools (environmental, material and human resources) we observed that there were many changes, but in a rather negative way. There was a reduction in the total incentives related to the profile, training and teaching experience of teachers in comparison to 2009 and specific changes that suggest that in 2016 there is a younger and predominantly male group of teachers with little training time and less experience, who start teaching only after they finish they graduate course. As for the pedagogical innovation specified in the teaching methodologies/teaching methods, we corroborated that the global methodology continues to be the most frequently mentioned in both studies due to external reasons beyond the teachers‟ control. The change observed in this seven-year period is related to the introduction of new technologies. As for the issues that hampered the teaching process in 2016 and 2009, there were mainly related to the students, followed by problems related to the Teacher/teaching. This panorama suggests that there are movements towards important changes and even innovative practices when teachers manifest the need for more time (class
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time) not just for studying purposes but also for research development. The study could relate research data from 2009 and 2016, exposing the innovation and pedagogical changes identified in Physical Education activities in the six analyzed schools.
Keywords: School Physical Education and Futsal. Innovation and Changes in Physical Education. Teaching of Physical Education and Futsal.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SABÓIA, WILSON NÓBREGA. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR – INOVAÇÃO E DESAFIOS EM PROJETOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ATIVIDADES DE FUTSAL: UM ESTUDO COMPARATIVO. 2016. 134 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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